A consciência é uma faculdade mental mais importante que o pensamento?

34 respostas
A consciência é uma faculdade mental mais importante que o pensamento?
Categorizar em grau de importância essas duas faculdades mentais pode criar uma armadilha na qual não conseguimos contemplar o que é direito de cada uma.
O pensamento é muito importante para que uma pessoa possa se organizar diante das suas questões. O que pode ocorrer é uma atividade mental muito focada em pensar, colocando a pessoa em uma "areia movediça" de pensamentos que não necessariamente solucione as questões. Nem tudo se resolve só pensando.
Uma boa consciência é a capacidade de estar junto com aquilo que passar por você, seja emoções ou sentimentos, quando está diante de uma vivência. Mas nem sempre estar consciente é fácil e podemos também nos angustiar diante da procura por uma "consciência total".
Nosso funcionamento psicológico é muito complexo e requer atenção e delicadeza. Isso tudo me remete a uma frase do filósofo e pesquisador Gendlin:
“A experiência é de uma riqueza incalculável: pensamos mais do que podemos dizer, sentimos mais do que podemos pensar, vivemos mais do que podemos sentir... e ainda há muito mais".

Não, de fato não há um consenso de que consciência seja uma faculdade mental, sendo que é um conceito complexo. Não existe uma faculdade mental mais importante do que outra, apenas funções diferentes.
Contribuindo com os colegas psis... complemento que o pensamento nem sempre é lógico e racional, haja visto estar atrelado aos sistemas de crenças e valores que nem sempre são os nossos, pois passamos a vida (principalmente no início) ofuscando nossa espontaneidade em detrimento daquilo que os pais, professores, amiguinhos, familiares, etc, esperam, pensam e acreditam.
A consciência vai se formando quando você se conscientiza do seu estado de presença para analisar idéias, escolhas e elaborar cada vez mais o entendimento sobre si mesmo com os resultados...
Por isto a psicoterapia é fundamental para autoconhecer e se "des-envolver". Consciência é com ciência, ou seja, prática e constatação.
Há muito mais a dizer, mas a profundidade você alcançará no tratamento psicológico, com o especialista que sentir sinergia consigo.
Essa é uma questão que nos persegue desde sempre... Descartes dizia: "Penso logo existo."Mas e se há coisas que pensamos sem ter consciência? E se há uma parte de nós, que também motiva nossas ações, da qual não somos conscientes? E se nosso pensamento não dá conta do que fazemos? Quem já não se perguntou: Por quê fiz isso? Para quê fiz isso? Não podemos dar grau de importância entre pensamento e consciência porque seria comparar maçãs com carros. Consciência é um conceito complexo que envolve o pensar, mas não se encerra nele. Eu colocaria outra questão para você: Onde estaria o inconsciente dentro desse raciocínio ou pensamento? Você só pensa o que tem consciência, ou há pensamentos inconscientes? Somos o que pensamos ou mais do que isso? E nossos sentimentos, que muitas vezes contradizem o que pensamos?
Olá. A relação entre consciência e pensamento é complexa. O pensamento pode ser influenciado pela consciência e vice-versa. Por exemplo, nossos pensamentos afetam as emoções, que por sua vez afetam nossa consciência e resultam em ações ou comportamentos assertivos ou não. Ou ás vezes nossos pensamentos são tão automáticos (inconscientes) que não nos damos conta deles e, nossos comportamentos nem são percebidos por nós mesmos. Portanto, é difícil estabelecer uma hierarquia estrita entre esses aspectos da mente. Sempre à disposição.
A consciência e o pensamento são duas faculdades mentais distintas e igualmente importantes, mas desempenham papéis diferentes no funcionamento mental e na experiência humana.

A consciência se refere à nossa capacidade de estar cientes de nós mesmos e do mundo ao nosso redor. É a nossa percepção subjetiva e experiência direta da realidade. A consciência é fundamental porque nos permite processar informações sensoriais, emoções, pensamentos e experiências. É a base sobre a qual construímos nossas experiências mentais.

