Faço terapia há 2 anos e tenho uma ótima relação com minha terapeuta, e ela me ajudou até onde está

25 respostas
Faço terapia há 2 anos e tenho uma ótima relação com minha terapeuta, e ela me ajudou até onde está o alcance dela. Desses dois anos, mais 6 anos foram usando várias medicações que não surtiram nenhuma melhora, nada, não ajudou em nada. Fui diagnosticado com depressão resistente e simplesmente não sei o que fazer. As crises estão cada vez piores e tenho medo de não resistir. Como a psicologia lida em casos como esse? Que outros recursos posso procurar?
Sugiro que você inicie o processo psicoterápico o quanto antes, visto que a depressão resistente se não acompanhada pode intensificar os sintomas. Por mais que ainda não tenha tido bons resultados com o farmacológico, ainda assim, precisa buscar outro psiquiatra para adequar a medicação, conforme necessidade e perfil.
A psicologia, falarei em especial da terapia cognitiva comportamental, ajudará muito através de técnicas focadas nesse transtorno. Posso citar algumas: Entrevista motivacional, busca de propósito, valores, ativação comportamental e etc...

A depressão realmente causa muito sofrimento e muitas vezes nos faz acreditar que não existe saída. A terapia Cognitivo Comportamental foi criada a partir da necessidade de trabalhar as distorções cognitivas que os pacientes depressivos apresentam. Esses pensamentos disfuncionais negativos que permeiam a percepção de si, dos outros e do mundo influenciam nas emoções e comportamentos do paciente. Utilizamos técnicas de ativação comportamental, para que aos poucos o paciente vá conseguindo realizar as atividades que tem dificuldade por conta de seu quadro e trabalhamos pensamentos distorcidos que só levam em conta o aspecto negativo e desconsideram a realidade e outras possibilidades. Incluímos também um plano de segurança com o paciente para esses momentos mais difíceis. Geralmente o tratamento ocorre com o uso da medicação acompanhado da terapia. Espero ter ajudado, estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Lidar com depressão resistente pode ser desafiador. Além da terapia convencional, é importante considerar recursos adicionais. Isso inclui consultar um psiquiatra especializado, explorar terapias alternativas como TCC ou mindfulness, participar de grupos de apoio e adotar um estilo de vida saudável. Explorar novas abordagens terapêuticas, como acupuntura ou meditação, também pode ser útil. Mantenha-se em contato próximo com sua equipe de saúde mental para encontrar o melhor plano de tratamento para você.
Olá! O tratamento da depressão é realizado por meio de um trabalho multidisciplinar entre psiquiatra e psicólogo. A medicação prescrita pelo psiquiatra irá atuar nos sintomas, enquanto que, o psicólogo irá atuar nas causas, nos pensamentos distorcidos, identificados no processo de autoconhecimento. Portanto, continue fazendo a terapia. Procure um psicólogo da linha terapia cognitiva comportamental, como os colegas acima já mencionaram. Continue cuidando de sua saúde mental.
Oi! O tratamento para a depressão dever ser conciliado com o psicólogo e o psiquiatra. Procure ajuda de ambos para que possa tornar possível uma vida saudável. Na psicoterapia será possível você buscar compreender como a depressão está presente e sua vida e formas de lidar com ela.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 70
Olá. Para lidar com a depressão é preciso esforços em múltiplas direções, que envolvem acertar na medicação, psicoterapia, exercício físico, tempo de qualidade para fazer coisas agradáveis, rede de apoio, por exemplo. Nenhuma dessas ferramentas, por assim dizer, resolvem a depressão sozinhas. Penso que você pode refletir sobre os pontos positivos e limitações na psicoterapia que fez anteriormente e conversar com outros profissionais tendo em vista essa reflexão. Fazer uma atividade para ajudar outras pessoas também é indicado. Abraço.
Olá! Não entendi bem se você já faz terapia ou se estava se referindo ao acompanhamento com psiquiatra. Imagino que antes do diagnóstico de depressão resistente, a médica tenha investigado a sua saúde de forma global, mas caso isso não tenha ocorrido, saliento que é bem importante. alterações hormonais, de algumas vitaminas e endocrinológicas podem causar sintomas muito parecidos com a depressão ou mesmo agravar a síndrome depressiva.
Chamo assim porque não existe apenas um tipo de depressão e porque ela é multifatorial e se expressa de muitas formas diferentes. Por isso a importância de um acompanhamento com psiquiatra e psicoterapia.
Na psicoterapia será possível explorar os aspectos emocionais envolvidos, sua história de vida, a forma como se relaciona com os outros e consigo mesma e ir trabalhando novas formas de fazer isso.
Olá,
Se percebe que os tratamentos que já faz algum tempo não estão apresentando melhoras, sugiro que informe isso aos profissionais que te atendem para ter um outro manejo. Caso não, contrário seria importante ter novo acompanhamento.
A psicologia pode te ajudar a desenvolver habilidades de autocuidado, incluindo técnicas de relaxamento, prática de mindfulness, exercícios físicos regulares e hábitos alimentares saudáveis, que podem complementar o tratamento médico. Além disso, apoio emocional e social é fundamental no tratamento da depressão resistente. Grupos de apoio, redes de suporte social e atividades que promovam a conexão interpessoal podem desempenhar um papel importante na sua recuperação.
Prezado cliente,

