Com funciona a terapia com a Gestalt? Era da TCC (Fiz 6 meses de psicoterapia), mas não senti que me

21 respostas
Com funciona a terapia com a Gestalt? Era da TCC (Fiz 6 meses de psicoterapia), mas não senti que me ajudo muito. Vale a pena tentar outras formas?
 Marcel Pessey
Psicólogo, Psicopedagogo
Recife
A terapia Gestalt foca no momento presente e na conscientização, buscando entender como você experimenta e entende determinadas situações. É mais interativa e centrada nas emoções imediatas. Se alguma abordagem não atendeu às suas expectativas, a Gestalt pode oferecer uma abordagem diferente. Experimente! O importante é encontrar uma terapia que ressoe com você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A Gestalt-terapia é uma abordagem fenomenológica, existencial, humanista e trabalha com o aqui e agora, isso não significa que é o passado e futuro são ignorados, contudo é observado como esse passado afeta o hoje do cliente e como o futuro está sendo projetado no aqui e agora. O ser humano é compreendido em sua complexidade e subjetividade, pois entende-se que cada ser é único e é visto para além do sintoma ou daquilo que está lhe causando sofrimento. Além disso, é uma abordagem que valoriza a relação terapêutica, ou seja, a relação de confiança e respeito entre cliente e terapia. Um dos objetivos da Gestalt-terapia é auxiliar o cliente a tomar consciência de si e da sua vida, ajudando-o fazer escolhas mais conscientes e autênticas. Se você não se identificou com alguma abordagem, tudo bem, você pode experimentar outras abordagens até encontrar alguma que faça mais sentido pra você. Dentro da psicologia existem várias abordagens em que você pode experimentar, como Gestalt-terapia, a psicanálise, existencial humanista, psicodrama, esquizoanálise entre outras. O importante é continuar investindo na sua saúde mental. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estou à disposição! Abraços :)
A Gestalt-terapia é uma abordagem diferente da TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) e pode ser uma escolha válida se você não sentiu que a TCC atendeu às suas necessidades. A Gestalt enfoca a conscientização do aqui e agora, a integração dos aspectos da pessoa e o entendimento das relações entre o indivíduo e seu ambiente, podendo assim auxiliar na exploração de sentimentos, pensamentos e comportamentos atuais, bem como promover a compreensão dos padrões recorrentes. Vale a pena tentar uma abordagem diferente para encontrar aquela que melhor se alinha com suas preferências e necessidades. Converse com o psicólogo sobre suas experiências passadas e suas expectativas para entender melhor como a abordagem pode beneficiar você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Maisa Guimarães Andrade
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Achei ótimo você querer saber mais sobre as abordagens que existem na psicologia, até para entender qual está mais de acordo com o que você busca em uma terapia. Como meus colegas já explicaram o que é a Gestalt-Terapia e quais são os outros tipos de abordagem, como psicanalista, quero ajudar você a encontrar uma abordagem com a qual se identifique.

Portanto, vou explicar o que é a psicanálise: essa abordagem foi desenvolvida por Sigmund Freud e continua a influenciar a psicologia clínica. A psicanálise destaca a importância do inconsciente, onde processos mentais ocorrem fora da consciência do indivíduo. A prática da psicanálise geralmente envolve a exploração das camadas mais profundas da mente, buscando compreender como experiências passadas, especialmente da infância, influenciam os padrões de pensamento, comportamento e emoções do paciente.

No contexto prático da psicanálise, as sessões costumam ser realizadas em um ambiente seguro e confidencial. O paciente é encorajado a falar livremente, explorando pensamentos, sonhos e memórias. O papel do psicanalista é atuar como um facilitador, interpretando padrões recorrentes e ajudando o paciente a ganhar insights sobre aspectos inconscientes de sua psique.

A psicanálise busca não apenas aliviar sintomas imediatos, mas também promover uma compreensão mais profunda do self. Isso pode levar a mudanças duradouras na maneira como o paciente se relaciona consigo mesmo e com os outros. A psicanálise acredita que, ao trazer à tona aspectos inconscientes, o paciente pode enfrentar conflitos internos e desenvolver novas formas de lidar com desafios emocionais.

