A pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) acredita realmente em seus pensamentos intrusivos
3
respostas
A pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) acredita realmente em seus pensamentos intrusivos?
Olá, a pessoa geralmente tem medo de que os pensamentos intrusivos possam ser verdadeiros ou teme as consequências deles e isso gera muita ansiedade e por esse motivo, o ciclo de obsessões e compulsões se mantenha.
Se esse tipo de pensamento tem causado sofrimento ou interferido na rotina, o ideal é buscar acompanhamento psicológico. A terapia pode ajudar a compreender e manejar melhor essas ideias, reduzindo o impacto delas no dia a dia.
Se esse tipo de pensamento tem causado sofrimento ou interferido na rotina, o ideal é buscar acompanhamento psicológico. A terapia pode ajudar a compreender e manejar melhor essas ideias, reduzindo o impacto delas no dia a dia.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, como vai? Muitas pessoas com TOC não acreditam plenamente em seus pensamentos, mas sentem uma dúvida intensa que gera angústia e necessidade de neutralização. Esses pensamentos costumam ser egodistônicos, ou seja, não estão alinhados aos valores e desejos da pessoa, o que aumenta o sofrimento. Na visão psicanalítica, isso reflete um conflito interno entre o eu e conteúdos psíquicos que o sujeito não consegue simbolizar. A busca por cuidado especializado é fundamental, e o CAPS pode ser um espaço de escuta e apoio. Espero ter ajudado, fico à disposição!
Em grande parte dos casos, a pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo não acredita plenamente que seus pensamentos intrusivos reflitam a realidade ou suas intenções verdadeiras. Ela geralmente reconhece que os pensamentos são exagerados, irracionais ou absurdos, mas ainda assim experimenta ansiedade intensa, medo ou culpa em relação a eles. Essa discrepância entre conhecimento racional e sensação emocional gera sofrimento e motiva os comportamentos compulsivos, que funcionam como uma tentativa de reduzir a ansiedade. Em alguns casos, o grau de insight pode variar, e pessoas com menor percepção podem acreditar mais fortemente na veracidade ou no perigo associado aos pensamentos intrusivos.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Por que é importante diferenciar hiperfoco e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Como diferenciar o hiperfoco de um pensamento obsessivo?
- Como o hiperfoco afeta o sono ? .
- Como o hiperfoco pode ajudar no aprendizado? .
- O que é o hiperfoco e quem pode tê-lo ? .
- Como é a sensação de hiperfixação no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais são as semelhanças e diferenças entre Hipocondria e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- O que é hiperfixação no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- O que fazer para ajudar alguém com "visão de túnel" causada pelo Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?
- Qual a relação entre o Transtorno Obsessivo-Compulsivo e a "visão em túnel"?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.