A proteína de soja texturizada tem menos nutrientes q os grãos de sojas inteiros? Ela teria menos ch

6 respostas
A proteína de soja texturizada tem menos nutrientes q os grãos de sojas inteiros? Ela teria menos cholina, por exemplo?
A diferença proteíca entre os dois não é muito significativa. A proteína texturizada é bem versátil e pode ser usada em diferentes pratos substituindo a carne em comparação com o grão.
Em média, 100 gramas de proteína texturizada de soja crua pode fornecer aproximadamente 50-60 miligramas de colina. No entanto, esses valores podem variar, e é recomendável verificar os rótulos nutricionais específicos dos produtos de PTS que você adquire, pois eles geralmente listam a quantidade de colina e outros nutrientes.
Ambas as opções são nutritivas e podem ser incorporadas em uma dieta saudável. A escolha dependerá das suas necessidades dietéticas e preferências economicas e individuais. Se possível, é sempre bom variar as fontes de proteína em sua dieta para garantir uma ingestão equilibrada de nutrientes então se possível eu variaria entre os dois.

Olá
Tanto a proteína de soja texturizada quanto grãos de soja inteiros podem ser consumidos dentro de uma alimentação individualizada e equilibrada. O que vai determinar são alguns fatores como seu caso clínico para a avaliação das quantidades.
Os grãos da soja são ricos em vitamina B8 (colina), fósforo e outros compostos que promovem a saúde e o bem estar.
A colina também pode ser encontrada em outros alimentos.
A colina é produzida em pequenas quantidades pelo organismo, no entanto é importante obter esse nutriente através da alimentação, sendo principalmente encontrado na gema de ovo.
Não tem menos nutrientes de forma significativa. Só teria que avaliar intolerâncias, que são um pouco comuns com a soja e principalmente com os grãos inteiros. Sempre deixe de molho por 24 horas - trocando a água - antes de cozinhar. Se possível use soja orgânica e não transgênica.
A proteína de soja texturizada (PST), também conhecida como carne de soja, é derivada dos grãos de soja. Embora o processo de produção possa resultar em perda ou concentração de alguns nutrientes, a PST geralmente mantém uma composição nutricional semelhante à da soja inteira.

Em comparação com os grãos de soja inteiros, a PST tende a ter menos gordura, pois parte dela é removida durante o processamento. No entanto, ela é uma fonte concentrada de proteína, o que pode ser benéfico para quem busca aumentar a ingestão proteica.

Quanto à cholina e outros nutrientes, a PST ainda retém uma boa quantidade de proteínas, fibras, ferro, cálcio, magnésio e fósforo presentes nos grãos de soja.

Para garantir uma variedade nutricional completa, é recomendável incluir diferentes formas de alimentos à base de soja em sua dieta, como grãos de soja inteiros, tofu e leite de soja.

Substituir a água da torneira que tem gosto e cheiro de cloro por água mineral é uma prática comum e geralmente segura. A água mineral é engarrafada em condições controladas e é submetida a padrões rigorosos de qualidade. No entanto, é importante considerar alguns pontos:

Custo e Sustentabilidade: Dependendo da região e do consumo diário, o custo de utilizar água mineral pode ser mais elevado do que o uso da água da torneira, que geralmente é tratada e considerada segura para consumo. Além disso, a utilização excessiva de garrafas plásticas pode ter impactos ambientais negativos.

Verifique a Fonte da Água Mineral: Certifique-se de escolher uma água mineral de uma fonte confiável e que atenda aos padrões de segurança estabelecidos pelas autoridades de saúde.

Manutenção dos Filtros: Se você estiver usando um filtro de água em casa, certifique-se de que ele está funcionando corretamente e que está sendo trocado conforme as recomendações do fabricante. Filtros vencidos ou danificados podem comprometer sua eficácia.

Consulte Autoridades Locais: Se o problema com o gosto e cheiro da água da torneira persistir, é recomendável entrar em contato com as autoridades locais de distribuição de água para relatar a questão. Eles podem fornecer informações sobre a qualidade da água e as medidas tomadas para corrigir problemas.
Os 2 são boas escolhas, mas não fontes importantes de colina.