Espero ter ajudado nessa busca. Estou à disposição caso queira conversar. Será um prazer! Grande abraço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Luíza Pedroso Cunha
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá! O que você procura em uma psicoterapia? Depende do que você deseja. Na maior parte das vezes, o investimento não é apenas financeiro, mas no tempo que você disponibiliza para o tratamento. Vale lembrar que a psicanálise não está dentro das psicoterapias e é um método diferente de intervenção.
Espero ter auxiliado!
Dra. Andrea Cirillo Sidi
Psicólogo
São Paulo
Olá sua experiência em psicoterapia ocorreu na Terapia Cognitiva Comportamental e neste momento você busca compreender outras abordagens para fazer a melhor escolha.
A Gestalt terapia como foi bem explicado pelos colegas tem o enfoque do atendimento centrado no cliente é uma abordagem bastante diferente da comportamental, considero que vale a reflexão de que seja qual for a abordagem o mais importante no trabalho terapêutico é a relação de confiança construída entre o cliente e o orientador. A forma como esta relação se estabelece é que fará a diferença em seu processo.
Dra. Taisa Borges Grün
Psicólogo
Florianópolis
Olá!! Sinto muito que você não tenha sentido que a TCC te ajudou neste período. A terapia cognitivo-comportamental é a terapia que mais possui evidências científicas para diferentes problemas psicológicos. Nesse sentido, vale a pena tentar entender o que exatamente você sentiu que não funcionou pra você. Avalie se foi algo da relação terapêutica, por exemplo. Este é um ponto fundamental para o sucesso da terapia e às vezes o vínculo não acontece e o processo fica comprometido. Avalie outras abordagens, mas não descarte a possibilidade de buscar outra profissional que trabalhe com a TCC. Espero ter contribuído para suas reflexões!!
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá! Para além do que foi dito sobre as linhas de psicoterapia, um dos principais fatores para seu progresso no seu processo terapêutico será o quanto você se sente ouvido e à vontade com o profissional. Também sua abertura ao tratamento. Busque uma indicação com conhecidos pois também pode contribuir para sentir segurança!
 Maria Antonia Jubé
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, boa noite. A gestalt terapia tem inúmeras influências e trabalha com o aqui e agora. Vale muito a pena conhecer mais um pouco dela. Qualquer dúvida, estou à disposição, @psimariajube.
A Gestalt assim como as demais abordagems psicologicas oferecem um lugar acolhedor e de escuta, o suporte emocional, o vínculo de confiança entre o paciente/cliente.
Todas as abordagens de certa forma buscam propiciar um processo de fortalecimento interno, autoconhecimento e transformação para ajudar a pessoa a se sentir melhor e recuperar sua saúde emocional.
O que muda mais entre as abordagens são as ferramentas utilizadas para atingir os objetivos. Mas todas visam ao bem-estar da pessoa.
 Bruna Richter
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! Sim, vale a pena investir em algo que lhe atenda e que lhe toque. E isso pode acontecer através de outras linhas, como também por meio de profissionais distintos, ainda na TCC. Achei importante a sua percepção de que essa experiência pregressa com a terapia não tenha lhe ajudado. Possivelmente, essa sensação pode te dar pistas sobre o que você acredita que deveria ser diferente. Ainda nesse sentido, uma questão privilegiada a ser observada, em uma busca futura, poderia ser o real estabelecimento da transferência entre você e seu terapeuta. Ou seja, a presença de um vínculo genuíno que permita com que você se sinta segura e acolhida para se abrir, inclusive quando o processo não estiver caminhando na direção que você desejava. E isso pode ocorrer através de profissionais da Gestalt - usualmente mais voltados para o presente e para a pessoa - mas, como mencionado acima, pode acontecer nas mais diversas abordagens. Desejo que fique bem e espero ter ajudado!
Gestalt explora mais a espontaneidade e autoconhecimento. A eficácia varia de pessoa para pessoa, e explorar diferentes abordagens pode ser benéfico. Além disso, sugiro considerar a Terapia EMDR, eficaz em tratar traumas e distúrbios emocionais, promovendo a cura através da reprocessamento de experiências dolorosas e estimulo de ferramentas mentais benéficas pouco ativadas. Tudo de melhor!
Boa noite.
Sempre vale tentar uma nova abordagem, o que muitas vezes acontece não é que a abordagem não funciona, mas sim que determinada abordagem não se encaixa com o perfil do paciente.
Para um bom resultado dentro do processo terapêutico é muito importante que se tenha empatia, que o paciente confie no trabalho do profissional e que esteja disposto a fazer terapia, pois não é nada fácil a pessoa estar ali por inteiro, aberta as mudanças propostas e principalmente envolvida no processo.
Tente quantas você forem necessárias, com diversas abordagens e diversos profissionais, mas jamais desista de cuidar de você.
 Léa Michaan
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Vale! Pode ser que você não obteve transformações por falta de vinculo terapêutico. Não desista de você; procure um terapeuta mais compatível com você.
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA- Fernando Pessoa
Um abraço,
Lea
Dr. Marcelo Paschoal Pizzut
Psicólogo, Psicanalista
São Sebastião Do Caí
Experimentar diferentes abordagens terapêuticas pode ser muito valioso, especialmente se você sentiu que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) não atendeu completamente às suas necessidades. A Gestalt-terapia, por exemplo, pode oferecer uma perspectiva e abordagem distintas que podem ser mais alinhadas com o que você busca.