Primeiramente, quero expressar minha preocupação e solidariedade com você neste momento desafiador. É compreensível sentir-se desanimado e assustado diante da persistência dos sintomas depressivos, especialmente após tantos anos de tratamento sem resultados satisfatórios.

É muito importante que você continue com o processo psicoterápico, especialmente com alguém em quem confia e com quem tem uma ótima relação, como mencionou. A psicoterapia pode oferecer um espaço seguro e acolhedor para explorar seus sentimentos, pensamentos e experiências, e encontrar maneiras construtivas de lidar com eles.

Além disso, é fundamental que você continue recebendo acompanhamento psiquiátrico, especialmente quando os sintomas depressivos, a ansiedade e o desespero estiverem presentes de forma aguda. Se os tratamentos anteriores não surtiram efeito, pode ser necessário explorar outras opções medicamentosas ou terapêuticas em conjunto com sua terapeuta e psiquiatra.

Dada a gravidade do seu quadro e a falta de melhora com o tratamento atual, também é aconselhável que você consulte um neurologista para uma avaliação mais ampla do seu quadro clínico. Se você teve covid ou possui outras comorbidades, isso pode estar contribuindo para agravar seus sintomas depressivos, e é importante investigar essa possibilidade.

Recentemente acompanhei um paciente que teve seu quadro de depressão e ansiedade gravemente agudizado por dois fatores de saúde: um infarto seguido de uma covid longa.
Foi apenas quando um neurologista introduziu uma nova medicação que ele começou a melhorar. Depois disso foi necessário mudar a medicação psiquiátrica que ele estava recebendo.
Foi apenas o quarto psiquiatra que acertou a medicação dele.
Ele saiu completamente do quadro de sofrimento agudo após quase dois anos de muito sofrimento.
A perisitência dele foi fundamental no processo de recuperação.

Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada. Estou aqui para apoiá-lo e ajudá-lo da melhor forma que puder. Não hesite em entrar em contato se precisar de mais orientações ou suporte.

