Após o parto tive uma crise de insônia forte q se estendeu por meses, hoje após 11 anos q tive minha

49 respostas
Após o parto tive uma crise de insônia forte q se estendeu por meses, hoje após 11 anos q tive minha filha começou outra vez, com os mesmos sintomas, pode ter alguma relação?
Olá, tudo bem? Sintomas semelhantes podem aparecer ao longo da vida e nem sempre estarem ligados à mesma causa. O importante é perceber se esta insônia está frequente e trazendo prejuízos ao seu dia a dia. Para uma avaliação correta e ética é necessário buscar consulta com um especialista. Oriento que procure um psicólogo ou psiquiatra, que são profissionais capacitados para um diagnóstico correto. Abraços!

Olá, tudo bem? Seria interessante observar outros aspectos da sua vida, em relação a maternidade, relações familiares, trabalho, enfim... em diferentes âmbitos. A causa pode não estar ligada ao que ocorreu 11 anos atrás, visto que esta insônia anterior parece ter tido relação com o momento do puerpério. Oriento que procure um psicólogo ou psiquiatra, pode te ajudar. Abraços!
Acredito q seria interessante conversar sobre os seus sentimentos, mas ao que parece você já esta fazendo alguma relaçao com a insonia anterior..
Talvez uma terapia possa lhe ajudar de certo modo.
Att
Eduardo
Para confirmar se há relação entre os dois episódios, é necessário que seja consultado um profissional que possa abordar os aspectos e detalhes que estão ligados à insônia atual e à vivida anteriormente. Se há prejuízos trazidos por esta insônia, é recomendável que busque uma avaliação com um profissional!
Há um leque muito grande de possibilidades. Seria muito raso qualquer resposta, então concordo que existe a necessidade de um tratamento psicoterápico para um diagnóstico acertado.
Inúmeras causas podem provocar insônia, depressão, stress, ansiedade. No caso do pós-parto pode ter sido por uma delas ou depressão pós parto mesmo. Ou ainda assim alguma experiência traumática que hoje de novo vem a tona. Mas pode não ter a ver nada uma com a outra. O que importa é tratar porque não dormir faz muito mal à saúde promovendo doenças. Procure um psicólogo e descubra a origem.
Prezada,
não seria apropriado procurar estabelecer uma correlação direta entre os dois momentos de sua insônia sem uma escuta prévia, sem o estabelecimento do vínculo terapêutico. Como alguns colegas colocaram, as possibilidades em torno deste enfoque são imensas. Através de uma análise ou psicoterapia há a possibilidade de se ampliar as questões acerca dos elementos associados a esta insônia ou a outros aspectos de sua vida que lhe trazem sofrimento.
Olá!
É provável que não haja relação nos dois episódios. No entanto , só você procurando seu médico (a) para se certificar.
A insônia pode causar prejuízos à sua vida, de modo geral, por isso não deixe de procurar os tratamentos adequados. Há também a possibilidade de você ingressar em um processo psicológico, pois, não devemos descartar o lado emocional da questão.
Abraço
A insônia pode não ter relação nenhuma, com o que acorreu a 11 anos atrás. Mas podemos considerar um sintoma que se apresenta quando vc é esposta a algum evento estressante, ou esteja passando por momento difícil. Enfim, e necessário que procure um profissional, e faça análise para que assim possa trabalhar essa questão. Qualquer coisa estou a disposição.
Como foi comentado anteriormente pelos outros profissionais.....o sintoma pode aparecer mas pode também não estar relacionado com o anterior, seria necessário um acompanhamento para chegar há alguma opinião mais concreta, nesse caso sugiro o acompanhamento por um profissional da sua confiança....
Boa tarde, vejo que ao ter sua filha, pode ter sido um momento onde estava fragilizada pelo exercício da maternidade e as responsabilidades que uma mãe adquire com a função nova, sublime, mas nova na vida de uma mulher. Não sei se hoje, após 11 anos, há alguma sensação parecida mesmo que inconsciente em sua vida. Minha opinião é que pode haver relação sim. A busca em psicanálise é de grandes descobertas para o autoconhecimento. Estou a seu dispor para novas perguntas e um possível contato. Aconselho buscar ajuda. Abs.
Acredito que o foco deve ser em relação à insônia propriamente dita.
O que te faz perder o sono?
Acredito que vale a pena procurar um clínico geral para ver se está tudo bem fisicamente. Juntamente a isso buscar ajuda de um psicólogo.
Abraço.
Boa noite, acredito que algo pode ter agora disparado o sintoma "insônia" e que não necessariamente tem a ver com o período de 11 anos atrás no pós parto. Sugiro que faça avaliação com psicólogo. A psicoterapia será uma aliada para que vc consiga compreender o motivo que esta lhe causando a insônia. Um abraço.
Passar por traumas ou ansiedades pode ocorrer em qualquer momento da vida, somente em uma análise é possível entender o que está ocorrendo ou ocorreu que desencadeou os sintomas. Pode estar ligado ao fato no período passado indicado, como mesmo antes, oi, ainda, por algo que trouxe o inconsciente a tona. Procure um especialista em análise que com certeza trará os resultados esperados, bem como suas respostas.
Pode ou não estar relacionado, e necessário uma avaliação mais completa , para analisar essa situação, essa idade da sua filha e uma idade bem complicada onde novas reedicoes podem aparecer.
Olá, bom dia
Pelo que expôs a insônia lhe traz sofrimento e você a relaciona com o que vivenciou há onze anos, ocasião do nascimento da sua filha. Então, o que a faz associar os dois momentos? Está experimentando sentimento semelhante? Ao lhe fazer esses questionamentos, quero que compreenda que somente você encontrará essa respostas. Como psicóloga, posso arriscar dizer que poderá ter ou não relação entre os dois momentos; contudo, somente você sabe o que pensa, o que sente e o que já experimentou e experimenta ao longo da sua trajetória. Diante disso, sugiro que procure profissionais que possam lhe auxiliar no encontro das respostas que busca e a psicoterapia é uma excelente ferramenta para o encontro a origem da problemática e assim tratá-la. À disposição. Zeína
Bom dia! Como alguns colegas já apontaram, cuidado e cautela nesse momento em que vivemos diante do COVI-19.
O inconsciente é “atemporal”, ou seja, não diferencia esse tempo Atual (da sua insônia) para o acontecimento da chegada do seu filho, há onze anos.
Do seu sintoma, surge questões inconscienteS; todavia, haver-se com a questão da sua “insônia” é algo do enigma. Nada fácil para qualquer sujeito que busque o trilhar de uma análise!
O que pode estar atualizando dos seus sintomas?
Um caminho ético seria buscar uma análise para que você possa construir a verdade que na qual lhe concerne sobre a sua história.
Abraço!
Sim , é uma questão muito básica hormonal, depois do parto canja de galinha e resguardo ...
A insônia, certamente, pode estar a serviço de sinalizar um incomodo ou desconforto. Quanto a ter relação com a insônia de anos atrás, sim pode ter relação como também pode não ter nenhum elo. Mas não podemos esquecer que você já as associou, se o momento não é semelhante ao anterior, angústia pode estar sendo, assim como a insônia pode ser a sua forma de expressar no corpo algo que esteja incomodando no emocional. É preciso se conhecer!
Olá! Existem muitas questões de ordem fisiológica, metabólica e psíquica que podem desencadear insônia. Uma boa conversa sobre seus sentimentos, angústias, sintomas, pode ajudar a montar esse quebra-cabeça, para que seja definido um caminho.
Abraço.

