Antidepressivos podem atrapalhar a criatividade e memória?
3
respostas
Antidepressivos podem atrapalhar a criatividade e memória?
Se ele lhe for adequado, sem efeitos colaterais como sedação, por exemplo, não afeta
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, obrigado por perguntar. Os antidepressivos são excelentes no combate à depressão. A depressão, sim, é que atrapalha enormemente a criatividade e a memória. Uma pessoa deprimida pode ter lentificação de pensamento, falta de energia, desânimo, insônia, entre outros sintomas. E isso é de longe o que mais causa perda de criatividade e de memória. No entanto, alguns antidepressivos, em algumas pessoas, podem causar uma pequena diminuição nas funções executivas. Essa diminuição na maioria absoluta das vezes é discreta e não compromete em nada a vida cotidiana das pessoas. Se você teve ou tem depressão, procure fazer o tratamento orientado pelo seu psiquiatra, pelo tempo recomendado por ele. Não interrompa o uso de antidepressivos caso você pense que eles estão causando perda de memória. O melhor a fazer é consultar o seu profissional e indagar a ele. Abraços
Olá! Que bom estar buscando informações. O que atrapalha a criatividade e a memória são sintomas entre outros da depressão onde o uso medicamentoso é extremamente importante. Recomendo além da consulta ao psiquiatra, um acompanhamento psicológico. Pois a terapia pode estar lhe ajudando a mudar o padrão de pensamentos depressivo, a pessoa pode aprender a tornar consciente os seus pensamentos automáticos, questionar os pensamentos disfuncionais para mudar as crenças que estão eliciando esses pensamentos negativos decorrente da depressão. Espero ter ajudado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Um diagnóstico de Transtorno do espectro autista (TEA) pode ser, na verdade, Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ?
- Fui diagnosticada com bipolaridade tipo1, atualmente minha medicação é Litio (300mg) três vezes ao dia, Quetiapina(50mg) a noite, e Venlafaxina (que foi prescrita a noite mas tenho tomado de manhã). Tem dias que não consigo acordar, e quando acordo e me sinto letárgica e as vezes me sinto assim o dia…
- Meu irmão tem transtorno bipolar a 6 anos e fãs tratamento só q ao longo dos anos teve algumas recaídas por n usar o medicamentos corretamente, agora mesmo teve uma crise e meus pais n conseguiram manter ele aqui em casa conosco e estão internado ele, gostaria de saber o porquê q ele ficou agressivo…
- Foi me passado 50 mg de lamotrigina por dia, mas me indicaram tomar a noite, mas me sinto melhor tomando ela pela manhã, será que tem um horário específico?
- Uma pessoa com transtorno bipolar pode ter uma depressão mista.
- Fui diagnosticada com bipolaridade, ainda não entendo muito bem o que é. A verdade é que me sinto muito sozinha, até no meu relacionamento. Não acho ninguém interessante para conviver. Eu queria muito ter algum amigo, mas depois que você cresce é difícil. Geralmente, as pessoas que conheço da minha idade…
- Gostaria de saber mais sobre a bipolaridade E como que é uma pessoa que sofre de bipolaridade e estresse excessiva eu acho que o meu esposo tem esse problema de estresse generalizado porque ele ficou dois meses sem tomar paroxetina e mudou de personalidade de uma hora para outra um dia ele tá bem no…
- Criança 3 anos ,médica passou aripripazol 0,25 é normal ter agitação?Qual o tempo para se adaptar a medicação?
- É verdade que quem é diagnosticado com transtorno bipolar ou transtorno Esquizoafetivo não pode tomar antidepressivos?
- Bipolaridade com ausência de fase "maniaca" pode ocorrer? Se sim, como fazer o diagnostico diferencial?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 972 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.