Boa tarde. Meu filho de 12 anos fez avaliação neuropsicológica e foi concluída com Altas Habilidades
6
respostas
Boa tarde. Meu filho de 12 anos fez avaliação neuropsicológica e foi concluída com Altas Habilidades/Superdotaçao e com transtorno de ansiedade generalizada. Qual especialidade pode ajudá-lo?
Boa noite! Você poderá procurar um médico psiquiatra ou neurologista (Para avaliar e tratar a ansiedade),bem como o mesmo deverá fazer psicoterapia, para ajudá-lo a contornar os obstáculos que estas características impõe. Um abraço
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá... Com o diagnóstico em mãos, agora é hora de você procurar um profissional da psicologia para ajudá-lo a enfrentar os obstáculos e se conhecer melhor. A psicoterapia o acalmará e o ajudará a se conhecer melhor, podendo, então, desfrutar de suas habilidades sem que isso traga prejuízos para ele e para toda a família.
Estou a disposição...
Att Fernanda Biondo
Estou a disposição...
Att Fernanda Biondo
Olá, o transtorno de ansiedade generalizada é um sintoma que pode ser melhorado com a ajuda de um psicólogo e se necessário, intervenção medicamentosa com um psiquiatra. Com relação às altas habilidades, é interessante procurar uma escola ou professores que possam ajudar o seu filho a desenvolver cada vez mais, se ele quiser desenvolver ainda mais estas habilidades. O diagnóstico de superdotação também pode vir a deixa-lo mais ansioso, visto que assim, mais expectativas serão colocadas sobre ele. É sempre importante lembrar que aos 12 anos, um adolescente passa por diversos momentos novos e que geram por si só a ansiedade, por isso um acompanhamento psicológico com um psicólogo pode ajudar ele a lidar melhor com estas situações.
Olá, um psicólogo e/ou neuropsicólogo pode apoiar no processo de psicoeducação (que é uma abordagem terapêutica que busca promover ao paciente, e seus familiares e cuidadores, uma ampliação do conhecimento sobre a condição diagnosticada e o processo de tratamento) além de conduzir o manejo da ansiedade.
Um trabalho interdisciplinar também incluiria uma avaliação psiquiatra e uma atuação junto à escola que deve focar nas
Políticas educacionais para a Inclusão e nas práticas educacionais de atendimento ao Aluno com Altas Habilidades/Superdotação.
Manejando o ambiente familiar e escolar, focando no desenvolvimento das habilidades e criando um ambiente estimulante pode favorecer um ambiente de crescimento e mitigar fatores intensificadores da ansiedade.
Um trabalho interdisciplinar também incluiria uma avaliação psiquiatra e uma atuação junto à escola que deve focar nas
Políticas educacionais para a Inclusão e nas práticas educacionais de atendimento ao Aluno com Altas Habilidades/Superdotação.
Manejando o ambiente familiar e escolar, focando no desenvolvimento das habilidades e criando um ambiente estimulante pode favorecer um ambiente de crescimento e mitigar fatores intensificadores da ansiedade.
Olá! Sugiro o acompanhamento multi em neurologia, psicologia, terapia ocupacional.
Indico ajuda psicoterápica para ajudá-lo com os sintomas de ansiedade generalizada que é um transtorno de ansiedade que gera alto custo emocional e grau de incapacitação se não tratado.A psicoterapia também pode ajudá-lo a lidar com esta superdotação que pode gerar no adolescente sensação de estar deslocado e pode ser um fator gatilho também para sua ansiedade. É importante avaliação psiquiátrica também, visto que se trata de um transtorno de saúde mental
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Estou tomando a 1 mês e meio 20mg se fluoxetina para TAG, depressão e possível toc, depois de umas 2 semanas tomando, senti que melhorou muito, mas agora estou sentindo que está voltando os pensamentos ruins que tinha, além de insônia e ansiedade, não tomo nenhum outro medicamento, apenas esse, pode…
- Olá do nada estou tendo taquicardia mesmo sem estar com ansiedade tenho ansiedade e transtorno do pânico às vezes estou deitada ou quando acordo pela noite meu coração dispara do nada e chega a 160 BPM por minuto quando isso acontece não tem gatilho nenhum só começa a disparar meu coração isso tem a…
- Por que quando temos crise de ansiedade, ficamos preocupado excessivamente com a saúde, com medo de passar mal, e ouvir sobre doenças é um gatilho para crise, achando que pode desenvolver essa doença a qualquer momento?
- Sensação de formigamento em dedo reimplantado é normal?
- Olá, estou usando metoprolol,tomei seis comprimidos, sinto muito enjôo e dor de cabeça, pode ser reação dele mesmo tomando poucos comprimidos?
- Estou tomando paroxetina de 40mg a 19 dias e a ansiedade e o medo aumentaram demais a psiquiatra me passou rivotril sublingual será que realmente essa fase vai passar ?? É uma sensação horrível corpo esquenta demais a cabeça pensa demais é normal isso acontecer?
- Para ansiedade precisa de psiquiatra e psicóloga? É bom passar nos dois profissionais?
- Os energéticos pode piorar ansiedade, síndrome de pânico e ataques de pânico ?
- Comecei tomar amitriptilina por 4 dias, nesses dias fiquei tendo choquinhos no rosto, médico mediu para eu parar de tomar, quando parei os choques pararam porém uma semana depois voltou e persistiu por uns 4 dias, ai depois parou, porém uns 14 dias depois esses choques voltaram agora no corpo também,…
- Olá, boa noite! Estou com alto estresse e com ansiedade, estou sentindo minha vida familiar, profissional e acadêmica prejudicada, já que até o foco e concentração não estou tendo, além da compulsão alimentar. Meu médico receitou bupropiona e escitalopram. Estou com muito medo de tomar, em especial…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1115 perguntas sobre Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.