Boa noite! Quando eu estudo, tiro nota baixa; quando não estudo tiro nota alta. Quando quero tira

26 respostas
Boa noite!
Quando eu estudo, tiro nota baixa; quando não estudo tiro nota alta.
Quando quero tirar uma nota boa, e eu sei a resposta certa, crio teorias ate colocar a errada ou divido que é mesmo a certa; e quando eu não ligo, tiro uma nota muito mais alta. Eu tenho toc, seria isso um sintoma ou só auto-sabotagem?

Isso é comum? Já viram casos parecidos?

Obrigada de antemão.
Olá! O ideal seria iniciar um processo terapêutico a fim de tentar descobrir as respostas para estas indagações. Até para que haja uma reorganização interna e que você consiga ter manejo para lidar com estas questões. Fica posto o convite! Espero ter ajudado de alguma forma!

Olá, seria de fundamental importância fazer uma psicoterapia (psicólogo) com o intuito de se aprofundar nas questões geradoras de dúvidas e a partir daí teria algo próximo ao que realmente está gerando o conflito.
O mais importante não é a questão da categorização e sim os motivos que levam a tantas dúvidas.
Boa sorte
Olá! Para saber se essa ação está relacionada a esse diagnóstico precisamos saber quais os pensamentos relacionados ou não com o comportamento. É uma avaliação mais ampla do que você relata para que, consigamos identificar e intervir na sua queixa.
Fico à disposição, caso tenha interesse em abordar o assunto.
Olá. Procure um psicólogo para te acompanhar de perto nas suas questões. Atenciosamente
Apesar de realmente guardar alguma semelhança com o comportamento obsessivo, seu relato acima ainda nos dispõe de informações insuficientes para caracterizarmos um quadro de TOC. De toda forma, se pensamentos como esses de muita incerteza ou mesmo mais coisas estiverem te atrapalhando em algum aspecto da vida, independente de qualquer diagnóstico, já é um motivo para iniciar uma terapia a fim de desenvolver formas mais eficazes de lidar com tais aspectos da vida.
Fico à disposição para sanar mais dúvidas. Um grande abraço!
Não é simplesmente o nome do transtorno , mas por que este universo fantasioso está gerando tantas dúvidas e angústias , a procura por um profissional psicologo pode lhe ajudar muito quanto ao diagnóstico e tb a entender melhor , através da terapia , suas emoções e porque elas estão lhe gerando tanto desconforto !
Pelo o que você relata, talvez, seja uma questão mais relacionada a autoestima e ansiedade. Se não estuda ,você se livra da expectativa de ter que acertar, acaba relaxando e fazendo tudo com atenção. E, se estuda a expectativa é tão alta que mesmo tento certeza, você duvida.
Esse "TOC" foi diagnosticado? Esse transtorno precisa ser avaliado por uma equipe multidisciplinar como Psiquiatra e Psicólogo, com um tempo mínimo de 6 meses de observação.
Esse recorte traz algo que para você não está bem, independente do nome. Uma terapia irá propiciar um lugar de fala para você, de escuta e acolhimento. E esta pode ser apenas uma, de outras questões que poderão surgir. Se é uma questão, traga para uma análise, procure um Psicanalista. Cuide-se! Um abraço.
Olá! Parece ser típico de auto sabotagem. Agora porque você age dessa forma, um processo terapêutico pode te ajudar a descobrir. Procure por ajuda, se isso lhe traz algum tipo de consequência, o que parece que sim. Auto sabotagem, também tem a ver com ganhos secundários.
Olá. Bem-vinda.

Te perguntaria se essas tuas certezas (não estudar, estudar, nota alta, nota baixa) acontecem sempre do mesmo jeito ou as coisas podem variar.

Fico pensando se as ideias assim muito fixas no uso dessa “máquina” de pensar que é a mente não vão nos deixando sujeitos aprisionados em uma rigidez da própria vida.

O convite é para olhar a si mesma e tentar entender de onde vêm esses automatismos, a fim de que a vida consiga fluir um pouco mais, não é?

Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Bom dia, se você quiser procurar um psicoterapeuta para te auxiliar a compreender estas e outras questões que devem te acompanhar diariamente, eu considero uma grande decisão. Pedir ajuda e a ceitá-la é sinal de saúde. Sua capacidade de confiar no profissional será seu maior aliado.
Bom dia!
Te aconselho a prucurar um psicólogo e iniciar um processo psicoterapêutico. Dessa forma será possível compreender esse comportamento e desenvolver estratégias para lidar com estas questões. Espero ter ajudado!
Olá!
O importante no momento é você fazer um acompanhamento terapêutico, pois assim vai poder se perceber melhor e encontrar suas resposta e mudar de atitudes.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Olá!
Acredito que se tu percebes este mecanismo tem boa condição de entrar em tratamento psicológico para dar conta de tal situação e desarmar tua arapuca!
É muito importante avaliar junto a um profissional qualificado os sentimentos e pensamentos que surgem nestes momentos de pressão (preciso concluir este objetivo). Podem existir crenças que associadas ao comportamento ansioso agem em conjunto nesse mecanismo de autossabotagem. Entender como esse mecanismo funciona e sua finalidade (sim, existe uma finalidade não percebida), é fundamental para caminharmos em direção a solução.