O pensamento, por outro lado, envolve a capacidade de processar informações, fazer julgamentos, resolver problemas, planejar, raciocinar e criar. O pensamento é uma função cognitiva que ocorre dentro da consciência. É uma maneira pela qual usamos nossa consciência para processar informações e tomar decisões.

Portanto, não é que a consciência seja mais importante do que o pensamento, mas sim que a consciência é o "cenário" em que o pensamento ocorre. Ambas as faculdades são fundamentais para a nossa experiência humana e funcionamento mental. Uma sem a outra não seria completa.

Além disso, é importante notar que a consciência pode variar em profundidade e qualidade de pessoa para pessoa e em diferentes estados mentais, enquanto o pensamento é uma função mental que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo. Ambas são partes essenciais da nossa experiência e capacidade mental.
Olá , Tudo bem? A consciência e o pensamento são dois conceitos interligados, mas têm diferenças importantes em termos de natureza e funcionalidade. Aqui estão as principais diferenças entre eles:
- Consciência: A consciência refere-se ao estado de estar ciente de si mesmo e do ambiente ao seu redor. É a experiência subjetiva da própria existência e percepção. A consciência envolve a capacidade de perceber, sentir, pensar e estar atento ao que está acontecendo.
- Pensamento: O pensamento é um processo cognitivo que ocorre na mente. Envolve a geração, organização e manipulação de ideias, conceitos, imagens mentais e informações. O pensamento é o processo mental que nos permite raciocinar, resolver problemas, planejar e tomar decisões.
- Consciência: A consciência está intimamente ligada à percepção e à experiência direta do mundo ao nosso redor. Está relacionada à nossa capacidade de sentir emoções, sensações físicas e interagir com o ambiente.
- Pensamento: O pensamento está mais relacionado à atividade mental interna. Embora nossos pensamentos possam ser influenciados por nossas percepções e experiências, eles também podem ser independentes delas e podem envolver processos como abstração e imaginação.
- Consciência: A consciência é uma experiência altamente subjetiva. Cada indivíduo tem sua própria experiência de estar consciente, e é difícil medir ou quantificar a consciência diretamente.
- Pensamento: Os pensamentos são conteúdos cognitivos que podem ser comunicados e compartilhados com outras pessoas. Embora também tenham uma dimensão subjetiva, eles podem ser expressos por meio da linguagem e da comunicação.
Em resumo, a consciência é o estado de estar ciente de si mesmo e do ambiente, enquanto o pensamento é o processo mental de geração e manipulação de ideias e informações. Ambos desempenham papéis cruciais na cognição e na experiência humana, mas são distintos em sua natureza e funcionamento.
Olá, não diria que é mais importante, mas com certeza a consciência auxilia no controle dos pensamentos e de atitudes, no processo terapêutico a tomada de consciência sobre o "modo de ser" do individuo é a principal chave para o autoconhecimento e para o alcance das mudanças pertinentes e desejadas por ele.
Costumamos utilizar mais o conceito de cognição, que abarcaria tanto a consciência quanto o pensamento, de forma que a cognição seria o nosso "mediador" com o ambiente e nossa realidade, podendo ser distorcida de diversas formas, como pelo uso de substâncias psicoativas ou até mesmo por vieses cognitivos ou "erros de interpretação", de maneira que podemos deduzir ou preencher lacunas de informação sobre uma situação de acordo com nosso viés semiótico - isto é, aquilo que conseguimos "enxergar" ou compreender da realidade, que sempre será limitado.
Acredito que o conceito de cognição seria, por definição, a superação do estabelecimento de qualquer hierarquia entre pensamento, consciência e demais faculdades mentais que são explicadas por este conceito.
Recomendo pesquisar um pouco sobre a cognição, caso se interesse pelo tema!
Também me coloco à disposição para quaisquer esclarecimentos ou debates :)
Tudo é importante para o funcionamento do ser humano.
Boa tarde
A consciência é o que chamamos de estado de presença é está consciente dos pensamentos e não no automático. Ambos são importantes, esta consciente é esta no aqui e agora é escolher é ter clareza do que se quer.
Olá, boa noite !
A consciência e o pensamento são faculdades mentais diferentes e desempenham papéis distintos. A consciência refere-se à capacidade de estar ciente de si mesmo e do ambiente, enquanto o pensamento envolve a capacidade de processar informações, raciocinar e tomar decisões.

