A terapia por EMDR é segura? tem riscos? Onde posso encontrar profesional que realize?

11 respostas
A terapia por EMDR é segura? tem riscos? Onde posso encontrar profesional que realize?
É segura, mas como toda e qualquer intervenção deve ser realizada com cuidado. Somente nos casos de epilepsia não se deve utilizar a estimulação bilateral ocular, nesses casos utilizamos a estimulação tátil ou auditiva. Eu atendo em EMDR e também em Brainspotting.

O EMDR é seguro quando você se consulta com um bom profissional que fez a formação. Você pode encontrar no site do EMDR profissionais na sua região. www.emdr.org.br
Sempre procupe por uma indicacao por qualquer especialista, toda técnica será eficaz disque que você estiver bem com o seu profissional de segurança e terá Boa resposta terapêutica.
Abraços
Olá. Qualquer técnica é segura desde que procure um profissional com certificação e experiência na prática. Procure sempre indicação mas não se esqueça de pesquisar se o profissional é realmente habilitado.
Ola! Qualquer técnica pode ser segura ou desastrosa a depender do profissional. Essa abordagem ativa segundo Francine Shapiro mecanismo de cura e criatividade no cérebro. Por ser uma técnica recente e com pouca divulgação no mercado eh possível que vc encontre dificuldade em encontrar profissionais nessa área, mas o mais importante não é a técnica e sim o comprometimento do profissional e a formação. O mais importante é vc não desistir de investir na saúde mental e emocional! Caso vc não encontre alguém específico da linha busque indicações para outras abordagens. Abraço
Olá! Essa técnica foi desenvolvida por Francine Shapiro. E muito usada para traumas. Está sendo bem divulgada nos meios médicos e em sistemas de saúde no mundo todo. Aqui no Doctorália você já deve encontrar profissionais que usam dessa técnica. Boa sorte! Paz e bem!
A terapia além de segura, é muito eficaz. Obviamente o(a) paciente precisa ser acompanhado(a) de uma(um) profissional com o treinamento adequado e aprovado pelo EMDR Institute. Caso a(o) terapeuta inspire as qualidades que refletirão na sua confiança em seguir em frente ao memo tempo em que, a partir dos desafios você se fortalece, recomendo com segurança. Não é por acaso que a Terapia EMDR é aceita, aprovada é recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Sou terapeuta EMDR e dou boas vindas a todos que queiram ir além dos obstáculos e a todos que queiram fortalecer seus potenciais.
Olá!
O importante é que você busque ajuda em uma abordagem na qual você se sinta bem e se identifique não só com a técnica, mas também com o profissional que irá lhe ajudar. Experimente sim o (MDR), e caso não se identifique com a técnica, busque uma outra abordagem de atendimento mais apropriada ao seu perfil.
Boa sorte!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/Neuropsicóloga Psicoterapia de Casal e Família
Olá!
Apesar de buscar uma abordagem bem especifica, o mais importante é que a abordagem faça sentido pra vc!
De certa forma é comum pacientes iniciarem a terapia e não darem continuidade e isso tambem pode estar relacionado ao tipo de abordagem.
Sugiro que se permita experimentar!
Estou a disposição!!
Olá a técnica é eficaz sim e segura, porém é necessário buscar um profissional qualificado que tenha passado pela formação e obtido o Certificado de Conclusão.
Venho trabalhando com essa técnica tem alguns anos e obtido excelentes resultados.
Olá, o EMDR é uma abordagem neurocerebral eficiente e totalmente segura. Entre as primeiras sessões é possível montar um plano de tratamento, realizando um levantamento de memórias traumáticas, que ficam bloqueadas no sistema nervoso. Através dos movimentos bilaterais utilizados no EMDR (ocular, tátil e/ou auditivo) é possível acessar memórias traumáticas, emoções, crenças negativas/limitantes e ressignificar o material que ficou armazenado de forma disfuncional. Essa abordagem é indicada para ansiedade, depressão, fobias, traumas, transtornos, encontrando-se resultados para diferentes demandas.
Dependendo de sua localização pode entrar profissionais pela própria plataforma do doctoralia e pelo site oficial do EMDR