Boa noite, eu tenho dificuldade de em memorização,concentração, pois acabo de ler um texto e me

9 respostas
Boa noite, eu tenho dificuldade de em memorização,concentração, pois acabo de ler um texto e me esqueço do que li logo em seguida.Qual Profissional devo procurar. obrigado.
As queixas de dificuldade de concentração, memorização, aprendizado são muito frequentes na prática clínica. Deve-se avaliar a história detalhada dos sintomas, analisar a qualidade do sono, possíveis doencas clínicas e psiquiatricas associadas, níveis de stress, fatores perturbadores e finalmente como está o ritmo organizacional dos estudos. Se tudo estiver em perfeitas condições, deve-se avaliar se há algum distúrbio da atenção ou até mesmo patologias de comprometimento cognitivo. O Neurologista e Psiquiatra são os profissionais mais familiarizados com esta avaliação. As vezes é necessário uma avaliação neuropsicologica.

Bom dia.
Estes sintomas são frequentes em diversos transtornos psiquiátricos, principalmente quando sintomas ansiosos estão presentes. Lhe recomendo uma avaliação com psiquiatra, afim de ter cada sintoma avaliado e ser devidamente diagnosticado e iniciar as medidas corretivas para que consiga lidar com o que vem lhe atrapalhando.
Abraços!
Prezado internauta, recomendo inicialmente procurar por um neurologista e/ou psiquiatra para fins de esclarecimento diagnóstico, e posteriormente procurar por um fonoaudiólogo para avaliação dos aspectos da linguagem (leitura e escrita).
Olá, Boa noite!
Vc pode estar procurando um neurologista e/ ou psiquiatra e até mesmo um neuropsicólogo para estar diagnosticando o porquê desta dificuldade na memória, concentração, atenção e após o diagnóstico o Psicopedagogo trabalha que é um terapeuta da aprendizagem, irá trabalhar de maneira que irá estimular sua memória, atenção, concentração, todo essa área cognitiva para que vc possa melhorar e ter resultados positivos.
Espero ter ajudado, conte comigo e Boa,sorte!
Olá! Boa tarde! Dificuldade de memorização e concentração relacionadas a atividades de estudo são frequentes em crianças, adolescentes e jovens em geral. Não é possível que façamos uma avaliação sobre o que tem causado esses sintomas a priori. Porém, o que vemos é que em muitos casos estão associados com questões psicológicas e/ou neurológicas. O recomendável é que procure algum profissional da área da saúde, como um psicólogo, um neurologista ou um psiquiatra para uma avaliação atenta a esse sintoma que tem te incomodado. Em muito casos um tratamento psicológico pode causar inúmeras melhoras, em outros é importante que se faça um trabalho conjunto com um psiquiatra ou neurologista.

Qualquer outra dúvida estou a disposição!

Bom dia! Gostaria de entender melhor como essa dificuldade de se concentrar e memorizar acontecem com você para poder dar uma resposta mais específica. Contudo, pelo que falou e descreveu, se for recorrente e incomodar é bom você procurar um psicólogo de início. Uma boa escuta aos seus incômodos e dificuldades poderá iniciar um tratamento gradual e desvendar do que se trata - caso seja necessário, esse profissional fará os encaminhamentos devidos.
Primeiramente um neurologista ou psiquiatra para fazer os exames necessários. Após a avaliação, se preciso, uma avaliação neuropsicológica.
Boa tarde. É importante verificar do que estamos falando pois, somente baseada em seu relato, podemos pensar em algo neurológico como também emocional. Sugiro que, se possível, visite um neurologista e, descartada questões neurológicas, inicie uma análise pessoal e individual, com uma Psicóloga (o) de sua preferência.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Olá, bom dia. Para ter um diagnóstico preciso é importante que você busque um neurologista, psiquiatra e psicólogo. Esses sintomas podem ter se originado organicamente ou por questões emocionais, por isso a importância da avaliação desses profissionais.