Atualmente tenho 24 anos e quando era mais jovem, por volta dos 12 anos, eu costumava a utilizar tod

14 respostas
Atualmente tenho 24 anos e quando era mais jovem, por volta dos 12 anos, eu costumava a utilizar todos os dias o MSN e depois passei a utilizar o Whatsapp. Adorava passar horas do dia conversando. Hoje em dia, eu olho as mensagens na barra de notificação e não abro porque não me sinto bem para responder naquele momento. E deixo as mensagens lá até eu achar que estou bem pra responder, o que pode levar minutos, horas ou dias. E isso acontece com todos os tipos de mensagem, a não ser que eu olhe pela barra de notificação e entenda que é algo realmente urgente e importante. Talvez as que eu sinto que é uma cobrança (mesmo que a pessoa não esteja cobrando) sejam as que eu mais demore pra responder. Eu tenho notado em mim que tenho evitado socialização como se fosse algo que me demandasse muito esforço e to me perguntando se é algo preocupante, e se sim, quanto?

Obs: Eu sofro com os sintomas de TAG e me pergunto se posso estar desenvolvendo uma ansiedade social.
Olá, tudo bem? A perda de interesse e prazer em atividades antes prazerosas é um sinal de alerta. Pelo que entendo, você está se esquivando e fugindo de responder as mensagens. Temos que avaliar o motivo disso, o que lhe causa ansiedade e aversão. Entendo o motivo, você terá mecanismos para lidar com isso. Fico à disposição para te auxiliar a encontrar equilíbrio e qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130

