Sinto muita farqueza ,tremedeira ânsia de vômito e tontura a algum tempo ,isso pode ser relacionado

2 respostas
Sinto muita farqueza ,tremedeira ânsia de vômito e tontura a algum tempo ,isso pode ser relacionado a ansiedade?
Dr. Samuel  Miranda
Psicólogo
Feira de Santana
Sim, esses sintomas podem estar diretamente relacionados à ansiedade. Em estados ansiosos, o corpo redistribui o fluxo sanguíneo, altera o ritmo respiratório e libera adrenalina e cortisol. Isso pode gerar tremores, sensação de fraqueza, náusea, tontura e desconforto gastrointestinal, mesmo sem haver uma doença orgânica.
Ainda assim, é importante reforçar: quando esses sintomas são frequentes, intensos ou persistentes, uma avaliação médica é indicada para descartar causas clínicas. Quando os exames estão normais, a ansiedade deixa de ser “hipótese” e passa a ser uma explicação bastante provável... e tratável.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, esses sintomas podem estar relacionados à ansiedade. Em quadros ansiosos, o corpo entra em um estado de alerta excessivo, ativando o sistema nervoso como se houvesse uma ameaça constante. Isso pode provocar manifestações físicas como sensação de fraqueza, tremores, náusea, ânsia de vômito e tontura.
Na Terapia Cognitivo-Comportamental, compreendemos que pensamentos automáticos de perigo ou de perda de controle acabam intensificando essas sensações, criando um ciclo em que a ansiedade gera sintomas físicos e, ao perceber esses sintomas, a pessoa fica ainda mais ansiosa, o que os mantém ou piora.
Ainda assim, é muito importante que causas médicas sejam descartadas, pois algumas condições clínicas podem produzir sintomas semelhantes (como alterações hormonais, anemia, problemas gastrointestinais ou vestibulares).
Quando a origem é a ansiedade, o tratamento em TCC ajuda a identificar gatilhos, modificar pensamentos disfuncionais e desenvolver estratégias para regular a ansiedade e reduzir o medo dos próprios sintomas. Esses sinais não indicam fraqueza, mas uma reação do organismo que está funcionando em estado de alerta prolongado.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1132 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.