Atua na recuperação de sequelas isquemicas de AVC?

10 respostas
Atua na recuperação de sequelas isquemicas de AVC?
No caso acima descrito, acrescento que, a colaboração dos familiares é de extrema importância, pois o paciente fica dependente de locomoção para os trabalhos multidisciplinares dos quais precisará. A recuperação muitas vezes é familiar. Enfatizo que, ao se conseguir uma boa indução hipnótica, a recuperação é acelerada, facilitando assim todo o processo economizando tempo e finanças.

Pesquisas científicas têm apontado para a neuroplasticidade cerebral, que ocorre quando áreas cerebrais que sofreram lesões ou tiveram problemas de desenvolvimento, podem ser supridas por outras áreas cerebrais não comprometidas. O lobo frontal e parietal, além do hipocampo, são regiões neurais ligadas à cognição, atenção e memória e podem sofrer alterações através da terapia, aliada à psicofarmacologia.
Dependendo da localização e da extensão da lesão, intervenções psicoterápicas e farmacológicas podem ser bem sucedidas.
A hipnose faz parte da pré- história da psicanálise. Foi abandonada como forma de tratamento por se entender que é fundamental que o paciente esteja consciente no seu processo de tratamento.A psicanálise entende que a hipnose é uma técnica que trabalha com a sugestão é não com o desejo do paciente. Assim sendo , como terapêutica na esfera psicológica, lhe indico uma forma de tratamento em que seu sofrimento seja escutado e tratado considerando toda a sua potencialidade de fazer parte deste processo. A psicanálise tem esta proposta. Espero ter contribuído para sua reflexão na questão que você traz. Um abraço.
Olá!
Desconheço estudos científicos que comprovem o benefício da hipnose no tratamento de sequelas do AVC. Entretanto a hipnose e outras intervenções psicoterapêuticas podem ser úteis na prevenção e tratamento de patologias crônicas frequentemente desencadeadas pós- AVC, como transtornos de ajustamento, transtornos ansiosos, transtornos depressivos etc.
Respeitosamente.
Olá!
Sou psicóloga clínica e estou de acordo com a Michelle, com relação a contribuição e os benefícios da psicoterapia no suporte emocional ao paciente que sofre de um AVC, quanto aos familiares no processo de adaptação às condições e mudanças na rotina do paciente.
A hipnose é reconhecida na area da saude como um recurso técnico capaz de contribuir nas resoluções de problemas físicos e psicológicos podendo ser aplicado em terapia. Dependendo do tipo de dano causado pelo AVC é possível um auxilio para a recuperação.
Olá! Provavelmente não. Porém, através da Hipnoterapia é possível acharmos eventos causadores iniciais de traumas, dores ou sentimentos mal significados resolvendo grandes problemas do paciente. Do presente para o futuro é possível atuar na Atitude Mental trazendo benefícios diversos em bem estar e qualidade de vida. A neurogênese (real recuperação neuronal) poderá acontecer de forma mais intensa, sempre que várias condições mínimas sejam observadas na vida desta pessoa.
A hipnose atua como ferramenta terapêutica para auxiliar um processo de autoconhecimento e autocura. Sendo assim, sempre é possível alcançar bons resultados quando se é guiado por um profissional qualificado. Ao contrário do que foi dito por outros colegas, a hipnose atua no subconsciente fazendo ressignificações de traumas, mas ainda assim o cliente está consciente no processo, se lembra de tudo o que ocorreu na sessão, é um tratamento seguro e eficaz.
Conheço casos de boa recuperação na recuperação de movimentos com a hipnose. Tem alguns pré-requisitos para que possa utilizar a hipnose em casos de AVC.
Concordo que a hipnose ajuda muito como também ioga restaurativo..