Bom dia comecei a tomar biopropiona a 3 semanas atrás até me estava a sentir bem a nível de depressã

3 respostas
Bom dia comecei a tomar biopropiona a 3 semanas atrás até me estava a sentir bem a nível de depressão.
O que me aconteceu foi tive muitos mas muitos ataques de tosse e então parei de tomar. Só tenho consulta daqui por algum tempo. Agora voltei outra vez a experimentar no dia de hoje será normal a tosse? Será que vai passar? É que tenho muita pena porque me estava a sentir muito bem com o medicamento.. Muito obrigada
Usualmente os efeitos colaterais dos antidepressivos tendem a diminuir de intensidade ou pararem de acontecer com o uso contínuo da medicação. Tosse é um efeito colateral não tão comum da bupropiona, ocorrendo em 2-4% das pessoas. O ideal é que você mantenha o uso sem interromper para aguardar o tempo necessário para que o efeito colateral possa passar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A tosse pode ser tanto alergica relacionada a algum componente da formula, não obrigatoriamente a bupropiona em si. As vezes comp vermelhos ou de liberação lenta são acrescidos de proteínas que podem vir a desencadear alergia. Outra causa de tosse neste caso pode ser refluxo gastroesofágico já que a bupropiona pode causar nausea , vômitos e se aconselha o uso da medicação com alimento. Volte com seu médico e informe os sintomas.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
O que você está descrevendo é um efeito colateral relatado em algumas pessoas que usam bupropiona (Biopropiona). A bupropiona é um antidepressivo que atua principalmente nos sistemas de dopamina e noradrenalina, e embora não seja muito comum, irritação na garganta ou tosse intensa pode acontecer, possivelmente relacionada a alterações respiratórias, aumento da secreção ou sensibilidade da mucosa.

Em muitos casos, esse tipo de efeito tende a diminuir após alguns dias ou semanas, à medida que o organismo se adapta ao medicamento. No entanto, se a tosse for intensa, persistente, vier acompanhada de falta de ar, febre ou chiado no peito, não deve ser ignorada e você deve procurar atendimento médico antes da próxima consulta.

Demonstro preocupação com seu bem-estar e entendo que seja frustrante interromper um medicamento que ajudava seu humor. É importante não suspender ou reiniciar sozinho por longos períodos sem orientação médica, mas você pode observar se a tosse melhora nos primeiros dias da reiniciação.

Recomendo registrar os sintomas e informar seu psiquiatra na próxima consulta. Estou disponível para esclarecer dúvidas online e ajudar a avaliar se os benefícios da bupropiona podem superar os efeitos adversos no seu caso.

Especialistas

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Thiago Alcantara

Thiago Alcantara

Psicólogo

Goiânia

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 972 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.