A hipoperfusão no cortex pre frontal está ligado ao tdah ?

7 respostas
A hipoperfusão no cortex pre frontal está ligado ao tdah ?
Diversos fatores orgânicos são investigados na tentativa de se compreender o TDAH. No momento, não há exame laboratorial ou de imagem que confirmem o diagnóstico, que deve ser clínico (baseado em entrevista, avaliação psiquica por parte do profissional, testes e entrevistas se necessário)

O diagnóstico de TDAH é muito complexo, devendo ser realizado por especialistas da área. Pode haver relação entre áreas cerebrais e sintomas encontrados, mas cada caso irá apresentar peculiaridades que devem ser consideradas no diagnóstico e no tratamento. Como dito pelo colega acima, a interação clínica costuma ser o indicativo mais importante.
Não necessariamente. O TDAH pode aparecer como comorbidade da baixa irrigação sanguínea na região. Mas aconselho a consultar um neurologista que encaminha esse diagnóstico.
Acredito que o trabalho multidisciplinar de profissionais ligados a Saúde Mental possam te orientar quanto a questão comentada acima. Não é possível determinar uma unica causa para tal diagnóstico. São inúmeras variáveis que influenciam o diagnóstico bem como o tratamento se torna bastante individualizado. Procure ajuda profissional de psicólogo, neuro e demais que serão avaliados conforme a necessidade.
Olá, tudo bem? Um profissional habilitado poderá fazer uma melhor avaliação da demanda apresentada e as possiveis intervenções necessárias. Apesar da gama de exames disponíveis, o exame clínico ainda é fundamental e imprescindível para o estabelecimento de qualquer hipótese diagnóstico. De qualquer maneira, para tratamento do TDAH o trabalho de alguns profissionais como: psicólogxs, neurologistas, psiquiatras entre outros, são de grande valia o sucesso do tratamento.
Desejo sucesso.

RAFAELLA LOPES
Em relatos de casos de pesquisas, surgem as evidências mais sugestivas que apontam para disfunção fronto-estriatal e cerebelar, envolvendo a via dopaminérgica. Há também o envolvimento dos gânglios da base, em particular dos caudatos, porém ainda com uma certa discordância na natureza da anormalidade encontrada. Alterações metabólicas secundárias à administração de psicostimulantes são incipientes. Observam-se algumas diferenças no padrão de neuroimagem de crianças e adultos com TDAH e fortes indícios de um padrão diferente no sexo feminino. Há uma recente evolução no sentido de trabalhar com radiofármacos mais específicos para o sistema dopaminérgico, não existe uma resposta determinada no caso, o correto seria uma intervenção de profissionais multidisciplinares para apropriar do caso e sim, uma contribuição dos estudos de caso na elaboração da síntese investigada.
Não necessariamente, o diagnóstico é dado com o trabalho multidisciplinar de profissionais, psicólogo, neuropsicólogo, psiquiatra, etc. Justamente todos esses para avaliar todos os campos que podem ter sido acometidos pelo diagnóstico.