Boa tarde. Meu filho de 12 anos fez avaliação neuropsicológica e foi concluída com Altas Habilidades

6 respostas
Boa tarde. Meu filho de 12 anos fez avaliação neuropsicológica e foi concluída com Altas Habilidades/Superdotaçao e com transtorno de ansiedade generalizada. Qual especialidade pode ajudá-lo?
Dra. Ilza Melo
Neurologista, Especialista em clínica médica
Juiz de Fora
Boa noite! Você poderá procurar um médico psiquiatra ou neurologista (Para avaliar e tratar a ansiedade),bem como o mesmo deverá fazer psicoterapia, para ajudá-lo a contornar os obstáculos que estas características impõe. Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Fernanda Biondo
Psicólogo, Psicanalista
Londrina
Olá... Com o diagnóstico em mãos, agora é hora de você procurar um profissional da psicologia para ajudá-lo a enfrentar os obstáculos e se conhecer melhor. A psicoterapia o acalmará e o ajudará a se conhecer melhor, podendo, então, desfrutar de suas habilidades sem que isso traga prejuízos para ele e para toda a família.
Estou a disposição...
Att Fernanda Biondo
 Gustavo Xavier Ferraz
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Olá, o transtorno de ansiedade generalizada é um sintoma que pode ser melhorado com a ajuda de um psicólogo e se necessário, intervenção medicamentosa com um psiquiatra. Com relação às altas habilidades, é interessante procurar uma escola ou professores que possam ajudar o seu filho a desenvolver cada vez mais, se ele quiser desenvolver ainda mais estas habilidades. O diagnóstico de superdotação também pode vir a deixa-lo mais ansioso, visto que assim, mais expectativas serão colocadas sobre ele. É sempre importante lembrar que aos 12 anos, um adolescente passa por diversos momentos novos e que geram por si só a ansiedade, por isso um acompanhamento psicológico com um psicólogo pode ajudar ele a lidar melhor com estas situações.
 Gabrielly Oliveira
Psicólogo
Barueri
Olá, um psicólogo e/ou neuropsicólogo pode apoiar no processo de psicoeducação (que é uma abordagem terapêutica que busca promover ao paciente, e seus familiares e cuidadores, uma ampliação do conhecimento sobre a condição diagnosticada e o processo de tratamento) além de conduzir o manejo da ansiedade.
Um trabalho interdisciplinar também incluiria uma avaliação psiquiatra e uma atuação junto à escola que deve focar nas
Políticas educacionais para a Inclusão e nas práticas educacionais de atendimento ao Aluno com Altas Habilidades/Superdotação.
Manejando o ambiente familiar e escolar, focando no desenvolvimento das habilidades e criando um ambiente estimulante pode favorecer um ambiente de crescimento e mitigar fatores intensificadores da ansiedade.
Olá! Sugiro o acompanhamento multi em neurologia, psicologia, terapia ocupacional.
 Camila Moura
Psicólogo
Aracaju
Indico ajuda psicoterápica para ajudá-lo com os sintomas de ansiedade generalizada que é um transtorno de ansiedade que gera alto custo emocional e grau de incapacitação se não tratado.A psicoterapia também pode ajudá-lo a lidar com esta superdotação que pode gerar no adolescente sensação de estar deslocado e pode ser um fator gatilho também para sua ansiedade. É importante avaliação psiquiátrica também, visto que se trata de um transtorno de saúde mental

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1115 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.