alguma substancia que falta no organismo pode causar depressão ? tem exame de sangue pra isso

9 respostas
alguma substancia que falta no organismo pode causar depressão ? tem exame de sangue pra isso
A depressão envolve muitos fatores, entre os quais o estresse, problemas com o ritmo biológico do corpo e a baixa serotonina em algumas áreas do cérebro.

A depressão tem causa multifatorial, os neurotransmissores envolvidos são serotonina, noraderanalina, dopamina.Mas a explicação não é simplista: falta este, basta repor. Apesar de alguns médicos solicitarem dosagem de serotonina está não tem valor diagnóstico, pois o diagnóstico é clínico, feito através da avaliação de um psiquiatra.
O hipotireoidismo pode causar sintomas como letargia, desânimo, neste caso a dosagem dos hormônios tireoidianos possibilita o diagnóstico e tratamento. Mas para a depressão não há um exame específico a ser solicitado.

Atenciosamente,
Eu gostaria alertar sobre o abuso da idéia da causalidade. Causas tem causas. É opiniáo comum da psiquiatria que a depressão pode diminuir por acrescentar químicos no sangue. Disto se conclui que antes, faltavam. Mas não se consegue medir a falta. Além disso, não se fala de porquê faltaram. Alguns evocam a "causa" genética, porem sem a mínima prova outra de que a depressão acontece em famílias. Não tem prova no sentido de nomear os gênes relevantes.

A sua pergunta parece que faz parte desta cultura da "causa" física, química da depressao. No entanto, acho mais prometedor procurar entender o sentido dela. A depressão, como toda a nossa mente, é um fenômeno social. Ela reflete experiências que a pessoa tem feita na convivência com outras pessoas, desde a primeira infância.

Que ela se manifeste quimicamente no cérebro, é possível e plausível. Mas ela se alivia por mudar o cérebro quimicamente só no momento. A memória continua e a depressão volta quando deixar de tomar os químicos.
No Brasil hoje temos cerca e 17 milhões de pessoas com depressão. Segundo a Organização Mundial de Saúde a depressão ocupará segundo lugar no ranking , ocupando a segunda causa de morte no nosso pais.
A depressão esta relacionada a baixa de serotonina no organismo, um neurotransmissor que dá a sensação de felicidade e bem estar. Não é a toa que os tratamentos para depressão propõem aumentar os níveis de serotonina no organismo através de medicamento em conjunto com a psicoterapia.
Bom dia,

Na depressão, os níveis de serotonina, noradrenalina e dopamina geralmente estão baixos. É sobre elas que atuam os principais anti-depressivos.
Também pode haver um aumento delas através da dieta, por isso recomenda-se um tratameto multidisciplinar da depressão, incluindo o trabalho de um nutricionista.
O diagnóstico da depressão geralmente é clínico, ou seja, não é feito o pedido de exames.
Mas vale lembrar que a falta de vitaminas D e B12 podem levar à depressão, assim como baixos níveis de hormônios da tireóide. É válido, portanto, fazer uma dosagem dessas substâncias.

Abraço.
A depressão é diagnosticada por características emocionais apresentadas que pode chegar a outros sintomas físicos, se estiver em dúvida procure um psiquiatra ou psicólogo para lhe ajudar .
GD abraço!
Denise
A Depressão é o último estagio da dor humana. E fatores químicos estão relacionados à esse distúrbio, bem como os fatores psicossociais(estresse, tristeza, frustração, decepção, entre outros sentimentos negativos dos quais o aparelho mental por conta da imaturidade não consegue elaborar os conflitos de forma satisfatória. Os neurotransmissores serotonina, noradrenalina e dopamina, quando em níveis baixos causam as alterações de humor e o desanimo, bem característico do quadro depressivo. Para esses sintomas é importante o acompanhamento médico e psicoterápico associado.
Sim, existem substâncias (neurotransmissores) que, quando em baixa no organismo, podem causar depressão. No entanto, a depressão é multifatorial e está relacionada a fatores biológicos, psicológicos e sociais. Não é frequente pedir exame de sangue para diagnosticar depressão, mas pesquisas recentes mostram que é possível medir a serotonina pelo sangue.
A depressão não é fenômeno biológico, mas sim existencial, isso quer dizer que trás repercussões para o modo como a pessoa lida com a vida. Substâncias como serotonina provocam sensação de bem estar, mas não são a solução para depressão e sim uma ajudava para se chegar até ela através de uma compreensão do próprio existir. Não existe exame de sangue que diagnostique a depressão, muitas pessoas que sentem bem com um nível de certas substâncias químicas, outras, com o mesmo nível, não se sentem.