Boa tarde. Quanto aos estabilizadores de humor que causam queda de cabelo, existe a possibilidade do

5 respostas
Boa tarde. Quanto aos estabilizadores de humor que causam queda de cabelo, existe a possibilidade do corpo se acostumar com a medicação ao longo do tempo e tal efeito desaparecer? Ainda, uma fase mais depressiva do humor pode aumentar a queda?
Muitos efeitos colaterais melhoram com o tempo de uso, mas não encontrei, na literatura técnica, nenhuma referência à melhora da queda de cabelo com o passar do tempo. No caso do valproato, existem indícios de que o de liberação controlada cause menos perda de cabelos e que compostos contendo zinco ou selênio podem ser úteis. Os esclarecimentos que dou aqui são genéricos e não substituem orientações dadas diretamente por seu psiquiatra. Antes de dar qualquer passo, necessariamente fale com ele.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Cleber Santana
Psiquiatra
Jequié
Olá tudo bem. Sim realmente o efeito dos estabilizadores do humor podem causar queda de cabelo. Nós chamamos isso de alopecia. Geralmente o divalproato, ácido valproico e valproato de sódio é que causam mais comumente a queda do cabelo e tambem os pelos ficam mais quebradiços. Geralmente com o passar do tempo de.uso do remédio geralmente a alopecia desaparece. Mas se o seu corpo for sensível demais ao Remédio aí esse efeito não vai parar. Espeto ter ajudado e saúde na cabeça
 Clara Nicolato
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá, tudo bem? Como respondi anteriormente, alguns medicamentos podem ter efeitos colaterais apenas no processo de adaptação do organismo, como também podem perdurar. Importante que comunique ao médico que lhe receitou e faça um acompanhamento adequado.

Sintomas depressivos podem desencadear outros sintomas como a queda de cabelo sim, pois nosso corpo responde à nossa mente incessantemente. Importante que você elabore, através da fala, suas questões para entender o lugar destes sintomas em sua vida. Sugiro procurar um profissional de saúde mental para ter uma escuta qualificada, olhando o seu caso em sua singularidade e totalidade. Espero ter contribuído. Abs
Dr. William Alves
Psiquiatra
Belo Horizonte
Sobre os estabilizadores de humor e a queda de cabelo, alguns medicamentos — como o lítio, valproato e carbamazepina — podem sim causar queda capilar como efeito colateral, especialmente nos primeiros meses de uso.

Em muitos casos, esse efeito tende a diminuir ou até desaparecer com o tempo, à medida que o corpo se adapta à medicação. Porém, isso não acontece para todos, e a intensidade pode variar de pessoa para pessoa.

Além disso, fases depressivas do humor podem sim contribuir para a queda de cabelo. O estresse físico e emocional associado à depressão pode aumentar a perda capilar, chamada de eflúvio telógeno, que é uma queda temporária e reversível.

Portanto, se você estiver passando por uma fase depressiva, isso pode potencializar a queda de cabelo já causada pela medicação. É importante comunicar ao seu psiquiatra sobre essa queixa para que ele possa avaliar a necessidade de ajustar o tratamento ou investigar outras causas.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá! Sim, alguns estabilizadores de humor podem causar queda de cabelo como efeito colateral, especialmente no início do tratamento. Em muitos casos, o corpo se adapta à medicação com o tempo, e esse efeito tende a diminuir ou desaparecer após algumas semanas ou meses.

Além disso, fases depressivas do humor podem, sim, contribuir para o aumento da queda de cabelo, já que o estresse emocional e alterações hormonais associadas ao quadro depressivo influenciam negativamente a saúde dos fios.

Se a queda de cabelo estiver muito intensa ou persistente, é importante conversar com seu médico para avaliar se é necessário ajustar a medicação ou buscar outras causas para o problema.

Estou à disposição para acompanhamento psiquiátrico acolhedor e cuidadoso. Você não está sozinha e merece o melhor cuidado para seu bem-estar.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Neuza Amirati Uchoa

Neuza Amirati Uchoa

Psicólogo

Fortaleza

Jéssica Boff

Jéssica Boff

Psicólogo

Caxias Do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 972 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.