Bom dia. A Anamnese é realizada apenas durante a primeira sessão?
20 respostas
Bom dia. A Anamnese é realizada apenas durante a primeira sessão?
Boa noite. Sim, a anamnese pode ser feita na primeira sessão, quando o profissional de saúde vai fazer uma entrevista com o paciente para conhecer suas queixas e suas dores.
Alguns profissionais não cobram por esta primeira entrevista. Outros sim. Não há uma regra. Depende de cada profissional

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia, sim a anamnese é onde o profissional recolher as primeiras e as mais importantes informações da família e do próprio paciência, assim irão ter um norte para se organizar com as avaliações ou o um início de uma terapia.

Olá! Geralmente fazemos uma entrevista inicial que é realizada com os pais ou responsável que trouxe a criança ou adolescente ao consultório, (Anamnese). Nesse primeiro momento iremos ouvir a queixa e fazer as anotações necessárias que foram significativas na vida do sujeito. Como também, explicar sobre a avaliação, as possíveis intervenções que poderão ser realizadas após a avaliação e fazer o agendamento dos horários.

No processo psicoterapeutico a anamnese é sempre feita na primeira ou nas duas primeiras sessões porque precisamos de um norte para começar o tratamento e quais técnicas vamos aplicar. No processo psicopedagógico que é composto por 10 sessões, onde se vai avaliar o cognitivo tem muitos profissionais que fazem a anamnese na penúltima sessão, pois eles acreditam que se fizerem antes vai influenciar na aplicação dos testes e na interpretação, ou seja você não estará aberto para avaliar todas as hipóteses diagnósticas, e, portanto fazendo no final pode confirmar sua hipótese. Espero ter te ajudado.

Há modelos de intervenção psicopedagogica que coloca a escuta familiar depois da escuta da criança. Depende da demanda levantada na entrevista. Depende do sujeito e da família do sujeito. A anamnese me traz o histórico da vida da criança/adolescente/ adulto/ idoso e irá auxiliar e nortear a investigação/intervenção. Pode ser na primeira sessão ou na segunda.

Bom dia. A anamnese é realizada na primeira consulta. É o momento em que o profissional identifica os problemas que estão atrapalhando o desempenho da pessoa na escola ou na vida. A partir daí, tratando-se de questões emocionais na vida adulta, a terapia se inicia. Tratando-se de dificuldades em crianças ou adolescentes, são feitas 5 consultas de avaliação é uma última que é a devolutiva. Nesta, O profissional explica detalhadamente cada área do desenvolvimento que foi avaliada, fornece um relatório e explica os objetivos de tratamento. Espero ter ajudado no esclarecimento. Desejo que tudo fique bem.

Na POL- Psicanálise Online Lacaniana a anamnese atravessa todo o processo.As primeiras sessões estabelecem apenas algumas referências sobre o histórico clínico e parental do paciente.

Na psicoterapia, a anamnese acontece na primeira ou nas duas primeiras sessões. O que não significa que não possa ser retomada ao longo do processo terapêutico.

Geralmente a anamnese ocorre nas primeiras sessões podendo ser retomada depois quando necessário, no caso da psicopedagogia ela pode ou não ser feita na primeira sessão, alguns profissionais preferem fazê-la na oitava ou nona sessão para que não haja interferência na interpretação dos testes aplicados

Olá!! A anamnese é uma entrevista mais estruturada onde o profissional irá buscar informações de todo o desenvolvimento da criança. Não necessariamente ela ocorre nas primeiras sessões, depende do fundamento teórico que o profissional está embasado, bem como a analise de cada situação. Geralmente faço a entrevista inicial, para colher algumas informações básicas sobre a situação atual da criança. Durante as primeiras sessões somente com a criança priorizo compreender-la o que ela me apresenta e depois agendo anamnese com os pais.
Neste momento de pandemia estruturo o meu atendimento on-line também desta forma, sempre fazendo as adaptações necessárias para compreender o processo e as relações da criança com o ensino-aprendizagem visando ampliar as possibilidades de aprendizagem.