Maine Missasse
Biomédica, Psicanalista
Olá, os nossos sintomas podem ter relações com eventos passados, porém isso não significa dizer que são causa e consequência. A maternidade é uma questão que produz uma série de efeitos sobre a mulher enquanto sujeito, são diversas demandas, (auto)cobranças, novas experiências e novas preocupações que se fazem presentes com a chegada de um filho e que tendem a se repetir com o tempo. O interessante seria se você pudesse conversar com um profissional da saúde mental acerca do que está por trás como força motriz dessa insônia. Um psicanalista pode te auxiliar nesse deciframento, assim como também na elaboração e no conjecturar de formas de promover autoconhecimento e de novas maneiras de lidar com o sofrimento, promovendo saúde e bem -estar. Espero ter ajudado!
Sou Terapeuta e Consteladora Familiar.
Essa repetição de comportamento provavelmente tem uma fidelidade familiar e por isso sua filha está fazendo o mesmo sintoma que você.
Podemos conversar sobre o assunto e descobrir a chave.
A insônia pode estar ligada à uma produção de imaginação além do normal.
Sim, pois é possível a identificação dos filhos com as neuroses familiares. Essa identificação é fruto de uma tentativa de pertencimento, que lhes daria a segurança de saber quem são, ainda que traga sofrimentos. Na análise, o paciente passa a criar outras possibilidades que não sejam necessariamente aquelas recebidas a partir dessas heranças familiares. Essa liberdade implica menos segurança, entretanto confere ao sujeito criatividade e responsabilidade sobre si mesmo, além da modificação do sintoma familiar.
Olá!
Há essa possibilidade sim.
Principalmente pela maneira como você formaliza sua pergunta, quando marca o aparecimento e o reaparecimento desses sintomas a sua filha (quando ela nasce e agora que ela tem onze anos). Pode ter relação com sua maternagem.
Porém, são possibilidades que só podem ser averiguadas e trabalhadas em tratamento/terapia/análise.
Att.!
Bom dia!
O mesmo sintoma pode estar relacionado com um mesmo acontecimento ou não... mas para sabermos isso é necessário uma investigação com o trabalho analítico. No seu caso, são onze anos de diferença, você está em outro momento de vida, com uma bagagem maior hoje do que tinha antes... então pode ser que diante de um grande "stress" ou algo que te cause algum tipo de sofrimento, você responda com a insônia. É importante um acompanhamento com um profissional para que vocês possam dar palavras e elaborar este "algo" que ainda não foi "processado" e que te "tira" o sono!
Espero ter ajudado um pouquinho e estou à disposição para outras perguntas!
Abraços e ótimo dia!
Ana
Lhe recomendo falar com profissional em psicogerontologia pois este atua com equipe multidisciplinar, e a combinação de vários atendimentos em situações coordenadas por esse profissional que irá lhe abrir horizonte para alterar e favorecer a harmonização do que era antes da insônia.
Alguns sintomas podem reaparecer em nossas avidas ao longo do tempo, seja por algum gatilho interno, situações similares ou mesmo experiências totalmente novas!
A insônia é de fato prejudicial ao seu dia a dia e qualidade de vida, sugiro que busque a orientação de algum profissional da área psi, seja ele psiquiatra, psicanalista ou psicólogo.
Olá! Qualquer resposta definitiva seria precipitada. É preciso investigar o que houve no seu puerpério que tenha causado a crise de insônia. Talvez a causa não tenha nenhuma relação com o parto, o puerpério ou a gravidez.... Só então poderíamos começar a observar se há alguma relação. É claro que o fato de você mesma fazer essa relação pode indicar alguma coisa. Enfim, somente um trabalho terapêutico bem direcionado pode, com o tempo, trazer essas respostas.
Olá! Essa insônia pode ser similar à da época da maternidade, mas ser desencadeada por motivos e/ou situações diferentes. Está há muito tempo com dificuldades para dormir ou isso é recente e despertou algum sentimento que não consegue identificar?
Saúde e paz,

