Para quais transtornos mentais a Terapia Interpessoal (TIP) é indicada?

2 respostas
Para quais transtornos mentais a Terapia Interpessoal (TIP) é indicada?
A terapia interpessoal (TIP) é uma forma de psicoterapia que se concentra em melhorar as relações interpessoais do indivíduo como meio de abordar e resolver problemas emocionais e psicológicos. Esta terapia é recomendada para ajudar a tratar depressão, ansiedade e distúrbios alimentares.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Terapia Interpessoal (TIP) é um tipo de psicoterapia de tempo limitado, focada em resolver problemas atuais de relacionamento. Ela é especialmente eficaz para transtornos mentais que estão diretamente ligados a problemas na forma como a pessoa se relaciona com os outros.

A TIP é mais indicada e tem evidências de eficácia para os seguintes transtornos:

Depressão
A TIP é um dos tratamentos mais validados para a depressão, tanto em sua forma aguda quanto para a prevenção de recaídas. Ela parte do princípio de que a depressão pode estar relacionada a problemas em quatro áreas principais da vida interpessoal:

Luto complicado: Dificuldade em lidar com a morte de alguém importante.

Disputas de papéis: Conflitos com pessoas próximas (parceiro, familiares, amigos) sobre expectativas e responsabilidades.

Transição de papéis: Dificuldade em se adaptar a grandes mudanças na vida, como um novo emprego, o fim de um relacionamento, o nascimento de um filho ou a aposentadoria.

Déficits interpessoais: Sentimento de isolamento ou dificuldade em iniciar e manter relacionamentos saudáveis.

Ao focar nessas áreas, a terapia ajuda a pessoa a melhorar suas habilidades de comunicação e a construir uma rede de apoio mais forte, o que reduz os sintomas depressivos.

Transtornos alimentares
A TIP também é eficaz para tratar certos transtornos alimentares, como a bulimia nervosa e o transtorno da compulsão alimentar periódica. Nesses casos, a terapia não se concentra no peso ou na alimentação em si, mas sim nos problemas de relacionamento que podem estar desencadeando ou mantendo os sintomas. A ideia é que, ao resolver as dificuldades interpessoais, a pessoa se sinta mais capaz de lidar com a ansiedade e as emoções que levam à compulsão alimentar.

Outras indicações
Embora a TIP seja mais conhecida pelo tratamento da depressão, estudos mostram que ela pode ser útil para outras condições, como:

Transtorno de ansiedade social: Ao ajudar a pessoa a lidar com o medo de ser julgada e a melhorar suas habilidades sociais.

Transtorno bipolar (como tratamento complementar): A TIP pode ser usada para ajudar o paciente a manter a estabilidade de humor, melhorando sua rotina e seus relacionamentos, o que pode reduzir a frequência de episódios de humor.

Depressão em adolescentes e idosos: A terapia foi adaptada para atender às necessidades específicas dessas faixas etárias.

A Terapia Interpessoal é uma abordagem estruturada e focada em metas. Ela é diferente de outras terapias que podem ser mais longas e menos direcionadas.

Especialistas

Karla Patricia

Karla Patricia

Psicólogo

Divinópolis

Mara Salvador Petris

Mara Salvador Petris

Psicólogo

Indaial

Wanderson Xavier Mendes

Wanderson Xavier Mendes

Psicólogo, Terapeuta complementar

Belo Horizonte

Liene Rossi

Liene Rossi

Psicólogo

Bauru

Monique Dias

Monique Dias

Psicólogo

Palhoça

Sâmela Miranda

Sâmela Miranda

Psicólogo

Camaçari

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 88 perguntas sobre Transtornos Mentais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.