Olá! Como foi dito anteriormente, é preciso avaliar o motivo disso. Ademais, o que você poderia fazer para te ajudar seria realizar alguma atividade física que vc gostasse - qualquer uma, em qualquer tempo. Isso aumenta os níveis de energia, reduz a ansiedade e libera endorfina, hormônio que promove a sensação de bem-estar. Consequentemente, eleva a confiança e a autoestima. É um começo. Ou, pelo menos, recomeço.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento terapêutico (at) - R$ 90
Ola, boa noite. O seu relato condiz com um quadro de ansiedade, e este precisa ser investigado mais a fundo para entendermos se há critérios para uma fobia social. É importante além da terapia, exercicios fisicos, alimentação saudável, ajustar seu sono (com horário para dormir e para acordar), realizar atividades prazerosas e autocuidado, também procurar um médico para entender se não há outras causas orgânicas.
Se cuide, e se precisar me coloco a disposição que possa conhecer meu trabalho e caminhar com você na estabilização emocional e encontrar uma vida mais leve.
um abraço @psiluanamarys
Sentir-se numa posição em que está sendo cobrado pelo outro pode contribuir para intensificar a ansiedade. Uma reação comum é a evitação, como você escreveu em relação a responder às pessoas e em estar com outros socialmente. A evitação de situações pode trazer prejuizos para sua vida profissional, ciclos de amizade, vida familiar, e pequenos prazeres da vida. Não quer dizer que você já esteja num quadro de fobia social, mas pode se tornar um caminho até ele. Sou psicóloga clínica, atendo casos de ansiedade e fobia social, e posso te ajudar a encontrar as respostas para as perguntas que você traz. Aqui está meu instagram @psi_vaneteixeira. Se preferir, agende um horário para atendimento online através do meu perfil aqui no Doctoralia. Te aguardo.
Oi, como você está? Vou responder sua pergunta, com algumas perguntas que podem te ajudar a pensar a sua questão: há quanto tempo você sente essa dificuldade? aconteceu algo de significativo na sua vida que pode ter te impactado? como está a sua rotina?
Entender um pouco a "história" do seu sintoma, pode te ajudar a ter uma dimensão inicial do que pode estar estar te impactando. Um dos fatores que contribuíram muito para uma ansiedade em responder mensagens no celular e se comunicar, foi o período de isolamento da pandemia. Não sei se é o seu caso, mas ouvi esse relato de algumas pessoas que utilizavam o celular como ferramenta de trabalho ou estavam vivenciando algum tipo de isolamento social (trabalho home office, rotina centralizada em casa, conviver com poucas pessoas, ou conviver com muitas pessoas e sentir-se sempre sozinha...). Em todo caso, parece que o que você está sentindo está te incomodando e se incomoda é porque precisa ser olhado, compreendido e acolhido. Me coloco à disposição caso queira conhecer mais o meu trabalho, um abraço @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá. Aconselho que busque ajuda de um psicólogo/psicanalista para avaliar o seu caso, pois existem algumas questões importantes para você pensar junto com o profissional escolhido: Algum profissional te deu o diagnóstico de TAG? Em que momento esse desejo de evitação começou a surgir? Como está sua rotina atualmente? Como estão suas relações no atual período da sua vida? Esses são alguns dos pontos importantes para serem avaliados, para que a partir daí possa identificar quais fatores podem influenciar na ocorrência desses sintomas emocionais. Me coloco à disposição caso hajam maiores dúvidas e também para marcarmos uma entrevista para entender melhor seu caso.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá! Me chama atenção em seu relato a diferença do período de vida que você experimentava quando adorava passar grande parte do seu tempo em redes sociais e sua idade atual. Existem inúmeras transformações que podem ocorrer em nossos comportamentos quando nos comparamos com nós mesmos na adolescência e na vida adulta. Essa última, costuma trazer ainda mais responsabilidades e obrigações comparada com a primeira. Nesse sentido, passamos a selecionar mais atentamente com o que desejamos gastar o nosso tempo. E isso, por si só, de forma alguma, seria algo negativo. Contudo, caso essa evitação se estenda a outras modalidades de relacionamentos também, e principalmente, se te causa alguma espécie de sofrimento ou de angústia, talvez fosse vantajoso iniciar um processo analítico, para compreender melhor alguns posicionamentos ou ações que se estabeleceram ou se potencializaram em sua história. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Você não precisa passar por isso sozinho!
Olá! O período de vida aos quais você se refere no relato são diferentes, aos doze há muita coisa acontecendo e a interação social com pessoas da mesma idade é muito grande e necessária. Aos 24, ainda que continue jovem muitas coisas mudaram. Talvez seja importante refletir o que aconteceu nesse período que tem feito você evitar conversas, e de acordo com o que disse socialização (presencial?) também. A TAG traz alguns comportamentos de medo, evitação. O ideal seria fazer uma avaliação psicológica para poder compreender e possivelmente diminiur ou até extinguir este comportamento. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição para contribuir.
Olá, tudo bem? O seu relato aponta para algo que deve ser investigado para que os motivos possam ser avaliados. Se você se pergunta se é algo preocupante, é importante analisar de que maneiras isso pode estar te prejudicando, na medida em que está se tornando algo impeditivo na sua socialização. Cabe um processo analítico para que se possa tanto investigar as origens possíveis desse sofrimento quanto para tratamento e apaziguamento do mesmo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Bom dia, tudo bem?
Será preocupante na medida em que você passa a comprometer partes significativas da sua vida em função dessas ansiedades e evitações. Isso pode vir a evoluir se você não tratar. Se estiveres disposto a olhar para isso e tratar, fico a disposição. Abr!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Olá
Seu relato indica que você está em sofrimento, certamente uma avaliação e acompanhamento com um profissional de saúde mental vai ser muito útil.
Para as pessoas com transtorno de ansiedade social, as interações sociais cotidianas causam ansiedade irracional, medo, autoconsciência e constrangimento.
Os sintomas são medo excessivo de situações em que a pessoa possa ser julgada, preocupação com constrangimento ou humilhação ou receio de estar ofendendo alguém.
Psicoterapia vai te ajudar a aumentar a confiança e melhorar a capacidade de interagir com os outros.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Os transtornos de ansiedade podem ser comorbidos com outros transtornos além da fobia social muito comummente pode ocorrer com a depressão. Vale ressaltar que a ansiedade pode ser uma característica de diversos transtornos e que existe uma diferença entre ter um determinado transtorno e apresentar traços do mesmo (não fechar todos os critérios diagnosticos). É importante a coleta de dados mais aprofundados para ver o que de fato esta acontecendo e trabalhar essas questões na terapia ou se o tratamento psicológico precisa ser acompanhado de medicação. Espero ter ajudado, estou a disposição!
Olá! Sinto muito que esteja passando por isso e fico feliz que tenha vindo buscar orientação..
A perda de interesse e prazer em atividades antes prazerosas é um sinal de alerta. Seria importante avaliar o motivo do seu desânimo, pois parece estar ligado sim aos seu diagnóstico de ansiedade.

É importante ressaltar a diferença dos dias de hoje, com relação às redes sociais, pois seu prazer em ficar conversando por horas tem um propósito quando a gente é criança, e tem outro na fase adulta, então, em parte essa comparação não faria tanto sentido. Não tem problema escolher em que momentos você vai responder às pessoas.

Busque a Psicoterapia para que seja possível investigar mais detalhes de como suas queixas apareceram ao longo da vida e assim será possível traçar estratégias pra lidar com as questões que se apresentam a você.

Espero que fique bem

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!