Alguem que conta calorias obsessivamente, faz dietas absurdas e já tentou vomitar pra emagrecer tem

9 respostas
Alguem que conta calorias obsessivamente, faz dietas absurdas e já tentou vomitar pra emagrecer tem algum transtorno alimentar? Se sim, qual? Obrigada desde já
Provavelmente essa pessoa precisa de ajuda médica, pois esse comportamento parece obsessivo e pode se agravar mais com o tempo podendo levar a pessoa a ter sequelas graves, como perda da menstruação se for mulher e até ao óbito quando o caso chega ao extremo. Concordo com a colega acima o quadro parece ser Anorexia com bulimia e tem cura é só procurar um profissional especializado para melhor diagnosticar essas hipóteses e o acompanhamento psicológico é muito importante, pois pessoas que desenvolvem esses transtornos geralmente tem auto-estima baixa e muitas chances de ter recaída ao longo do tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado, tera que ser avaliado por um profissional adequado para ter um diagnostico preciso. Uma hipostese diagnóstica esta parecendo ser uma anorexia com bulimia nervosa.
Atenciosamente!
Os sintomas que você mencionou são frequentemente relatados por pacientes com algum Transtorno Alimentar. Tanto o Psicólogo, quanto o Psiquiatra e o Nutricionista poderão te ajudar. Existem profissionais especialistas habilitados a fazer uma avaliação mais profunda para melhor entendimento do seu caso. Procure por um. Vale ressaltar que a Terapia Cognitiva pode te ajudar a identificar e a mudar seus pensamentos e comportamentos relacionados à comida e hábitos alimentares. Espero ter contribuído de alguma maneira.
Inicialmente, ao ler relatos como esse, costumo pensar no peso que é dedicar-se a esses comportamentos. Extremamente cansativo, por exemplo, ter que contar calorias a todo momento. Em seguida, considero a presença de um profissional capacitado para ouvir e auxiliar a dividir este sofrimento - como primeira intervenção. Ao longo da relação psicoterapêutica, entender a intencionalidade deste comportamento e seus desdobramentos. Espero ter ajudado!
Boa tarde, geralmente esse quadro em que relatou, faz parte de transtorno alimentar. Geralmente vem somado a outros fatores, como ansiedade, depressão, insatisfação com o corpo, não consegue pensar em outra coisa a não ser emagrecer, sempre com muita insatisfação
Peça para ela procurar ajuda, pois pode ser prejudicial a saúde! A ajuda multidisciplinar, como uma psicóloga, nutricionista, psiquiatra, endocrino.. é fundamental.
Espero ter ajudado.
Olá,

Sugiro que procure um profissional para avaliar e dar o diagnóstico.

Abç
Olá! Conforme destacado pelos outros profissionais, é muito importante que você procure ajuda de profissionais para te ajudar a modificar estes comportamentos alimentares que acabam trazendo algum prejuízo em sua vida. O nutricionista e o psicólogo são profissionais que indico inicialmente. O nutricionista te ajudará a fazer um plano alimentar adequado aos seus objetivos e o psicólogo contribuirá com o desenvolvimento de comportamentos, como de autocontrole, e a redução de comportamentos compensatórios, como o vômito intencional. Espero ter ajudado.
Na sua pergunta parece já haver a resposta.
obsessivamente + absurda+ vomitar = transtorno.
A questão é mais profunda: o que fazer com este diagnóstico?
Creio que uma terapia de base psicanalítica irá ajudar bastante.
Boa sorte e mãos à obra!
Olá, diante do seu relato esses comportamentos não são saudáveis para ninguém. Porém, é importante uma avaliação para saber qual o motivo de está agindo assim, o que está por trás desses comportamentos, parece sim um distúrbio alimentar... Busque um Psicólogo para melhor avaliar. Espero ter ajudado!

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Tatiana Rocha

Tatiana Rocha

Psicólogo

São Caetano do Sul

Luiz Henrique Zanatta

Luiz Henrique Zanatta

Psicólogo

Curitiba

Eduardo Ribeiro Brandão

Eduardo Ribeiro Brandão

Médico de família

Montenegro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Distúrbios alimentares
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.