Com solidariedade e empatia,
Denise Mendes Gomes
Olá. Dentro da própria psicologia, há uma variedade de possibilidades. Psicologia é um termo que, ao meu ver, deve ser usado no plural, uma vez que não existe uma psicologia, mas várias. Isso quer dizer que são muitas as teorias psicológicas, o que implica em várias maneiras de se conceber a mente humana. Dentro dessas teorias psicológicas temos: a cognitivo-comportamental, o behaviorismo, a psicanálise, dentre outras. Sigo a psicanálise de orientação lacaniana pelo rigor, profundidade e pela experiência clínica que tenho com essa prática há mais de 15 anos. E é ela que indico pra você, caso você considere que, apesar da sua ótima relação com sua terapeuta, talvez seja o momento de buscar outra ajuda profissional. Seria interessante você conversar isso com ela.
Olá! Tudo bem? Entendo o quanto essa situação pode ser desafiadora. Como psicóloga e autora de livros, inclusive, sobre o tema que você pergunta, posso afirmar que é possível um novo caminho para sua melhoria emocional. Gostaria de destacar o quanto é importante reconhecer a coragem e a perseverança que você demonstrou ao buscar ajuda e continuar lutando, apesar das dificuldades. Lidar com uma depressão resistente pode ser extremamente difícil, mas há várias opções que podemos explorar juntos para encontrar o melhor caminho para você.
Na psicologia, quando nos deparamos com casos de depressão resistente, é fundamental adotar uma abordagem integrativa e colaborativa. Isso significa trabalhar em conjunto com você e com os profissionais que lhe atendem para explorar diferentes estratégias e intervenções que possam ser úteis. Além da terapia tradicional, existem várias abordagens complementares que podem ser consideradas, sessões de hipnose, pnl e outras técnicas da terapia breve.
Além disso, é importante avaliar e considerar outros recursos e tratamentos disponíveis, como a consulta com um novo psiquiatra para reavaliação da medicação atual ou a consideração de novas opções terapêuticas. Em alguns casos, outros tratamentos como a estimulação magnética transcraniana (indolor) pode ser recomendadas.
Também é essencial cuidar da sua saúde física, incluindo a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e a garantia de um sono adequado. O autocuidado é uma parte crucial do processo de recuperação e pode contribuir significativamente para o seu bem-estar geral.
Além disso, muitos estudos mostram o poder do contato social. Ter pessoas em quem confiar e com quem contar pode fazer toda a diferença. Considere também participar de grupos de apoio ou buscar comunidades presencial ou online que você possa compartilhar suas experiências e encontrar suporte de pessoas que estão passando por situações semelhantes.
Quero destacar e reforçar que você não está sozinho nessa jornada. E que mesmo você tendo um excelente relacionamento com a profissional que lhe atende nada impede de você também ter uma outra opinião, outras técnicas para lhe ajudar dentro do universo da psicologia. Estou aqui para apoiá-lo e trabalhar junto com você para encontrar as melhores estratégias para enfrentar essa fase difícil. Havendo interesse, me mande uma mensagem para mais detalhes e vamos conversar melhor durante suas sessões de psicoterapia. Lembre-se de que há esperança sempre, e é possível a melhoria, sim! Estamos aqui e todos os profissionais que já lhe responderam para lhe ajudar a encontrar o caminho rumo à recuperação e ao bem-estar emocional. Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraço, psicóloga Adriana de Araújo. @psicologaadrianadearaujo
Olá. Sinto muito pela sua situação.
Primeira coisa que preciso te dizer é que você não é definido pelo seu diagnóstico. A grande importância dele está ligada ao ajuste do seu tratamento, mas não o que você é como indivíduo.
Talvez a questão dos medicamentos e psiquiatria precise ser ajustada, buscando outras opiniões.
Já o processo psicoterapêutico funcionará como um mecanismo de sustentação até a melhora do quadro e esse processo realmente pode ser longo, exigindo um esforço tanto de você quanto da pessoa psicóloga que te atende.
Se você tiver possibilidade, faça mais sessões semanais, pelo menos duas. E busque, dentro da sua capacidade física e psicológica terapias que possam complementar este tratamento.
Espero ter ajudado. Abraços.
Olá! Do ponto de vista do tratamento psicológico ainda há o que evoluir mesmo depois de dois anos de tratamento. A psicoterapia pode durar muito mais que dois anos. Do ponto de vista do tratamento psiquiátrico, você também poderá encontrar uma medicação que venha a te ajudar. Então não perca a esperança!
As vezes a opção da morte parece uma escolha, contudo a dor que está sentindo irá passar com o tratamento adequado. Busque acompanhamento psiquiatrico urgentemente e aumente o numero de terapia. Praticar esporte desenvolve alguns hormonios que auxiliaram, a meditação tem apresentado respostas positivas no tratamento da depressão. Faça as coisas mesmo quando não tiver vontade e busca a sua rede de apoio, irá ter mais resiliencia, para enfrentar esse momento delicado que enfrenta. O tratamento da depressão pressupõem a busca de um propósito. A terapia funciona melhor quando você acredita no terapeuta, penso que é importante você conversar com a sua psicologa, sobre a sua insatisfação.. Melhoras !
Olá ! Sua situação parece bem delicada, quando falamos de depressão resistente falamos em não ter sentido na vida, ter pouca ou nenhuma visão de futuro entre outros agravantes de pensamentos persistentes. Vi que você já faz acompanhamento psicológico, não desista das medicações e encare exercícios como uma terapia alternativa necessária. Busque fazer coisas novas, trazer emoção para seu dia-a-dia, mindfulness, massoterapia entre outras possibilidades imensas.
Converse com seus profissionais de referência sobre alternativas de mudança de paradigma, peça ideias e busque sempre uma rede de apoio saudável para te acompanhar nessa caminhada.
