A cessação do tabagismo é segura durante a gravidez?

2 respostas
A cessação do tabagismo é segura durante a gravidez?
Olá, como vai? A cessação do tabagismo durante a gravidez não só é segura como é altamente recomendada, pois fumar expõe tanto a mãe quanto o bebê a substâncias tóxicas que aumentam o risco de complicações como parto prematuro, baixo peso ao nascer e problemas respiratórios no recém-nascido. Quando a gestante para de fumar, mesmo que já esteja no meio da gestação, há benefícios imediatos, como a melhora da oxigenação do bebê e a redução do risco de restrição de crescimento intrauterino. Portanto, do ponto de vista médico, a interrupção do tabaco é uma medida protetiva fundamental, e quanto mais cedo ocorrer, maiores serão os ganhos para a saúde materno-fetal.

Sob a ótica das neurociências, parar de fumar durante a gravidez reduz a exposição do cérebro do feto à nicotina, que pode interferir na formação de circuitos neurais relacionados à atenção, memória e autorregulação emocional. A nicotina atravessa a placenta e pode afetar o desenvolvimento de neurotransmissores como dopamina e serotonina, aumentando o risco de alterações comportamentais e cognitivas na infância. Assim, a cessação precoce contribui para um ambiente neuroquímico mais saudável para o desenvolvimento fetal.

Na perspectiva psicanalítica, o tabagismo pode estar ligado a questões emocionais, como a busca por alívio de ansiedade, sensação de vazio ou a repetição de padrões de autossabotagem. Na gestação, muitas mulheres experimentam um reposicionamento psíquico, onde o cuidado com o bebê pode funcionar como um fator motivador para romper com o hábito. Contudo, esse processo pode também mobilizar angústias e conflitos internos, especialmente se o cigarro tiver função simbólica de suporte emocional. Por isso, o acompanhamento psicológico pode auxiliar na elaboração dessas questões, tornando o processo mais sustentável.

Durante a gestação, a abordagem para parar de fumar deve priorizar métodos sem medicamentos sempre que possível, como terapia cognitivo-comportamental, aconselhamento psicológico e grupos de apoio, sendo a reposição de nicotina considerada apenas em casos específicos e sob rigorosa supervisão médica. O acompanhamento em serviços públicos, como os oferecidos em Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pode fornecer suporte integral para gestantes que desejam interromper o tabagismo, com intervenções adaptadas para essa fase sensível.

Espero ter ajudado, fico à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Mais do que segura, a cessação do tabagismo na gravidez é necessária. Fumar durante a gestação aumenta os riscos de aborto espontâneo, parto prematuro, baixo peso ao nascer e até problemas respiratórios e de desenvolvimento para o bebê, e temos muitos estudos sobre isso.
Parar de fumar nesse período é um presente tanto para a mãe quanto para o filho. Não é fácil, eu sei, porque o cigarro costuma estar muito ligado a questões emocionais, mas é totalmente possível com o acompanhamento certo. Mas com cuidado carinho e um bom acompanhamento psicológico é possivel sim.

Na clínica, desenvolvemos um programa psicológico especial para gestantes que desejam parar de fumar, justamente para oferecer apoio nesse momento tão delicado. O objetivo é ajudar a lidar com a ansiedade e as emoções sem precisar recorrer ao cigarro, cuidando da saúde da mãe e garantindo um começo de vida mais saudável para o bebê. Fico a disposição

Especialistas

Aécio Geovanne Cavalcanti Alves

Aécio Geovanne Cavalcanti Alves

Psiquiatra

Juazeiro Do Norte

Homero Luis De Aquino Palma

Homero Luis De Aquino Palma

Médico de família

Curitiba

Sue Hellen Vasques

Sue Hellen Vasques

Médico de família

Rio de Janeiro

Ana Carolina de Souza Liberatoscioli

Ana Carolina de Souza Liberatoscioli

Médico de família

Brasília

Natália Pedó

Natália Pedó

Médico de família, Generalista

Passo Fundo

Bruna Fernandes

Bruna Fernandes

Médico de família

Jaraguá Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Transtorno por uso de tabaco
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.