A desatenção do TDAH pode mascarar o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?

2 respostas
A desatenção do TDAH pode mascarar o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
Sim, a desatenção do TDAH pode mascarar o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, principalmente nos estágios iniciais. Isso acontece porque a instabilidade de foco e o esquecimento típicos do TDAH podem ocultar rituais mentais ou comportamentos repetitivos do TOC, fazendo com que pareçam apenas distração. Além disso, o excesso de pensamentos e a impulsividade podem confundir a avaliação clínica. Por isso, uma investigação cuidadosa por um profissional de saúde mental é essencial para diferenciar e tratar adequadamente cada condição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A desatenção do TDAH pode esconder sinais de TOC. No TDAH, a pessoa se distrai facilmente, esquece coisas ou muda de foco com frequência. No TOC, a mente fica presa a pensamentos repetitivos (obsessões) e a pessoa sente necessidade de fazer certos comportamentos (compulsões) para aliviar a ansiedade.

Quando os dois quadros coexistem, essa desatenção pode fazer parecer que os pensamentos e rituais do TOC são apenas distração ou esquecimento, o que atrasa o reconhecimento e o tratamento adequados.

Além disso, a impulsividade do TDAH pode confundir o que são compulsões rígidas, porque a pessoa pode interromper rituais ou agir de forma inesperada, dificultando a percepção externa do TOC. Por isso, observar o motivo por trás dos pensamentos e ações é essencial: eles surgem por distração ou por ansiedade intensa que precisa ser aliviada?

Identificar corretamente cada padrão permite escolher o tratamento mais eficaz.
Para quadros de TOC, na terapia se trabalha para reduzir a fixação nos pensamentos e nos comportamentos. Para o TDAH, são ensinadas estratégias de organização, regulação de atenção, ajudando a manter foco e controle.

Quando ambos coexistem, a terapia trabalha de forma integrada, ajudando a pessoa a reduzir ansiedade, organizar pensamentos, aumentar controle sobre ações e diminuir o sofrimento diário, promovendo maior qualidade de vida e segurança emocional.
Venha se conhecer melhor, será um prazer lhe atender.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.