Não é necessariamente correto afirmar que uma é mais importante do que a outra, pois ambas desempenham funções cruciais na cognição humana. A consciência permite que você perceba o mundo ao seu redor e compreenda sua própria existência, enquanto o pensamento é fundamental para resolver problemas, criar, aprender e tomar decisões informadas.

Em resumo, a consciência e o pensamento são interdependentes e igualmente importantes para a mente humana, cada um desempenhando seu papel específico na experiência cognitiva.

Estou a disposição para auxiliar no que for preciso.
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Tenho outra forma de classificar esses conceitos, mas to interessada no que tem por tras da sua pergunta. Vem fazer umas sessões comigo, eu te espero!
Não necessariamente. A consciência e o pensamento são faculdades mentais distintas e igualmente importantes. A consciência é a capacidade de perceber e estar ciente do mundo ao nosso redor, enquanto o pensamento envolve o processamento de informações e a tomada de decisões. Ambas são essenciais para o funcionamento adequado do cérebro e da mente.
Olá...
A consciência é uma capacidade que se desenvolve para além do pensamento, mas como outros colegas disseram não é possível compará-las categorizando sua importância e níveis - não seria uma resposta simples. Seria interessante saber mais de onde surge sua curiosidade para responder melhor. De qualquer modo, o pensamento é essencial para sobrevivermos e para evoluirmos em termos racionais. A consciência por outro lado, traz uma percepção de quem eu sou, comigo mesmo, com o outro e no mundo, pode levar a uma evolução mais espiritual, nos aspectos humanos. Pessoas com nível de consciência elevado não necessariamente tem pensamento evoluído e vice-versa. Espero ter ajudado!
Consciência e pensamento são faculdades mentais distintas e igualmente importantes. A consciência nos permite perceber o mundo, incluindo nossos próprios pensamentos, enquanto o pensamento processa informações e toma decisões com base nessa percepção. Ambas são essenciais e complementares. @kelly_psicologa
Bem vindo ao meu consultório on-line! Interessante a sua proposição. Penso que o automatismo cria o problema, a falta de autocontrole ou excesso de informação, nos leva para superficialidade. Quanto mais o paciente avança no processo de autoanálise, maior o seu autocontrole e consciência da realidade. Até breve! Um forte abraço
Olá, como tem passado?
Interessante o seu questionamento, depois faça outro novamente contando de onde originou sua dúvida e a partir de onde.
Não existem comprovações atuais de que uma capacidade seja mais significativa que a outra ou mais importante, são funções distintas e possuem sua importância para uma relação, funções e possibilidades mais complexas, sempre importante tomar cuidado para não avaliar as funções da mente de forma separada e individual, é um erro que se pode cometer e um erro complexo.
Espero ter ajudado.
A consciência é geralmente considerada como a capacidade de estar ciente de si mesmo e do mundo ao seu redor. O pensamento, por outro lado, é uma função mental que envolve processar informações, raciocinar, tomar decisões e formar ideias. A importância da consciência em relação ao pensamento depende do contexto e da abordagem, a consciência é vista como fundamental, uma vez que é a base sobre a qual todos os processos mentais, incluindo o pensamento, ocorrem. Sem consciência, não seríamos capazes de ter pensamentos. Já o pensamento desempenha um papel crítico em como processamos informações, resolvemos problemas e tomamos decisões. O pensamento é uma das maneiras pelas quais usamos a consciência para interagir com o mundo e tomar ações significativas. A consciência e o pensamento são interdependentes e desempenham papéis vitais na experiência humana e na cognição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
Na perspectiva da análise do comportamento, a consciência e o pensamento são considerados em relação ao comportamento observável. A consciência é vista como uma parte do comportamento que pode ser observada, como o autorrelato. O pensamento, por outro lado, é visto como um tipo de comportamento encoberto, não diretamente observável, mas que pode ser inferido a partir das ações e autorrelatos das pessoas.
Nessa perspectiva, a importância relativa entre a consciência e o pensamento pode variar dependendo do contexto e do que se está tentando entender ou modificar no comportamento. Ambos desempenham papéis importantes na análise e modificação do comportamento, e não necessariamente um é mais importante do que o outro, mas sim complementares.
Olá, tudo bem?
Penso que não podemos pensar em
processos mentais (faculdades mentais) sem a consciência. O cérebro é a base material da consciência, a qual se desenvolve e se modifica continuamente, adaptando-se, enquanto, através das complexas funções mentais, também se adapta ao ambiente. Esse movimento ocorre à medida que o individuo toma consciência da experiência absorvida frente o ambiente em que está inserido.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 120
A avaliação da importância relativa entre consciência e pensamento pode depender do contexto e da perspectiva filosófica adotada. Alguns argumentariam que a consciência é fundamental, pois é a base para qualquer atividade mental, incluindo o pensamento. Outros podem enfatizar o pensamento como a atividade mental mais complexa e distintiva, argumentando que ele é essencial para a resolução de problemas e a adaptação ao ambiente.

