Boa tarde. Cuido de minha mãe, que sofreu fratura e tem outras limitações físicas. Tenho dificuldades

11 respostas
Boa tarde. Cuido de minha mãe, que sofreu fratura e tem outras limitações físicas. Tenho dificuldades nos cuidados pois me irrito facilmente com ela e suas manias. Estou decepcionado com o modo como a trato. O que devo fazer para controlar a irritabilidade?
A vivência com o outro que se encontra em processo de adoecimento, muitas vezes, desperta no próprio cuidador uma série se sentimentos e afetos. O mundo subjetivo pode ser invadido pela vivência de dor e sofrimento que aquele outro está sentido. É importante avaliar como este campo está afetando e se necessário buscar um profissional de psicologia que possa, conjuntamente, cuidar deste lugar que está tocando e mobilizando.

Terapia EMDR e meditação podem te ajudar.
Olá, boa tarde! Um acompanhamento psicológico poderia te ajudar muito, não só a controlar sua irritabilidade, mas a entender melhor ela, de onde ela vem, que função ela está exercendo na sua vida, e como lidar com o que quer que esteja gerando-a. Além disso, cuidar de pessoas com algum tipo de fragilidade pode sobrecarregar emocionalmente e esse acompanhamento psicológico pode te ajudar a estar nessa função de forma mais saudável para você também, sem passar dos seus limites. Espero ter ajudado! Estou à disposição.
Cuidar de outra pessoa e ser responsável por ela, é emocionalmente e fisicamente desgastante. Um psicólogo pode ajudar bastante a controlar sua irritabilidade e ansiedade, te ajudar no seu emocional. Procure um psicologo(a). Você terá inúmeros benefícios.
Espero ter ajudado! Um grande abraço.
De fato, a função de cuidador/a não é nada fáci !
Além de tentar ajuda de mais alguém, procure por uma psicoterapia para ajudar a si mesmo, saber se colocar no lugar em alguns momentos, colocar seus limites em outros e ter vida própria também.
O cuidador é alguém que além dos próprios problemas carrega problemas de uma outra pessoa. A carga emocional duplica. É realmente complicado dar conta de tudo. Muitas doenças emocionais surgem desse processo. É importante nesse momento se cuidar para ficar emocional e fisicamente bem para cuidar de sua mãe. Procure ajuda psicológica para te auxiliar nesse processo. Num avião quando acontece uma pane, a orientação é que utilizemos a máscara de oxigênio antes de ajudar outras pessoas. O autocuidado do cuidador é imprescindível. Assim, estará mais disponível para cuidar de sua mãe e se colocar no lugar dela para entender o quão difícil deve ser para ela também. Espero ter ajudado. Abraços.
A irritabilidade é um esgotamento ou sobrecarga emocional, que precisa ser avaliada, por um profissional psicologo, para entender e compreender em que momentos está irritação se intensifica e como de fato acontece. Portanto, cuidar de outras pessoas requer um equilíbrio emocional muito grande.
A função de cuidadora é desgastante tanto física como emocional . Nesse momento é importante sempre que possível tirar um tempo para você, fazer um relaxamento para aliviar o estresse e a tensão. Ajuda de um profissional de psicologia poderá te ajudar a resolver essas questões auxiliando quanto ao pensamento, comportamento e emoção
Olá! Muito provavelmente, em função dos cuidados direcionados a sua mãe, você encontra-se sobrecarregada e irritada em função da dupla carga emocional. Nesse momento, é fundamental tentar separar os seus problemas, dos de sua mãe, mas nem sempre conseguimos fazer isso sozinhos. Portanto, seria importante o acompanhamento de um profissional da Psicologia para lhe auxiliar, pois os cuidadores precisam estar bem emocionalmente a fim de colaborar positivamente com a recuperação do paciente.
Oi! Ótimo que esteja decepcionado com seu modo de tratá-la e irritado. Diz que algo mudou e é preciso se adaptar. E você, me parece, com sua decepção e irritação, procura adaptar-se. Tenha paciência contigo, se puder. Alinhe a isto ajuda de psicólogos ou psicanalistas. Espero ter ajudado. Abraços.
Olá!! Se a situação é recente, é importante ter paciência com você e com ela. Afinal, é uma fase de adaptação e aos poucos vocês vão se ajustando a esse convívio. Se já tem mais tempo, busque dividir essa atividade com alguma pessoa próxima, familiar próximo ou pessoa de confiança para que você possa descansar. O cuidador muitas vezes esquece de cuidar de si mesmo e, sobrecarregado, termina cansado e irritado. Então procure se alimentar bem, fazer atividade física e ter momentos de lazer. Cuide de você primeiro e estará mais disposto para cuidar dela! Se ainda assim sentir necessidade, busque ajuda profissional! Abraços!