Como funciona a Gestalt-terapia?
A Gestalt-terapia se concentra mais no processo do que no conteúdo, o que significa que ela dá grande ênfase à experiência atual (o "aqui e agora") e à consciência. Aqui estão alguns princípios fundamentais:

Consciência: A terapia é centrada em aumentar sua autoconsciência e percepção do momento presente. Isso inclui entender suas emoções, pensamentos, sensações físicas e comportamentos à medida que ocorrem.

Experimentação: A Gestalt utiliza diversas técnicas experimentais, como jogos de roles, diálogo com partes de si mesmo, e outras atividades criativas para explorar emoções e resolver conflitos internos.

Relação Terapêutica: A relação entre o terapeuta e o cliente é vista como central para o processo de cura. O terapeuta e o cliente trabalham juntos de maneira colaborativa, e a honestidade emocional e a autenticidade são muito valorizadas.

Processo de "Gestalt": A terapia visa a integração de partes do self que podem ter sido desconsideradas ou negadas, promovendo um sentido maior de completude e bem-estar.

Vale a pena tentar a Gestalt-terapia?
Se a TCC não foi eficaz para você, explorar a Gestalt pode ser uma boa opção. A TCC é geralmente mais estruturada e focada em resolver problemas específicos e modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais. Em contraste, a Gestalt pode oferecer um espaço mais exploratório e experiencial, que pode ser particularmente útil se você estiver buscando entender melhor suas emoções e a dinâmica de suas relações.

Além disso, vale a pena considerar que cada terapeuta tem seu próprio estilo único, e a qualidade da relação terapêutica é muitas vezes um fator crucial no sucesso da terapia. Por isso, pode ser útil ter uma sessão introdutória com um terapeuta Gestalt para sentir se o estilo e abordagem deles ressoam com você.

