Boa noite. Tenho um histórico de hipocondria, mesmo não diagnosticado, apenas ansiedade diagnosticad

20 respostas
Boa noite. Tenho um histórico de hipocondria, mesmo não diagnosticado, apenas ansiedade diagnosticada. Eu queria saber se há como sentir sintomas inexistentes apenas psicológicos, já senti sensação de pontadas na região onde achava ter C. de pele mesmo sendo só uma mancha branca normal, dor na cervical e nos braços depois que a médica citou esses sintomas na consulta. Atualmente acredito estar tendo outra crise disso, senti uma sensação estranha na parte esquerda do corpo e relacionei imediatamente com hemiparesia fiquei com medo entãop fui pesquisar o que poderia causar isso e achei Tmr cerebral(perdão a abreviação do nome tenho medo até de escrever o nome das enfermidades) após ler os sintomas da doença comecei a senti-los no mesmo dia varia de acordo com o humor atualmente, quando me mantenho concentrado em algo eles somem quase que 100% ou fazendo esporte que some completamente, mas, quando em ócio ou quando lembro, eles voltam. É possível ter sintomas que não existem ou eu devo me preocupar com isso essa doença é extremamente incomum em pessoas da minha idade e tenho hábitos saudáveis e nenhum histórico familiar disso.
Olá! O seu relato esta dentro dos sintomas da doença. A hipocondria é um transtorno que se caracteriza por uma preocupação constante e obsessiva com a própria saúde. A pessoa está convencida de que tem alguma doença grave (ou várias) e isso acontece ao fazer uma interpretação totalmente equivocada dos sinais corporais e possíveis sintomas.
Sugiro buscar uma avaliação psicológica e iniciar um tratamento para entender e desenvolver novos padrões de comportamento frente a doença, assim como para o Transtorno de Ansiedade.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Com carinho,
Vanessa Masson
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150

Oie! É possível que sintomas relatados estejam relacionados à hipocondria, que é uma preocupação excessiva com o estado de saúde e medo de doenças. Ansiedade pode aumentar a vigilância sobre seu próprio corpo, de forma que estímulos normais podem ser entendidos como indício de alguma doença orgânica.
Além de ter o checkup de saúde em dia, é muito indicado que você possa ter acompanhamento psicológico para que você possa lidar duma melhor forma e ter mais qualidade de vida!
Olá! Que bom que você está procurando ajuda!
É possível que você tenha algumas sensações ocasionadas por uma ansiedade relacionada a doenças, ou hipondria. A ansiedade pode nos levar a estar mais atentos ao nosso corpo, dando muita atenção a coisas comuns (um leve tremor, uma dor aqui ou ali), levando a sensação de que há algo errado mesmo quando não há.
Em psicoterapia você pode desenvolver uma maneira saudável para lidar isso, mudando padrões. Se você está em sofrimento por conta disso, não deixe de buscar ajuda.
Espero que você fique bem!
Olá! A Hipocondria trata-se de uma patologia na qual a pessoa acredita que possui uma doença, geralmente séria, mesmo sem nenhuma evidência médica. Pelo seu relato existe possibilidade, mas somente após uma avaliação Psicológica será possível te dar um diagnóstico correto. Agende uma consulta.
Olá! Lamento em saber que está passando por essas dificuldades.
Seu relato a princípio realmente lembra um caso de ansiedade relacionada a doença, também conhecida como hipocondria. É um transtorno que pode fazer com que nossa atenção fique muito focada em mudanças e sensações corporais normais e pensamentos relacionados a causas bem negativas dessas mudanças. Como resultado, é comum começarmos a “sentir mais” dos sintomas que tememos e podemos ficar monitorando as sensações do corpo. Isso pode até levar a diversas dificuldades emocionais e comportamentais, como a busca de informações/consultas médicas e evitação de diversas situações. O fato de você “esquecer” dos sintomas físicos quando está envolvido em outras atividades parece indicar que é um transtorno relacionado à ansiedade/hipocondria. É essencial buscar um profissional para realizar uma avaliação mais aprofundada e encaminhar um tratamento psicoterapêutico. Aos poucos, o psicólogo pode te auxiliar a compreender melhor e enfrentar aos poucos seus temores. Espero que encontre ajuda e fico à disposição!