o inconsciente não está submetido ao tempo cronológico. Ele não performa em termos de causa e efeito, bem como seguindo imediatismos. Dizer isso não significa ignorar o fato de a constituição subjetiva do sujeito - e o "Grande Outro" que lhe determina, diria Lacan - ser afetada pelas circunstâncias sociais na quais o indivíduo vive. O tempo do inconsciente é o tempo lógico. É através da compreesão da logicidade de sua face subjetiva (até onde esta operação psicanalítica é possível) que você entenderá as razões de sua insônia. Nesse sentido, você necessita de um psicanalista que - sem ser um mestre - crie condições para que acesse a lógica em tela e te faça perceber o que na sua formação enquanto sujeito afetou e afeta o seu sono. Boa sorte!
Olá, como você está agora?
Qualidade do sono pode estar relacionada a diversos fatores. Simbolicamente pode ter relação com a identidade de mãe, mas a avaliação dessa possibilidade seria individual. Observe os diversos fatores que podem ter construído essa crise de insônia. O fato é que ela veio para que você observasse algo, seja algum hábito, sentimento, pensamento, escolhas...
Fico a disposição!
Abraços,
Agende um atendimento com especialista e converse com ele mais detalhes. Os hormônios reprodutivos estrogênio e progesterona oscilam intensamente durante o período fértil e pode levar a diversas alterações comportamentais feminino. Precisa levar em conta outros fatores emocionais que envolveram sua gravidez e se não é o mesmo fatores atuais, estão reincidentes.
A insônia pós-parto pode estar relacionada a mudanças hormonais, ao cansaço e ao estresse de cuidar de um bebê. Além disso, as mudanças de rotina e a falta de sono podem ser fatores que contribuem para a insônia. Se você está passando por uma crise de insônia novamente 11 anos depois do parto, pode ser uma boa ideia procurar um psicanalista para avaliar a causa e obter tratamento adequado.