Na prática, essas faculdades mentais estão interconectadas, e muitas vezes é difícil separar claramente a consciência do pensamento. Ambas desempenham papéis cruciais no funcionamento da mente humana. Além disso, diferentes tradições filosóficas e científicas têm abordagens diversas para entender a mente, o que pode influenciar as visões sobre a importância relativa da consciência e do pensamento.

A consciência e o pensamento são duas faculdades mentais distintas e igualmente importantes, e não é possível dizer que uma é mais importante do que a outra, pois desempenham papéis diferentes no funcionamento da mente humana.

A consciência refere-se à capacidade de estar ciente de si mesmo e do mundo ao seu redor. Envolve a percepção sensorial, a atenção, a experiência subjetiva e a capacidade de processar informações de várias fontes. A consciência é fundamental para a nossa experiência e compreensão do mundo.

O pensamento, por outro lado, refere-se à capacidade de processar informações, resolver problemas, tomar decisões, raciocinar, imaginar e criar. O pensamento é uma parte essencial da cognição humana e é o que nos permite processar e interpretar as informações que percebemos através da consciência.

Em resumo, a consciência fornece o contexto e a percepção necessários para o pensamento, enquanto o pensamento nos permite processar e compreender o que percebemos. Ambas as faculdades são fundamentais para o funcionamento humano e estão interligadas. Não é uma questão de uma ser mais importante do que a outra, mas de como elas trabalham em conjunto para criar nossa experiência mental e nossa compreensão do mundo.
Pensamentos não são fatos. É muito comum que tenhamos distorções cognitivas que acabam gerando muito sofrimento porque nosso cérebro acredita que o que pensamos é verdade, mas não necessariamente. A consciência está relacionada à metacognição, ou seja, um conhecimento sobre si mesmo, o que diminui a incidência dessas distorções. Grande parte do que pensamos está baseado em crenças, imaginação e preocupações e não a fatos, por isso, na grande maioria das vezes jamais se concretizará. A mente mente!! Distinguir pensamento e realidade necessariamente passa pelo crivo da consciência.
Todas as faculdades mentais são importantes! A questão é como lidar com elas de forma que funcione adequadamente para cada ser.
Além disso entram muitas questões filosóficas e subjetivas que são realmente importantíssimas!
Parabéns pelo seu questionamento, questionar-se, buscar compreender as questões mentais é um grande passo !
Pergunta Interessante. Consciência e Pensamento: Não é possível dizer que uma é mais importante que a outra, são duas faculdades mentais distintas, desempenham papeis diferentes no funcionamento da mente humana.
Conforme a Literatura, um pensamento é uma representação mental de informações.
A consciência é uma qualidade da mente que abrange a subjetividade a capacidade de perceber a relação entre si e o outro. Uma complementa a outra.
Tudo é importante, mas com certeza a consciência abre caminhos, novas possiblidades. Entre em um processo terapêutico e desenvolva seu autoconhecimento. Estou à disposição.
A compreensão da consciência como um produto do pensamento está relacionada à maneira como percebemos, interpretamos e damos significado às nossas experiências internas e externas. A psicoterapia pode ser benéfica para a consciência de várias maneiras, ajudando a pessoa a desenvolver uma consciência mais saudável e adaptativa.