A hipocondria é apenas uma forma de se expressar do que normalmente chamamos de ansiedade. A base comum é a sua falta de confiança em geral. É possível que ela esteja devida às suas experiências feitas na infância. Ela se mostra, por exemplo, na interpretação exagerada das estatísticas da ocorrência de doenças graves, tais como os cânceres variados. Certos sites na internet falam em cânceres num intuito de dramatizar e atirar os leitores para o sistema de saúde onde ganham dinheiro. Mas infelizmente, este raciocínio pouco vai lhe ajudar pois você deve estar carecendo a força de raciocinar. Recomendo começar uma psicoterapia para você entender melhor o quê foi que lhe tirou a confiança (ou lhe impediu para construi-la) e apreender sobre as suas forças e resistências reais. Lhe desejo sucesso neste esforço.
Olá, sinto muito que esteja nessa condição. A hipocondria é uma condição (um transtorno), que deve ser tratado e considerada de forma séria na vida de uma pessoa. Pois trás disfuncionabilidade, insegurança. É uma questão de saúde mental e que se reflete no corpo, tanto que você percebe que quando você está fazendo esporte ou ocupado com alguma coisa, aqueles pensamentos desaparecem. Mas, segundo o seu relato "quando está em ósio, todos os pensamentos e sintomas voltam a ocorrer no seu corpo". Recomendo que você procure um profissional da área de psicologia para que possa está ao seu lado no caminhar para que você não se sinta tão "prisioneiro(a)" desses pensamentos. Com acompanhemento psicológico e mesmo até mesmo médico para ver se está tudo bem com você fisicamente. Você poderá ter uma vida emocional, mental e física com qualidade. Me coloco a sua disposicão para essa sua nova conquista e caminhada. Marque hoje mesmo um consulta. Espero tê-lo(a) ajudado(a). - Leyla Santos
Ola!!
Imagino como está se sentindo, mas a melhor opção é buscar um psicólogo, da sua confiança, para auxiliá-lo a conquistar qualidade de vida. Você não merece viver da forma atual.
Boa sorte!
Olá. Em primeiro lugar deveria procurar ajuda profissional, um psicólogo, para tratar o Transtorno da Ansiedade, já diagnosticada, e, juntos, avançar-se para um mergulho mais aprofundado na sua história de vida, relações, dinâmica familiar, as suas preocupações e inquietações, visitando os momentos difíceis e mais sofredores da sua vida. Apropriar-se de um autoconhecimento efetivo e escolher escrever uma nova página na sua vida, a cada dia. Um avaliação psicológica seria de muita importância, também. E, assim, ir enfraquecendo os arquivos da hipocondria para canalizar esta energia de sofrimento, para arquivos mais positivos e de energias construtivas e de desenvolvimento. Estou à disposição para iniciarmos um diálogo neste sentido.
Olá! Sim tem a possibilidade de sentir sintomas mesmo não tendo a doença.
A Hipocondria ou Transtorno de Ansiedade de doença é uma preocupação em ter ou contrair uma doença grave, podendo ter ou não os sintomas. A preocupação de estar doente é acompanhada de muita ansiedade.
Busque um tratamento adequado, pois esse quadro traz sofrimento e a pessoa fica grande parte do tempo verificando a possibilidade de estar com alguma doença.
Fico à disposição.
Cléa Andrade
Sim, nossos sentimentos e nosso corpo estão intimamente ligados. Quando estamos estressados, preocupados, etc. nosso músculos se enrijecem, podemos sentir mais dores no corpo, dor nas costas, batimentos cardíacos aceleram, etc.. Um exemplo bem comum é a famosa "dor de barriga" quando se está muito ansioso com algo. Agora quando essas coisas passam a ser excessivas e trazer prejuízos para a vida da pessoa, como parece ser seu caso, vale a pena buscar ajuda profissional de um Psicólogo.
Olá! Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta.
Olá! Imagino como deve ser sufocante ter este estado mental. Parece que a ansiedade é quem está por traz dos seus sintomas. E como andam as escolhas de vida? Tem profissão? Tem hobby? Como são seus relacionamentos? Fico à disposição!
Bom dia
Você somatiza. Ou seja, as informações que recebe do ambiente são demasiadamente potencializadas e logo apresenta os sintomas que acredita ser hipocondria. Procure um psicólogo para lhe ajudar
Olá! Bom que você mandou sua pergunta. Imagino que não deve estar sendo fácil viver esses sintomas. Respondendo à sua pergunta: Sim, pessoas Hipocondríacas normalmente possuem sintomas emocionais e psicológicos e sentem verdadeiramente esses sintomas no corpo. É por isso que buscam pela medicação. Os Hipocondríacos apresentam uma preocupação com a saúde e isso faz com que se conectem facilmente com pessoas, notícias, situações que reforçam seus comportamentos e sintomas. Sugiro que busque uma avaliação psicológica para te ajudar. Hipnose é um excelente tratamento para Hipocondria já que está muito associada à ansiedade. Se quiser me siga no Instagram (vrogedo), pois eu tenho um vídeo falando sobre isso. Sigo à disposição! Um abraço
Olá! Esses sintomas que você se refere parecem estar relacionados ao Transtorno de Sintomas Somáticos. Vou explicar pra você alguns dos sintomas desse transtorno. Mas de qualquer forma, isso não é um diagnóstico e não exclui a importância de uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra.
