A medicina chinesa é eficaz em doenças mentais como depressão, bipolar, esquizofrenia entre outras?

7 respostas
A medicina chinesa é eficaz em doenças mentais como depressão, bipolar, esquizofrenia entre outras?
Dr. Davi Bulcão
Reumatologista, Médico acupunturista
Fortaleza
Olá, a acupuntura é uma modalidade terapêutica que pode ajudar muito no tratamento das condições psiquiátricas e na redução gradual das doses dos medicamentos, embora na maioria das vezes não substitua a avaliação e acompanhamento do médico psiquiatra

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Fabrício Osmani Santana Magalhães
Médico acupunturista
Belo Horizonte
A Medicina Chinesa tem boa ação coadjuvante no tratamento das doenças psiquiátricas. Entretanto é importante o acompanhamento conjunto com o psiquiatra. A acupuntura é muito efetiva e soma muito no tratamento da depressão e bipolaridade. Já a esquizofrenia o melhor tratamento é o medicamentoso. É sempre importante discutir com o médico psiquiatra e o médico Acupunturiatra o caso para que seja estabelecida uma melhor estratégia terapêutica para cada caso.
Dra. Tereza Cristina Buratti Demetrio
Médico acupunturista, Homeopata
São Paulo
Depende da pessoa com alguma desta alterações psiquiátricas. Para algumas o tratamento com Acupuntura funciona, dando mais estabilidade, bem estar e disposição. Para outras nada funciona. De todo modo mesmo tratando com Acupuntura não deve ser abandonado o acompanhamento com médico psiquiatra e psicólogo.
Dr. Alexandre Eller
Médico acupunturista
Fortaleza
Compreendendo que a melhor abordagem na saúde mental e emocional é a multidisciplinar, a acupuntura é um valioso recurso a ser agregado no tratamento de tais condições. Estimula a neuroplasticidade e favorece as terapias cognitivo comportamentais. Da mesma forma atua de maneira sinérgica aos medicamentos instituídos. Desaconselhamos que a acupuntura seja vista como uma alternativa substituta aos tratamento já instituídos e de eficácia comprovada.
Dra. Lorena A. Sant'Ana
Médico acupunturista
Rio de Janeiro
Depende do grau do transtorno mental. A Medicina Tradicional Chinesa pode ser uma abordagem complementar ao tratamento de alguns transtornos psiquiátricos, mas não pode ser substituta das medicações nos casos mais graves. Depressão leve e Ansiedade leve a moderada são os transtornos com maior resposta aos tratamentos de acupuntura. O médico especialista em acupuntura deve estar ciente da gravidade da doença, das medicações em uso e sempre reavaliando o estado do paciente, afim de proporcionar o melhor tratamento complementar.
Dr. Álvaro Cabral
Médico acupunturista
Arapiraca
Sim. Temos evidências científicas de boa qualidade no tratamento da depressão e do transtorno de ansiedade generalizada, principalmente pela Acupuntura, mas também pela Fitoterapia Chinesa.
Dra. Mariane Prudente Castro
Médico acupunturista
Uberlândia
Olá. Sim a A Medicina Tradicional Chinesa (MTC - acupuntura) pode ser eficaz como terapia complementar no tratamento de doenças mentais, mas não deve substituir o tratamento farmacológico. As evidências sugerem benefícios significativos, principalmente quando combinada com abordagens psiquiátricas padrão. Consulte um médico especialista em Acupuntura médica.

Especialistas

Karla Patricia

Karla Patricia

Psicólogo

Divinópolis

Mara Salvador Petris

Mara Salvador Petris

Psicólogo

Indaial

Wanderson Xavier Mendes

Wanderson Xavier Mendes

Psicólogo, Terapeuta complementar

Belo Horizonte

Liene Rossi

Liene Rossi

Psicólogo

Bauru

Monique Dias

Monique Dias

Psicólogo

Palhoça

Sâmela Miranda

Sâmela Miranda

Psicólogo

Camaçari

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 88 perguntas sobre Transtornos Mentais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.