Procure um profissional. Estou a disposição.
Olá, Boa noite.
Em primeiro lugar eu precisaria ouvir você para entender esse contexto que está relatando.
O ciclo da ansiedade é formado por pensamentos, comportamentos de segurança e sensações e sentimentos.
No Transtorno Obsessivo Compulsivo esse tipo de pensamentos são recorrentes e por conta disso você vai ter comportamentos repetitivos também.
Procurar uma ajuda Psicológica vai ajudar você a entender essa situação e fazer um plano de ação específico para que você possa quebrar esse ciclo da ansiedade e fazer um plano de ação para diminuir sua ansiedade e com certeza, ter resultados positivos nos estudos. Fico à disposição para atender você. Grande abraço!

Bom dia, para diagnosticar melhor esse comportamento é necessário mais informações sobre sua vida, pois o boicote pode ser por culpa inconsciente, por medo ao sucesso, por medo a inveja dos amigos e irmãos, para frustrar alguém querido que espera muito de você, para confirma a crença de alguém que você não tem capacidade, para chamar atenção e outros tantos. Todas as motivações são inconscientes, assim a melhorar maneira de saber isso é procurar um psicanalista que te ajude a compreender que função tem essa atitude.
Olá! Seria interessante você procurar um Psicólogo e dar início ao processo terapêutico. O autoconhecimento, os pensamentos, a identificação e manejo desses comportamentos, poderão ser auxiliados pelo psicólogo e assim você mesmo encontrará todas as respostas. Uma vez que existe uma inquietação ou um conflito interno, já é motivo para um acompanhamento psicológico. Será um prazer te ajudar. Estou disposição! Abraço!
Olá!
Que imaginação interessante essa sua. Quando você fala que estuda, é importante entender como. Estudar tem uma gama grande variedades, pode calhar de você não estar escolhendo a mais potente para você. Terapia pode te ajudar a transforma sua rica imaginação em ferramenta potente na sua jornada existencial. Abraços.
Olá... existe um tipo de inteligência, que não é a do conhecimento, e sim emocional. As emoções atuam diretamente no cérebro e podem sim desencadear esquecimento e dúvida por conta do stress. Acredito que você estude sim mas, a exigência em ter um bom resultado é tão grande que acaba misturando as estações. O melhor caminho é procurar um tratamento psicológico porque este grau de exigência pode afetar diversas áreas da sua vida. Uma entrevista de emprego, por exemplo. Espero ter te ajudado.
Olá. O seu relato me remete a várias possibilidades, entretanto, não é suficiente para eu passar qualquer tipo de opinião. A avaliação psicológica é necessária a fim de obtermos uma posição assertiva e um tratamento eficaz. Dúvidas adicionais estou à disposição. Um forte abraço
Boa noite,
O que você relata tem tons de ansiedade, como diversas perguntas e o próprio TOC.
A ansiedade tem diversos fatores que influenciam, e a psicoterapia é uma ferramenta que vai te ajudar a identificar e trabalhar sua condição atual de vida.
Se tiver mais dúvidas, fico a disposição.
Olá! Pode ser ao mesmo tempo sintoma e auto-sabotagem como reações condicionadas pela mente através dos processos de pensamento. O autoconhecimento pode ser de grande ajuda para você e a psicoterapia pode ser um método eficaz para isso. Um abraço.
Talvez seja importante buscar apoio Psicológico para entender porque estes processos acontecem.
Olá! Uma das coisas que compõe o TOC é o pensamento obsessivo, que muitas as vezes está distorcido. É muito comum que, em meio desses pensamentos, ainda mais em momentos desafiadores, venham pensamentos de incapacidade, duvida em relação a si e o futuro, medos de fracassar. Tudo isso pode favorecer a ir mal em uma prova, por exemplo. Em terapia trabalhamos diversos aspectos no tratamento do TOC como por exemplo: conseguir compreender esses pensamentos, lidar com eles de forma mais leve e funcional, fortalecemos a autoestima e autoeficacia etc. Espero ter te ajudado! Um abraço! :)
Olá. Já vi outros casos assim, mas cada um pode estar sendo causado por fatores diferentes, sendo que não é possível saber sem uma investigação mais detalhada. Penso que psicoterapia vai te ajudar a responder suas perguntas.Abraço.