Ansiedade

5 respostas
Ola, crise de ansiedade pode causar sensação de dor de garganta e ardência no peito?
Olá! Estudiosos afirmam que o medo é a emoção que serve como gatilho para a crise de ansiedade. Quando alguma coisa nos ameaça, sentimos medo e nosso corpo reage imediatamente para enfrentarmos ou fugirmos do “perigo”. Essas reações incluem aumento da frequência cardíaca por conta do aumento da adrenalina (necessária para enfrentarmos situações de perigo), respiração ofegante e falta de ar (isso pode gerar uma sensação de nó na garganta ou dor), sudorese, temores no corpo, sintomas gastrointestinais como náuseas ou diarréias, tensão muscular.

Todos esses sintomas podem aparecer num quadro de ansiedade. A avaliação de um especialista é fundamental para que você entenda quais são os gatilhos emocionais que estão causando a ansiedade.

A psicoterapia com um psicólogo ou psicóloga trabalha no sentido de auxiliar na descoberta desses gatilhos e nos recursos necessários para você enfrentar as crises de ansiedade quando elas acontecem e até tentar antecipá-las.

Além disso um bom médico psiquiatra poderá avaliar e indicar a melhor medicação para dar suporte até as crises diminuírem de intensidade.

Espero ter ajudado!

Olá,
O leque de sintomas possíveis ocasionados por uma crise de ansiedade é extenso. Ardência no tórax, dor no peito, sensação de sufocamento são sintomas bem comuns sim. Entretanto, a causa desses sintomas só pode ser delineada a partir de uma avaliação clínica, já que apenas essa descrição não elimina outras possíveis causas de natureza puramente orgânica.
Olá, tudo bem? Como explicado pelos colegas, a ansiedade pode causar esses sintomas, mas vale considerar uma avaliação médica para descartar outros quadros de saúde. Se já descartou, aí sim, a hipótese principal vai para a ansiedade.
Saudações,
Psicóloga Karina Yoshimura
Olá, bom dia. Sim, a ansiedade pode vir acompanhada de diversos outros sintomas físicos, dor de garganta e ardência no peito estão incluídos nesse quadro. Seria interessante, você buscar um médico para descartar causas orgânicas. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. Sendo assim, caso você tenha identificado, procure ajuda!
Stress, ardência no peito, sensação de sufocamento, palpitações, choros constantes são sintomas de crise de ansiedade e para lidar com tal quadro, um profissional da área de saúde como médicos e psicólogos são adequados. Lembrando que medicações são auxiliares, mas a terapia é imprescindível!