Bebo álcool há 10 anos todas as noites para dormir. Há uns 10 dias estou dormindo apenas 3 horas por

3 respostas
Bebo álcool há 10 anos todas as noites para dormir. Há uns 10 dias estou dormindo apenas 3 horas por noite, pois acordo no meio da madrugada perco o sono e não durmo mais. No outro dia apelo para o Clonazepam e fico alternando um dia álcool e no outro dia remédio. Isso pode fazer mal a longo prazo?
Tanto o álcool quanto o clonazepam podem fazer MUITO mal. Associados, pior ainda. Se cérebro literalmente perde neurônios, com o uso de ambos, o que piora com o uso associado. Além disto, é muito comum que pessoas dependentes de álcool venham a ser dependentes também de sedativos. Procure um tratamento para transtornos de uso de substâncias, com especialista que possa examinar você e descobrir qual a causa de sua insônia e tratá-la. Além de tudo, em médio prazo, seu sono tende a piorar, com o uso dessas substâncias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Antonio Raí Trentim
Psiquiatra, Médico clínico geral, Médico de família
Araraquara
INSONIA NO MEIO DA NOITE É COMUM EM QUADROS DEPRESSIVOS, ASSSIM COMO O USO ABUSIVO DE ALCOOL TAMBÉM É UM SINAL DE TRANSTORNO DE HUMOR, VOCE PRECISA TRATAR A CAUSA DESSA ANGUSTIA E PREOCUPAÇÃO
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Sim — isso pode fazer bastante mal com o tempo. Beber álcool todo dia à noite para dormir e alternar com clonazepam não é uma estratégia segura a longo prazo. O álcool pode até induzir sono inicialmente, mas ele fragmenta o sono, faz você acordar no meio da madrugada, diminui o sono reparador, e piora a qualidade do descanso. Quanto ao clonazepam, uso frequente ou alternado, pode levar a dependência, tolerância (ou seja, você precisaria de doses maiores ou mais fortes pra ter o mesmo efeito), e efeitos negativos cognitivos — memória, atenção, clareza de pensamento podem ficar prejudicados.

Misturar álcool e benzodiazepina ou usar cada um em dias alternados pode aumentar os riscos de depressão respiratória, sonolência excessiva, riscos de quedas, acidente, além de sobrecarregar fígado, pulmões e sistema nervoso central. Também existe o risco de um sono cada vez mais fragmentado, ansiedade maior, sensação de descontrole, e que você fique preso nesse ciclo de “preciso de algo pra dormir” — o álcool ou o remédio — porque o corpo e o cérebro se acostumam com isso.

Além disso, ao parar de usar um ou outro (álcool ou clonazepam), podem surgir sintomas de abstinência: insônia ainda pior, tremores, nervosismo, crises de ansiedade, etc. À medida que o problema se prolonga, os prejuízos físicos, mentais e sociais tendem a aumentar.

Especialistas

Diego Gafuri Silva

Diego Gafuri Silva

Médico de família

Maringá

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Médico acupunturista

Manaus

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Larissa Rios

Larissa Rios

Psiquiatra

Porto Alegre

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 241 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.