De acordo com o DSM 5 indivíduos com transtorno de sintomas somáticos geralmente apresentam sintomas somáticos múltiplos e atuais que provocam sofrimento ou resultam em perturbação significativa da vida diária, embora às vezes apenas um sintoma grave, mais comumente dor, esteja presente. Os sintomas podem ser específicos (ex. dor localizada) ou relativamente inespecíficos (ex. fadiga). Por vezes representam sensações ou desconfortos corporais normais que geralmente não significam doença grave. O sofrimento do indivíduo é autêntico, seja ou não explicado em termos médicos.
Os sintomas podem ou não estar associados a uma outra condição médica.
Portadores do transtorno apresentam níveis muito elevados de preocupação a respeito de doenças. Eles avaliam seus sintomas corporais como indevidamente ameaçadores, nocivos ou problemáticos e com frequência pensam o pior a respeito da própria saúde. Mesmo quando há evidência do contrário, alguns pacientes ainda temem a gravidade médica de seus sintomas. No transtorno de sintomas somáticos grave, as preocupações acerca da saúde podem assumir um papel central na vida do indivíduo, tornando um traço da sua identidade e dominando as relações interpessoais.
Os indivíduos geralmente sentem angústia, a qual é sobretudo focada em sintomas somáticos e em seu significado. Quando questionados diretamente a respeito de seu sofrimento, alguns o descrevem como associado a outros aspectos de suas vidas, enquanto outros negam qualquer fonte de sofrimento que não os sintomas somáticos. A qualidade de vida relacionada à saúde é com frequência prejudicada, tanto física quanto mentalmente. No transtorno de sintomas somáticos grave, o prejuízo é marcante e, quando persistente, pode levar à invalidez.
Há, com frequência, alto nível de utilização de serviços médicos, o que raramente alivia as preocupações do indivíduo. Consequentemente, o paciente pode acabar buscando múltiplos médicos para os mesmos sintomas. Esses indivíduos muitas vezes parecem não responder a intervenções médicas, e novas intervenções podem apenas exacerbar os sintomas presentes. Algumas pessoas com o transtorno parecem incomumente sensíveis aos efeitos colaterais de medicamentos; outras sentem que a avaliação e o tratamento médico foram inadequados.
Sim, é possível sentir sintomas que não existem. Esta condição é conhecida como síndrome de hipocondria, que é caracterizada por preocupações exageradas com a saúde e a possibilidade de desenvolver doenças graves. Esta condição pode levar a sintomas físicos, como dor, tontura, falta de ar, etc., que não têm uma causa física. Se você está preocupado com os sintomas que está sentindo, é importante procurar ajuda médica para descartar qualquer doença física e, se necessário, tratar a ansiedade e a hipocondria.
É possível sim sentirmos sintomas que não existem fisicamente. Isso tem muito a ver com a ansiedade. Ela pode nos deixar hipervigilantes e mais sensíveis com alguns temas ou estímulos. Isso pode fazer com que qualquer pequena reação corporal do dia a dia te deixe em situação de alerta extremo. É possível que isso gere um efeito 'bola de neve', que quanto mais você fica ansioso, mais sente sintomas físicos que não existem e isso alimenta a ansiedade. De alguma forma é positivo saber que você esquece disso em alguns momentos e nem tem sintomas, esse é um dado importante a seu favor. O mais importante é você cuidar dessa ansiedade em um processo terapêutico, entender o sentido e o papel desses sintomas dentro do seu histórico de vida, da sua personalidade e do momento atual.
Sim, na hipocondria há justamente a crença de que se tem uma doença, mesmo que os sinais médicos não existam ou não sejam diretamente relacionados a doença em questão. Penso que você não deve se preocupar, mas buscar tratamento. Abraço.
O que a psiquiatria hoje chama de hipocondria fazia parte dos quadros de histeria de Freud. Freud falou em sublimação das carcteristicas histericas, que é especificamente o que voce falou que enquanto faz outras coisas voce não pensa na hipocondria. Terapeuticamente é uma questão complexa de treinamento da atenção, que envolve muitos niveis de abordagens terapeuticas, mas ao final, é possivel que a pessoa fique livre desta hiperatenção a hipocondria.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250