Alguns especialistas me responderam uma pergunta anterior e disseram que é muito importante ter psicoterapia

9 respostas
Alguns especialistas me responderam uma pergunta anterior e disseram que é muito importante ter psicoterapia junto com a Ritalina para ter algum efeito, mas estou fazendo terapia com uma psicologa de abordagem humanista. É suficiente?
Com certeza. A abordagem humanista, vê o ser humano como um todo. Nela o indivíduo é considerado um ser único, responsável por suas próprias experiências. Ela também considera que há múltiplos fatores envolvidos na saúde mental. O importante é que você confie em sua psicologa e se sinta bem no setting terapêutico com ela.

Na minha opinião como médica, uma boa relação paciente-psicoterapeuta muitas vezes é mais eficaz do que o tipo de abordagem utilizada.
Observo que os pacientes que além da medicação associam a psicoterapia e a psicopedagogia ao tratamento, evoluem melhor que os paciente que só tomam a medicação.
O paciente que faz algum tipo de psicoterapia aprende a se observar e tende a agir bem menos por impulso, favorecendo grandemente sua adaptação no dia a dia.
Espero haver ajudado de alguma forma.
A terapia é muito importante neste processo, a abordagem pode ser aquela que você melhor se identificar, porque o processo terapêutico depende disso. A abordagem humanista é uma abordagem que coloca o individuo como centro de toda sua história e sendo assim responsável por suas próprias experiências... se essa conceituação te deixa confortável com sua psicologa, continue fazendo e seja feliz.
Boa noite. Sim, essa orientação teórica trabalha muito bem esse tipo de transtorno. Mas não é somente a abordagem que precisa ser avaliada, a conduta da terapeuta e a interação de vocês dois no processo terapêutico é mais importante. Lembre que a terapia precisa de um tempo para começar a surtir efeitos. Bom tratamento.
Boa noite.
A abordagem humanista trata o indivíduo como ser único, priorizando o que é necessário para atendê-lo de forma personalizada e nos seus vários aspectos existencias. Exalta a saúde mental e todos os atributos da vida. Entretanto, independente da abordagem utilizada pelo profissional a relação que se estabelece entre paciente e terapeuta no Setting terapêutico é de fundamental importância para que o processo da psicoterapia ocorra de forma satisfatória. Sem vínculo não há terapia.
Abraço
Entendo que a abordagem geralmente não costuma influenciar muito no sucesso do tratamento, o importante mesmo é a identificação paciente e psicólogo, precisa existir o vinculo terapêutico para o sucesso do tratamento.
Boa noite! Seguramente, é bastante significativo que se possa ter o acompanhamento psicológico e não somente a inserção medicamentosa. Independente da abordagem da Psicóloga (o) escolhida, é fundamental que haja uma relação de confiança, acolhimento, espaço para o não saber e, que a dupla possa ser fértil (fertilidade no sentido de ter um ambiente onde é possível o conhecimento e a criatividade).
Espero ter auxiliado.
À disposição.
A terapia cognitivo-comportamental costuma ser mais eficaz para tratamento de alguns transtornos, dentre eles, o TDAH. O método é mais focado na resolução de problemas, de maneira mais objetiva e direcionada, segundo a literatura e os conhecimentos apresentados em congressos específicos da área.
A psicoterapia mais indicada é a Terapia Cognitivo-Comportamental.