É comum associarmos a mesma causa a um mesmo sintoma, não é mesmo? Talvez seja possível que esteja sob a mesma circunstância emocional, é fato. Inclusive relacionado a sua filha entrando na adolescência, um "segundo parto", cortando o cordão umbilical, talvez, simbolicamente.
De verdade, o mais importante é que busque um profissional de confiança e compartilhe suas queixas com ele, afinal de contas, sua vida é muito maior do que o sintoma, e apenas conhecendo o contexto dele é que algo realmente pode ser esclarecido para você.

Desejo a você excelentes noites vindouras de um sono regenerador!
Olá!
A insônia pode estar relacionada a uma série de fatores ou circunstâncias. A preocupação sobre o cuidado do bebê pode gerar uma espécie de estresse, que se juntando com outras situações particulares, poderão trazer dificuldades no momento do sono. Mas para entender o que realmente está ocorrendo com você, seria de grande valia passar por uma análise realizada por um profissional de sua confiança.
Boa noite! Crises de insônia pode ocorrer por vários fatores! O mais indicado é procurar um especialista de sono. E junto fazer um tratamento psicológico, para ver se por trás da insônia tens algum trauma. Estarei a sua disposição. Um abraco e fk bem.
Olá! E se esses eventos estiverem ligados o que vc faria? Eu já posso te adiantar a resposta, para poder fazer uma investigação mais criteriosa e responsável e te ajudar no entendimento e cura da insônia vc precisa procura ajuda de um terapeuta. Os mecanismos internos do ser humano são muito complexos e sofisticados e não existe resposta pronta ou fórmula mágica. Cuide de vc! Faça terapia. Estamos aqui para isso.
E normal que com a chegada do bebê a mãe se encontre mais ansiosa devido as demandas que enfrenta. Essa situação delicada em não atender as demandas causam ansiedade e ansiedade / sono tranquilo não combinam. Pode se caracterizar uma depressão pós-parto tb já que vc notou que se repetiu na sua gravidez anterior. A terapia pode te ajudar a definir o que está acontecendo contigo e estudar uma melhor solução já que vc provavelmente não pode tomar nenhuma medicação por causa do puerpério. É imprescindível que nos primeiros meses do bebê, sua saúde mental esteja em dia para que possa passar para o seu bebê confiança e amor
Te convidamos para uma consulta: Aconselhamento psicológico - R$ 190
Olá!!! Obrigado pela sua pergunta!!! A nossa história não é cíclica, pois nada se repete exatamente, pois o tempo não é o mesmo. Após 11 anos vc tem o mesmo sintomas, mas não, necessariamente, a mesma causa. Isso pode vir de outras questões do tempo presente e, sobretudo, do tempor passado por meio da busca das condicionantes do Inconsciente. Procure um psicanalista!!! Um abraço e se cuide!!!
Pode ter ou não, difícil analisar apenas com a pergunta. Seria legal você trabalhar com mais calma isso em alguma terapia com psicólogo ou psicanalista. Como é algo que se repete há pelo menos 11 anos, recomendo mais a psicanálise.
É possível que haja uma relação entre a crise de insônia que você está enfrentando agora e a experiência que teve após o parto há 11 anos. A insônia pode ser influenciada por uma variedade de fatores, incluindo eventos de vida, estresse, mudanças hormonais e outros aspectos de saúde mental e física. É importante lembrar que a insônia é uma questão complexa e pode ter várias causas possíveis.