Em última análise, encontrar a terapia e o terapeuta certos pode exigir alguma experimentação, mas é um investimento valioso na sua saúde mental e bem-estar. Se sentir que uma mudança de abordagem pode ser útil, definitivamente vale a pena explorar.
Cada indivíduo tem uma visão de mundo, uma forma de estar no mundo e ambas se refletem também na abordagem terapêutica. Para que uma psicoterapia dê certo, é preciso vínculo e para criar vínculo é necessário que você se sinta à vontade com o terapeuta e com a forma como ele conduz o encontro, a psicoterapia. Gestalt-terapia é uma terapia humanista, focada na autoregulação e autorresponsabilização. Acho que vale a pena conhecer e, se não gostar, tentar outras terapeutas e abordagens. O importante é fazer sentido para você!
Olá! parabéns pela pergunta.
A terapia com abordagem Gestaltica considera que situações ou experiências inacabadas do passado podem influenciar a forma como nos sentimos e nos comportamos no presente. Essas experiências não resolvidas ou “inacabadas” são frequentemente trazidas à tona e exploradas na terapia, com o objetivo de permitir que o paciente as resolva e as integre. Acho que vale a pena vc se permitir conhecer. Um abraço!
 Vinícius Eduardo Martino Fonseca
Psicólogo, Psicanalista
Ribeirão Preto
Olá! Se você não sentiu que a abordagem anterior te ajudou, vale muito a pena explorar outras formas de terapia. Cada pessoa tem suas necessidades, e uma abordagem que funciona bem para alguns pode não ser adequada para outros.

Além disso, a psicanálise pode ser uma excelente opção para investigar com mais profundidade os significados inconscientes das suas questões. Enquanto a Gestalt foca no presente, a psicanálise explora a história de vida, os desejos e conflitos internos que podem estar moldando os sentimentos e comportamentos atuais. Se você deseja uma experiência terapêutica mais profunda e reflexiva, a psicanálise pode ser a escolha ideal.

Caso tenha interesse, estou à disposição para te acompanhar nesse processo! Um abraço, Vinícius.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? A terapia com a Gestalt se propõe a trabalhar o aqui e agora, explorando a forma como você vivencia suas emoções e sensações no momento presente, sem a necessidade de análises complexas sobre o passado. Essa abordagem valoriza a percepção do próprio corpo e das experiências imediatas, proporcionando um contato mais direto com o que você sente e vive.

Cada pessoa tem uma resposta única aos diferentes métodos terapêuticos, e é compreensível que, após seis meses de TCC, você sinta que essa abordagem não foi suficiente para atender às suas necessidades. Experimentar a Gestalt pode representar uma oportunidade de explorar novos caminhos e descobrir se uma perspectiva mais focada na experiência vivencial pode te oferecer o acolhimento e a compreensão que você busca.

Do ponto de vista da neurociência, práticas que enfatizam a atenção plena e a consciência corporal podem ajudar a regular as respostas emocionais, influenciando positivamente os circuitos cerebrais envolvidos no processamento do estresse. Essa conexão entre mente e corpo pode oferecer uma experiência terapêutica mais integrada, na qual a compreensão de suas sensações e emoções contribui para o desenvolvimento de novas maneiras de se relacionar consigo mesmo.

Você consegue identificar aspectos na sua vivência atual que poderiam se beneficiar de uma abordagem mais centrada no presente? Que mudanças você imagina que poderiam trazer um maior equilíbrio emocional para o seu dia a dia? E, por fim, como você percebe a possibilidade de aprofundar o autoconhecimento através do contato direto com suas experiências? Caso precise, estou à disposição.
 Julia Trevine
Psicólogo
Itatiba
Com certeza. As abordagens são diferentes formas de olhar para o indivíduo, cada uma tem seus pontos fortes — o mais importante é encontrar aquela que combina com você e com sua forma de sentir e pensar. A Gestalt é um modelo bem único e, ao mesmo tempo, profundo. Ela não se preocupa apenas em entender o que está acontecendo, mas também em como você pode se tornar mais consciente e responsável por suas emoções e reações. É uma abordagem excelente para quem deseja se conectar mais com o corpo, as emoções e encontrar uma maneira de viver de forma mais autêntica.
Dr. Rafael Peixoto
Psicólogo, Terapeuta complementar
Petrópolis
Às vezes, o problema não é a terapia… é o quanto ela realmente combina com o seu momento de vida! Sabe aquela sensação de ir na academia errada, com treino que não tem a ver com o que seu corpo precisa? Na Psicologia é igual: cada abordagem tem um foco diferente. A Gestalt, por exemplo, trabalha muito com o aqui e agora e com a consciência emocional. Mas antes de trocar de método, talvez valha a pena entender melhor suas reais necessidades emocionais. Quer que eu te ajude a descobrir o caminho mais assertivo pra você?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.