Olá!! Cada profissional tem sua forma e maneira de atuar. No meu caso, faço a anamnese com a família antes da primeira sessão com o criança. Nessa sessão com a família, converso para saber sobre a vida do paciente e o motivo da procura por atendimento psicopedagógico. O contato com a família é realizado sempre após as sessões e se surgirem novas dúvidas serão marcados outros horários com a família.

Boa noite
Penso que a anamnese pode ser de acordo com o melhor momento para cada profissional. No atendimento com criança, prefiro ter o primeiro momento com os pais para entender a queixa, combinar o contrato de atendimento, quantas sessões até nosso próximo encontro, valores, horários, tirar dúvidas... A anemnese acontece entre a 5°a 8° sessão, dependerá da transferência, 9° sessão com a escola, onde confirmo as hipóteses e 10° sessão com os pais, para a devolutiva e refazer o contrato para a continuidade das sessões.

Boa noite!
A anamnese pode ser feita em qualquer momento que o terapeuta julgue ser melhor para a avaliação.
No meu caso (minha avaliação tem uma média de 10 sessões) eu faço uma entrevista inicial com os pais, ouvindo a queixa principal e combinamos as datas e valores.
Inicio as sessões com a criança/jovem, e só mais ao final da avaliação faço a sessão da anamnese. Porém, cada profissional tem sua maneira de proceder, e todas são válidas.
Eu prefiro ao final, porque tenho oportunidade de conhecer melhor a criança, para que no momento da anamnese eu também saiba de quem estamos falando.

Olá! Anamnese significa "História de vida do paciente". Ela é iniciada na primeira sessão com o profissional para que ele entenda o que a família apresenta como queixa (situação-problema) a ser investigado (avaliação diagnóstica) ou remediado (no caso da intervenção). Mas os profissionais mais experientes utilizam todas as informações das demais sessões como "parte complementar" da sessão inicial (formas da família lidar com a situação, como a escola percebe as dificuldades do paciente, como o paciente "funciona" no dia a dia, enfim...o paciente continua construindo a sua história e todos os sinais e sintomas percebidos no paciente ou no ambiente que o cerca são importantes e compõem o "quebra-cabeça" dinâmico da vida dele.

A anamnese é o início do processo psicoterapêutico. Ela poderá ser realizada em uma ou mais sessões. Através desse processo se estabelece os objetivos a serem atingidos,quais as potencialidades e dificuldades do cliente,pois diante deste cenário será possivel direcionar o tratamento de modo eficaz.

Boa tarde, tudo bem? A anamnese ou "entrevista", como alguns profissionais já chamam, é feita em três etapas sendo: 1- com pais ou responsáveis 2- com a escola ( e professor ou professores, dependerá da série e ou queixa) 3- com o paciente Em minha opinião não é possível fazer todo esse processo em apenas um atendimento. Porém há a possibilidade de se agendar os 3 atendimentos para o mesmo dia. O que duraria no minimo 3 horas ( sendo 1 hora para cada atendimento).

Sim, no caso do atendimento psicopedagógico clínico, alguns profissionais realizam a anamnese antes das primeiras aplicações de provas psicopedagógica, mas existem também outros profissionais que seguem a linha de outras teóricas e realizam as avaliações de acordo a queixa principal, realizando assim uma anamnese posteriormente para não contaminar-se com informões prévias.

Sim. É através da
realização da anamnese que será possível uma
tomada de decisão em relação à escolha de
quais instrumentos serão utilizados para o
processo de investigação clínica, avaliando-se a partir disso quais as
intervenções mais
indicadas a serem oferecidas ao paciente.

Geralmente na primeira sessão eu faço a entrevista inicial pra saber qual a queixa apresentada e a partir da segunda sessão faço a anamnese.

O objetivo da anamnese é colher dados significativos sobre a história de vida do paciente, que pode ser concluída em uma ou mais de uma sessão, depende do caso e do paciente. E somente após a entrevista com os pais e com a criança, o psicopedagogo poderá indicar qual será o tratamento necessário. Caso ele identifique outros problemas, ele poderá indicar um psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, ou outro profissional qualificado para ajudar no tratamento.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Anamnese Psicológica

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.