A consciência e o pensamento são conceitos complexos e inter-relacionados na mente humana, mas são distintos em suas funções. Não seria preciso afirmar que um é necessariamente mais importante que o outro, pois ambos desempenham papéis essenciais na experiência humana.

A consciência refere-se à consciência de si mesmo e do ambiente ao redor. É a capacidade de perceber, entender e ter uma experiência subjetiva do mundo. A consciência está envolvida na reflexão sobre nossas próprias experiências, emoções e pensamentos.

O pensamento, por outro lado, refere-se às operações mentais que envolvem processamento de informações, raciocínio, tomada de decisões e resolução de problemas. O pensamento é uma parte fundamental do funcionamento cognitivo, e é através dele que organizamos nossas ideias, formulamos conceitos e entendemos o mundo.

Em muitas situações, a consciência e o pensamento trabalham juntos. A consciência permite que tenhamos pensamentos reflexivos sobre nossas experiências e nos ajuda a tomar decisões informadas. Portanto, é mais apropriado ver a consciência e o pensamento como interdependentes e complementares, em vez de compará-los em termos de importância. Ambos são cruciais para a compreensão e navegação da complexidade da experiência humana.
Olá, tudo bem? Eu vou tentar analisar essa frase mas com uma visão comportamental. Ter consciência seria o individuo ter noção de seu repertorio comportamental de forma a utiliza-lo para entrar em contato com estímulos reforçadores e trabalhar contingências aversivas de forma a ser o mais assertivo dentro de sua capacidade atual, além de claro não ser aversivo com seus comportamentos com outros indivíduos. O pensamento seria mais o momento da pessoa emitir um comportamento encoberto para futuramente torna-lo publico, claro que pensamentos estão inseridos na consciência de certa forma nesta visão, mas alancar qual seria o mais importante é algo muito complexo. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Boa tarde, como vai? Quando falamos sobre faculdades mentais, ou psíquicas, é complicado relacioná-las enquanto superiores ou inferiores a alguma outra. A consciência diz muito sobre a nossa capacidade de percepção e reação a algum estímulo, seja ele interno ou externo. No centro da consciência temos o Ego, uma parte da consciência mais diferenciada, que costuma "tomar as decisões". É importante lembrar que qualquer estímulo, para se tornar consciente, precisa ser necessariamente percebido pelo ego.

Já o pensamento é um fenômeno de outra ordem. Ele é o desdobramento das percepções conscientes e inconscientes, uma elaboração daquilo que vivemos e sentimos. Não existe o pensar sem a consciência, pois para pensar precisamos perceber e, o que percebe, é a consciência.

Espero que tenha te ajudado. Um abraço!
Olá! A resposta é não. São faculdades distintas e cada uma com sua particularidade e importância.

Você gostaria de saber algo a mais sobre elas? Quer conhecer sobre os tipos de alterações que podem acontecer nestes campos? Vamos agendar um encontro? Sigo a sua disposição. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Não necessariamente. A consciência e o pensamento são faculdades mentais distintas e igualmente importantes. A consciência é a capacidade de perceber e estar ciente do mundo ao nosso redor, enquanto o pensamento envolve o processamento de informações e a tomada de decisões.
Oi, tudo bem? A consciência é como nossa "voz interna" que nos mantém cientes de quem somos e do que está acontecendo à nossa volta, enquanto o pensamento é mais como a "central de processamento" que usamos para entender e lidar com as coisas. Ambos são super importantes, mas de maneiras diferentes.