Jonas Lomba

Psicanalista, Psicólogo mais

Número de registro: 08/21.697

1 opinião

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Serviços

Sem informação sobre serviços e preços

Este especialista ainda não adicionou nenhuma informação sobre serviços

Experiência

1 opinião de paciente

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
A

Pontos positivos
Foi ótimo, todo o período que estive em atendimento. Me ajudou num período muito difícil da minha vida.

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

2 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Depressão

Até que ponto uma alienação parental pode prejudicar severamente uma criança?

O ato de alienação parental ocorre quando há interferência na formação psicológica da criança ou adolescente induzida por um dos pais, ou ainda avós e outros familiares que detenham a guarda da criança, na tentativa de desenvolver repúdio ao outro genitor, dificultando o desenvolvimento e continuidade do vínculo. Assim, a alienação é uma forma de abuso psicológico. As crianças e adolescentes vítimas de alienação parental podem desenvolver sintomas que vão desde uma insegurança permanente, baixa auto-estima, sentimentos de rejeição e isolamento. Em casos mais extremos, pode-se desenvolver transtornos psicológicos. Muitas vezes a criança alienada pode não apresentar sintomas à primeira vista, podendo aparentar estar bem adaptada à escola, por exemplo, sem prejuízos visíveis. É importante nestes casos buscar auxílio do Conselho Tutelar, além de acompanhamento psicológico para a criança.

 Jonas Lomba

Existe um tipo de transtorno psicótico que tem alguns traços da esquizofrenia como fanatismo religioso, mas não é caracterizado pela dificuldade de se relacionar e indiferença com os sentimentos dos outros?

A esquizofrenia é um transtorno mental que se inclui nos ditos transtornos psicóticos e caracteriza-se por sintomas positivos como alucinações e delírios, e sintomas negativos como isolamento social e dificuldade em expressar afetos. Esclarecendo, o fanatismo religioso não é um sintoma característico, porém os delírios podem ter sim conteúdo religioso. A pessoa portadora de esquizofrenia poderá apresentar estes e outros sintomas, podendo flutuar entre estes, ora mais isolado afetivamente, ora não.

 Jonas Lomba

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.