Bom dia Ficar no sol por 20 min é o suficiente para pegar vitamina D ? Eu ficava por 30 min ma

5 respostas
Bom dia
Ficar no sol por 20 min é o suficiente para pegar vitamina D ?

Eu ficava por 30 min mas estou muito queimada, aí quero diminuir o tempo.

Se alguém puder me ajudar, fico grata
Olá! 15 a 20 minutos ao dia, sem protetor, são suficientes para que seu corpo mantenha bons níveis de Vitamina D. Vi que sua pergunta está relacionada ao Roacutan, nesse caso, se você está fazendo uso desse medicamento, eu recomendaria não ficar no sol sem proteção solar durante todo o tratamento, já que um dos efeitos colaterais é o ressecamento da pele e isso pode piorar com a exposição solar gerando queimaduras que podem se tornar um problema.

Durante o tratamento com o Roacutan, o ideal seria avaliar seus níveis de Vitamina D através de exames e então fazer suplementação caso seja necessário, tanto se houver deficiência, quanto para manter seus níveis adequados sem a necessidade de exposição solar.

Espero ter ajudado! Caso queira, marque uma consulta comigo para que eu possa avaliar seus níveis atuais de Vitamina D e a necessidade de suplementação!

Bom Dia! A exposição solar é uma das formas de obtenção de vitamina D, uma vitamina essencial para a saúde óssea e imunológica. No entanto, o tempo necessário para sintetizar a vitamina D pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de vários fatores, como a cor da pele, a latitude do local onde você está, a estação do ano e a hora do dia.

Sempre, para a maioria das pessoas, cerca de 10 a 30 minutos de exposição solar direta em áreas expostas da pele (como braços, pernas e rosto) algumas vezes por semana são suficientes para produzir vitamina D de forma adequada.

No entanto, é importante lembrar de tomar algumas precauções ao se expor ao sol para evitar danos à pele, como queimaduras solares. Se você ficar muito queimado, é recomendável reduzir o tempo de exposição e considerar o uso de protetor solar com FPS adequado para sua pele. O protetor solar ajuda a proteger a pele dos raios UV prejudiciais, mas ainda permite que você absorva a vitamina D de forma adequada.

Além disso, para garantir um aporte adequado de vitamina D, especialmente em situações em que a exposição solar não é suficiente, você também pode considerar a ingestão de alimentos ricos em vitamina D, como peixes gordurosos (salmão, atum), gema de ovo e alimentos fortificados, como leite e cereais.

Lembrando sempre de consultar um profissional de saúde para obter orientações específicas para o seu caso individual. Cada pessoa tem necessidades e reações diferentes, e um profissional pode ajudá-la a encontrar a melhor abordagem para obter vitamina D de maneira segura e eficaz.
A síntese de vitamina D precisa da exposição solar sem protetor, dado que a exposição aos raios solares podem causar riscos a pele, como queimaduras e aumento da incidência de câncer, a suplementação é muito mais segura de você conseguir atingir os níveis ideais e mantê-los independente do clima e nível dos raios UV.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 250
Olaa, geralmente a exposição solar por poucos minutos não fará mal, importante ver com um médico dermatologista seu caso, mas sobre a vitamina D, depende do valor que está no exame de sangue e se toma anticoncepcional que diminui vit D também, então pode ser necessário uso de suplementação para aumentar de uma forma mais eficiente a princípio! Agende consulta e veja as possíveis deficiências nutricionais e organizar a alimentação para seu caso!
Oii, depende.
Depende da sua necessidade e do horário que está se expondo ao sol