A experiência de insônia após o parto, também conhecida como insônia pós-parto, é algo que algumas mulheres enfrentam devido a mudanças hormonais, preocupações com o recém-nascido, ajustes nas rotinas de sono e outras questões relacionadas ao pós-parto. No entanto, a recorrência dos sintomas após 11 anos pode ter diferentes fatores desencadeantes.

Além disso, eventos estressantes, preocupações, ansiedade ou outros desafios emocionais podem afetar o sono e contribuir para a insônia. Se você estiver enfrentando insônia novamente, é importante considerar todas as áreas da sua vida que podem estar contribuindo para isso, incluindo aspectos emocionais e psicológicos.

Se você estiver preocupada com a sua insônia ou se ela estiver afetando significativamente sua qualidade de vida, é altamente recomendável buscar orientação de um profissional de saúde. Um médico ou um especialista em sono poderá avaliar sua situação, investigar possíveis causas subjacentes e fornecer orientação adequada para gerenciar e superar a insônia.

Lembre-se de que a saúde mental e o sono estão interligados, e cuidar de sua saúde emocional também pode ter um impacto positivo em seus padrões de sono.
Pode ser uma boa ideia consultar um profissional de saúde para uma avaliação do seu quadro. Além disso, é fundamental considerar a busca por acompanhamento terapeutico.
Oi,

Se desejar conversar sobre me avise.
É possível que haja uma relação entre o início de uma crise de insônia agora e a experiência de insônia que ocorreu após o parto há 11 anos. A insônia pode ser influenciada por uma variedade de fatores, incluindo eventos estressantes, mudanças na vida, preocupações emocionais e hormonais.
A experiência do parto e os primeiros anos da maternidade podem ser períodos desafiadores, e o estresse associado a esses eventos pode ter contribuído para a insônia que você enfrentou naquela época. Agora, após 11 anos, se uma situação estressante, uma mudança significativa ou preocupações emocionais surgiram, isso pode estar desencadeando novamente a insônia.

Além disso, a insônia pode ser influenciada por mudanças hormonais ao longo da vida, e eventos estressantes podem exacerbá-la. É importante avaliar fatores como o estresse, mudanças na rotina, saúde emocional e quaisquer preocupações que possam estar contribuindo para a insônia.
Se a insônia persistir ou causar desconforto significativo, recomenda-se procurar a orientação de um profissional de saúde, como um médico ou um especialista em sono. Eles podem ajudar a avaliar a situação, identificar possíveis causas e sugerir estratégias para melhorar a qualidade do sono.
Além disso, práticas de higiene do sono, como manter uma rotina regular de sono, criar um ambiente propício ao sono e gerenciar o estresse, podem ser úteis para melhorar a qualidade do sono. Se você notar padrões semelhantes à época do parto, pode ser valioso explorar essas questões com um profissional de saúde.

Boa pergunta para você se fazer em sua psicanálise: já pensou em iniciar um tratamento psicanalítico para investigar e tratar disso tudo clinicamente com um psicanalista...?
Vivenciar o puerpério, ou seja, os primeiros meses após o parto, é vivenciar além das alegrias as dores, tristeza materna e medos que acometem os pais, um dos sintomas é a insônia que está associada a vários fatores inclusive a chegada da criança na casa, sendo um novo movimento familiar. O que chamou minha atenção este sintoma se repete. O que sua filha, agora com 11 anos de idade, tem haver com esta insônia?
Faça análise e descobrirá!
Existem inúmeras causas para a insônia. Será necessário investigar as causas dos fatos hoje e talvez relacionar o que aconteceu quando sua filha nasceu. Pode ser orgânico e/ou emocional. Sugiro avaliação clínica e acompanhamento psicanalítico. Estou a disposição.
Episódios de insônia, podem ser desencadeados por uma variedade de razões. Sugiro que busque ajuda de um profissional de saúde mental e se possível, um acompanhamento psicológico, a fim de explorar possíveis causas subjacentes, como experiências traumáticas que podem estar contribuindo para a insônia.