Boa tarde. Meu filho de 12 anos fez avaliação neuropsicológica e foi concluída com Altas Habilidades

6 respostas
Boa tarde. Meu filho de 12 anos fez avaliação neuropsicológica e foi concluída com Altas Habilidades/Superdotaçao e com transtorno de ansiedade generalizada. Qual especialidade pode ajudá-lo?
Boa noite! Você poderá procurar um médico psiquiatra ou neurologista (Para avaliar e tratar a ansiedade),bem como o mesmo deverá fazer psicoterapia, para ajudá-lo a contornar os obstáculos que estas características impõe. Um abraço

Olá... Com o diagnóstico em mãos, agora é hora de você procurar um profissional da psicologia para ajudá-lo a enfrentar os obstáculos e se conhecer melhor. A psicoterapia o acalmará e o ajudará a se conhecer melhor, podendo, então, desfrutar de suas habilidades sem que isso traga prejuízos para ele e para toda a família.
Estou a disposição...
Att Fernanda Biondo
Olá, o transtorno de ansiedade generalizada é um sintoma que pode ser melhorado com a ajuda de um psicólogo e se necessário, intervenção medicamentosa com um psiquiatra. Com relação às altas habilidades, é interessante procurar uma escola ou professores que possam ajudar o seu filho a desenvolver cada vez mais, se ele quiser desenvolver ainda mais estas habilidades. O diagnóstico de superdotação também pode vir a deixa-lo mais ansioso, visto que assim, mais expectativas serão colocadas sobre ele. É sempre importante lembrar que aos 12 anos, um adolescente passa por diversos momentos novos e que geram por si só a ansiedade, por isso um acompanhamento psicológico com um psicólogo pode ajudar ele a lidar melhor com estas situações.
Olá, um psicólogo e/ou neuropsicólogo pode apoiar no processo de psicoeducação (que é uma abordagem terapêutica que busca promover ao paciente, e seus familiares e cuidadores, uma ampliação do conhecimento sobre a condição diagnosticada e o processo de tratamento) além de conduzir o manejo da ansiedade.
Um trabalho interdisciplinar também incluiria uma avaliação psiquiatra e uma atuação junto à escola que deve focar nas
Políticas educacionais para a Inclusão e nas práticas educacionais de atendimento ao Aluno com Altas Habilidades/Superdotação.
Manejando o ambiente familiar e escolar, focando no desenvolvimento das habilidades e criando um ambiente estimulante pode favorecer um ambiente de crescimento e mitigar fatores intensificadores da ansiedade.
Olá! Sugiro o acompanhamento multi em neurologia, psicologia, terapia ocupacional.
Indico ajuda psicoterápica para ajudá-lo com os sintomas de ansiedade generalizada que é um transtorno de ansiedade que gera alto custo emocional e grau de incapacitação se não tratado.A psicoterapia também pode ajudá-lo a lidar com esta superdotação que pode gerar no adolescente sensação de estar deslocado e pode ser um fator gatilho também para sua ansiedade. É importante avaliação psiquiátrica também, visto que se trata de um transtorno de saúde mental