A pessoa já nasce assim, ou adquire na infância?

6 respostas
A pessoa já nasce assim, ou adquire na infância?
Geralmente há uma predisposição genética que aliada a fatores de vida adversos, em especial na primeira infância, levam ao desenvolvimento da personalidade distímica ,que muitas vezes é confundido por outros como "mau humor"e que se não tratado adequadamente a princípio por um psicólogo pode evoluir para uma depressão.

A distimia na verdade é uma afecção psíquica adquirida normalmente na adolescência. O tratamento pode medicamentoso (com psiquiatra), psicoterapeutico (com psicólogo) ou com a combinação dos dois.
Os transtornos emocionais é adquirido ao longo da vida, através das experiências que vivenciamos com pai, mãe e familiares. A Constelação Familiar fala a respeito de honrar alguém da família que foi excluído na geração anterior ou atual e também a identificação com um parente querido. E assim, trazemos do inconsciente coletivo familiar as questões para nossa vida. É uma das técnicas que pode auxiliar e ajudar no processo terapêutico. A recomendação é estar no processo terapêutico, investigando quando iniciou os sintomas, quais os sintomas apresentados no hoje, se passou por alguma situação traumática, perdas, mortes etc. Um grande abraço.
O transtorno pode ter múltiplos fatores contribuindo para o seu desenvolvimento (desde os genéticos, até aqueles aprendidos ao longo da vida); nem sempre conseguimos determinar um ponto inicial e a maioria dos pacientes costumam associar os sintomas da distimia com características de personalidade; é muito comum relatos onde o "sempre fui assim" está presente - o que dificulta, para quem desenvolveu o problema, diferenciar os sintomas daquilo que deve ser da própria personalidade da pessoa.
Adquire a partir da gestação, no transcorrer da vida.
A distimia pode ser apenas um sintoma de uma depressão, ou pode sim, fazer parte de um transtorno distímico. Dizer que alguém nasce com esse problema é ter uma visão pouco realista. O que se sabe por meio de estudos, pesquisas, etc. é que existe um componente genético que pode ocasionar na distimia. Se você tiver uma predisposição genética a desenvolver o problema, algum fator pouco identificável é capaz de promover este problema. Normalmente se inicia na adolescência, mas pode ocorrer na fase adulta. Se não for tratada adequadamente com psicoterapia e muitas vezes, até com medicação, pode progredir para um transtorno depressivo maior (Depressão).