Bom dia. Sou pai do Gabriel, ele tem 6 meses e meio e há 3 meses +- deu de não dormir mais de uma

6 respostas
Bom dia.

Sou pai do Gabriel, ele tem 6 meses e meio e há 3 meses +- deu de não dormir mais de uma hora seguida a noite. Uma vez ou outra ele dorme umas 4h seguida, mas isso é raro. Ele tira os cochilos de +- 1h umas 4 vezes no dia. Temos a rotina do sono desde os 2 meses e ele clinicamente esta 100% saudável, segundo a pediatra. Ela nos indicou passá-lo em um neurologista para avaliá-lo, porém não acredito que seja problema neurológico. Ele já esta comendo frutas, verduras, legumes, arroz, feijão e frango, tudo feito sem óleo e sem sal. Ele não come nenhum tipo de doce e não toma refrigerantes nem suco, somente água e leite materno. Existe alguns procedimentos básicos para garantir o sono do meu picoco?

Durante o dia ele não apresenta irritação, é como se ele tivesse dormido a noite toda, acorda com o sorrisão lindo no rosto.

Obrigado.
Boa noite, seria interessante fazer um diário da rotina do bebê, para ver se houve alguma mudança na mesma... será q autoimagem soneca do dia não estão sendo muito tarde? O horário que está sendo a última mamada!!! Mas
O mais importante é passar por uma avaliação pediatrica para uma anamnese mais detalhada e assim decidir a necessidade de um especialista...

Olá, eu sugiro que diminua as sonecas diurnas, para evitar a insônia do Gabriel. Parece que o metabolismo está alterado. Não entendi porque a criança não come sal nas refeições. A criança dorme com os pais?
Vai uma dica legal para mudanças de hábitos do sono no bebê. httpp://gnt.globo.com/programas/bons-sonhos/ abraço
Queixas relacionadas ao sono do bebê estão entre as mais comuns para novas mães e pais.
Os pais ficam exaustos e tentam de qualquer maneira resolver algo que pode levar um tempo até que eles durmam a noite inteira. Isso não quer dizer que há algo errado. Diversos fatores podem influenciar o sono de bebês.
Pouca gente sabe, mas bebês precisam aprender a adormecer sozinhos. O ponto é que não existe fórmula exata para garantir que seu bebê durma a noite inteira, entretanto, pode-se adotar algumas atitudes para auxiliar nesta questão. A dificuldade é encontrar uma rotina que funcione tanto para vocês, quanto para seu bebê. Por exemplo, alguns bebês adormecem melhor a partir do estabelecimento de uma rotina sempre igual e no mesmo horário antes do sono noturno como banho, luz baixa, uma história ou música tranquila, amamentação.
Seu filho pode estar passando também por saltos de crescimento ou de desenvolvimento que podem interferir no sono do bebê. Nesse caso, tende a ser transitório até vir outro salto.
O ambiente também pode ser outro fator. É preciso observar.
Lembre-se cada indivíduo é único, e nem sempre o que funciona para alguns, funciona para outros.
Olá!
Que bom que o Gabriel tem um pai tão atento e está sendo tão bem cuidado. Pela forma como você formulou sua pergunta, infiro que vocês estão muito bem orientados sobre alimentação e rotina de sono, o que é muito bom. Mas o Gabriel tem tido dificuldade em se manter dormindo e dificuldade em voltar a dormir sozinho. Vamos pensar juntos.
A primeira coisa que eu te diria é que nós adultos ficamos muito cansados quando somos acordados diversas vezes por noite, mas isso não é um problema para um bebê. Se ele tiver horas suficientes de sono, ele estará descansado, mesmo que todos a sua volta não vejam a hora de ter uma noite de sono inteira novamente!
Não caia no mito que dormindo menos de dia ele dormirá melhor de noite: bons dormidores dormem. E não convém deixar um bebê tão pequeno acordado quando ele dá sinais de sono. O sono e principalmente o sonho são muito importantes para o crescimento e desenvolvimento do bebê.
A hipótese que eu levanto, mas que precisa ser verificada por vocês, diz respeito às interações familiares que ele tem tido. Como a mãe do Gabriel tem enfrentado o puerpério? Ele teve/tem depressão pós parto? Vocês tem estrutura e suporte para que a mãe possa se dedicar a ele sem grandes preocupações extras? A mãe está em condições de fazer essa entrega que é tão intensa e difícil? Será que o Gabriel precisa acordar a noite para se certificar que vocês estão lá para ele? Para se certificar que apesar do sacrifício que é cuidar de um bebê vocês ainda o amam?
Olha, sei que noites mal dormidas são muito difíceis para o casal, mas na idade do Gabriel ele ainda não pede o que não precisa. Espero que vocês possam tolerar essa alta demanda e reassegurá-lo de que vocês estão lá para ele. Quanto mais confiança ele tiver em vocês, maior será a capacidade dele para ficar longe, inclusive para dormir.
Um abraço e boa sorte!
Olá! Antes de responder às questões sempre procuro ler as respostas anteriores de forma que veja se a pergunta já foi respondida de forma assertiva e correta, de forma que a minha não se torne uma mera repetição do que já foi posto.
Como nesse caso, houveram algumas discordâncias entre as respostas, vou me colocar ao lado da opinião da Dra Miriane Toledo Heinrich. Concordo com ela em gênero, número e grau.
Boa sorte com o sono do seu picoco e muita paciência tbm. O bebê passa por fases. Elas têm começo, meio e fim.
Um grande abraço.
Olá . ..
Pode ser uma questão comportamental, a criança trocando o dia pela noite. Como em nossa cultura dormimos a noite, a criança leva um tempinho para entender isto e entrar na rotina.
É importante aos poucos diminuir a soneca diurna.
Gratidão!