Olá! Sinto muito por sua situação. Sugiro buscar um profissional com experiencia no tratamento da depressão, quem sabe fazer um tratamento/psicoterapia intensivo? Nesses casos sugiro uma nova avaliação e trocar de psicoterapia. Depressão resistente não consiste em um diagnostico e existem muitas técnicas conforme o diagnostico. Talvez uma abordagem diferente. Não desista de encontrar uma psicoterapia que te ajude, ainda mais se você esta piorando.
Te convidamos para uma consulta: Análise junguiana - R$ 350
Procurar um profissional qualificado para entender sobre sua sintomática, e dar uma condução mais assertiva nesse momento, pode ser uma solução interessante. Estar desconfortável com essa situação já é um indicio potente para construir uma nova estratégia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Qual a linha de psicoterapia que fez até agora?
As vezes é importante olhar para isso.
As vezes mudar a linha de tratamento pode ser necessário.
Pense nisso e não desista de vc!
Sou psicanalista e encontro nela uma ótima abordagem para casos mais graves. As vezes é necessário um olhar profundo sobre tudo em vc e a psicanálise nos permite olhar nesse lugar que é difícil de acessar.
Olá, sinto muito pelo seu sofrimento, a depressão persistente, que não melhora com medicação é bem difícil. Na terapia há basicamente dois objetivos. Melhorar os sintomas, que é algo mais de curto prazo e depois também investigar causas, que podem ser orgânicas ou psicológicas. Traumas de infância, abandono, privações emocionais, senso de menos-valia, isolamento social, tudo isso pode ter contribuído para o estabelecimento de uma depressão mais resistente. Não sei em qual abordagem você foi atendido, mas eu entendo que uma terapia que trabalhe as causas mais profundas poderão te ajudar. Estou à disposição se precisar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá sinto por ouvir sobre suas dificuldades. A depressão resistente pode ser desafiadora, mas há esperança. A psicologia tem abordagens como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia interpessoal e terapia de aceitação e compromisso (ACT) que podem ser eficazes. Não desista, há sempre opções e apoio disponíveis. Converse com sua terapeuta sobre outras possibilidades e considere buscar uma segunda opinião médica. Você não está sozinho nessa jornada.Espero que fique bem.
Caso precise conversar sobre essa ou outras questões fico a disposição.
Abraços e melhoras
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
A depressão é de fato algo muito desafiador em alguns casos. Existem muitas ferramentas que podem te auxiliar a passar por ela e encontrar saídas para que você consiga se sentir melhor. A hipnose é uma ferramenta que somada a outras aliviam os sintomas. estarei por aqui se precisar. Abraços!
Oiê. Não sei se é esta a sua situação mas vou falar sobre minha experiência sobre depressão resistente, a pessoa fica cansada, muitas vezes se utilizam muitas medicações e vai-se mudando porque na depressão resistente as medicações do protocolo que são usadas primeiramente se mostram ineficazes, aí é necessário mudar. e a pessoa vai ficando desanimada e até mesmo desesperançosa. Eu sugiro que converse sobre esta sensação de que não está evoluindo com sua psicóloga e com seu médico. É muito importante que eles entendam como se sente. E pode ser que uma mudança faça bem, não que você saia da sua profissional da psicologia, mas que possa talvez fazer uma permuta como uma colega acima falou, com entrevista motivacional da TCC, faz as sessões e volta ou ao mesmo tempo, depende do acerto terapêutico que os profissionais façam. Apesar de incomum no Brasil, é possível.
Olá, tudo bem? É impossível dizer o que é melhor, tendo em vista que cada caso é singular, então é preciso uma escuta atenta para entender melhor como esses sintomas se manifestam em você! O caminho é o já conhecido por vc, acompanhamento psiquiátrico e psicológico, você não precisa enfrentar isso sozinho!
A depressão resistente deve ser assistida pelo médico, deve ser medicada e também acompanhada pelo Psicoterapeuta e você não deve interromper este tratamento para que não agrave seu estado atual. Busque trocar de abordagem como alternativa a TCC é muito indicada para seu caso e tem uma proposta mais dinâmica com exercícios que podem te ajudar.
Segundo a TCC o nosso humor está intimamente relacionado a forma com que pensamos; com nossas crenças sobre nós mesmos, como enxergamos o mundo e o nosso futuro. Pessoas deprimidas tem padrões de pensamento que mantem o humor deprimido. Quando estamos deprimidos apresentamos pensamentos negativos sobre nós mesmos na forma de autocrítica exacerbada; apresentamos uma atenção seletiva somente sobre o ponto de vista negativo (vemos as situações que vivemos em nossa vinda somente pela lente negativa; só conseguimos ver o que está ruim) e não temos esperança no futuro. A depressão também tem um aspecto neuroquímico e é uma doença que necessita de medicação para equilibrar os neurotransmissores). A medicação equilibra a quimica cerebral e a terapia faz novas conecções neuronais a fim de mudar os padrões de pensamento. Algumas depressões podem realmente serem resistentes a medicações e para isso existem outras alternativas que você deve avaliar com o seu médico que vão desde interações medicamentosas até estimulação transcraniana, entre outras); existem coisas além de remédio e terapia, mas como esse tratamento é padrão ouro as tentativas tem que ser esgotadas. O objetivo da terapia seria identificar esses padrões de pensamento; testa-los de acordo com a realidade e modifica-los. Quando mudo essas crenças passo a ter um sentimento neutro ou positivo. O terapeuta auxilia a como fazer essas mudanças em seu pensamento para que você possa sentir-se melhor. Existe ainda a possibilidade de haver uma comorbidade (outra patologia - distimia, transtorno de personalidade, transtorno bipolar, etc) em conjunto com a depressão que precisa ser avaliada (isso pode dificultar a melhora). Além disso é importante entendermos o meio em que vivemos (familiar, relacionamentos, ambiente de trabalho, etc. ) que também podem ser tóxicos e sustentarem o humor depressivo - se for o caso é necessário efetuarmos mudanças em nossa vida. Espero ter ajudado. Abraço.