Com tantas especialidades diferente da psicologia com qual profissional devo consultar? Nunca consul

50 respostas
Com tantas especialidades diferente da psicologia com qual profissional devo consultar? Nunca consultei mas gostaria de saber se tenho ansiedade ou depressão e etc.
Bom dia como vai
A terapia cognitivo comportamental tem bons resultados nos tratamentos de ansiedade e depressão.
Sugiro que procure fazer uma avaliação para ter mais orientações a respeito. As vezes é preciso avaliar também a parte médica para vermos se precisará do uso de medicação juntamente com a psicoterapia.
Estou a disposição
abraços
Laís Novaes

A terapia cognitivo comportamental é a que tem mais evidências de eficácia em casos de ansiedade e depressão. Como a colega disse acima, o primeiro passo é procurar um médico, que afaste causas clínicas para os sintomas que você vem sentindo. Uma tireoide desregulada, anemia, baixa de testosterona e outras coisas podem causar sintomas parecidos com ansiedade e depressão. São inúmeras abordagens na psicologia mesmo, e isso pode deixar o paciente um pouco perdido, mas o mais importante é você reconhecer que tem um problema e COMEÇAR a buscar ajuda. Se não gostar do psicólogo, vá em outro, até achar um com quem se sinta a vontade, mas não deixe de procurar o tratamento.
Olá!
Dentro da psicologia diversas abordagens tratam da depressão e ansiedade. O mais indicado é que procure um profissional e ao explicar o que vem acontecendo sinta-se a vontade para que o processo aconteça de forma efetiva. Estou a disposição caso queira conversar.
De fato existem diversas abordagens psicoterapêuticas. É interessante que você pesquise um pouco e veja com qual se identifica mais. Porém, independente disso, escolhendo um bom profissional e ocorrendo o vínculo terapêutico no qual você confia nele e no processo que está acontecendo, com certeza você será ajudado e haverá desenvolvimento pessoal. Busque um profissional com o qual você se sinta seguro e confortável, seja por indicação ou por se identificar com a formação do mesmo.
Como definiu a colega acima existem diversas abordagens e a psicoterapia, ou tratamento psicológico, é um processo que tem como objetivo a expressão e a elaboração de sintomas e sentimentos, com a conseqüentemente a mudança no padrão de resolução dos conflitos do sujeito. A psicoterapia favorece o auto-conhecimento, possibilitando ao indivíduo a reflexão sobre diversos aspectos de sua vida, adquirindo maior fortalecimento para tomar atitudes de mudança e lidar melhor com seus próprios sentimentos.
Todos os enfoques são bons desde que haja empatia, comprometimento de ambas as partes também.
Boa tarde. Como você nunca fez terapia, busque apenas por um psicólogo. A abordagem específica depende muito de cada caso. Busque o psicólogo e juntos irão trabalhar e verificar a possibilidade de ser direcionado para uma abordagem específica. Não se prenda a isso! Boa sorte! Bjs
Olá, para te ajudar a entender melhor, eu diria que todos os profissionais formados na ciência da psicologia tem a capacidade de tratar essas doenças/transtornos. O que realmente importa é que você se sinta a vontade para falar de si, ocorrendo então um fluir terapêutico que vai fazer toda a diferença no processo de acompanhamento. Eu poderia dizer para ir nessa ou naquela abordagem de atuação específica, mas isso é muito relativo de paciente para paciente. Portanto, dê o pontapé inicial, agende sua consulta e sinta o espaço. Se for confortável, prossiga, se não, troque, até que encontre um ambiente agradável para se colocar acessível ao tratamento. Sorte!
Boa noite! Independente da linha teórica do profissional, fazer terapia te trará benefícios e te ajudará a lidar melhor com essa suposta ansiedade/depressão.
Existem muitas abordagens dentro da psicologia, sendo as principais e/ou mais conhecidas: psicanálise, analítica de jung (junguiana), behaviorismo ou analítico comportamental, humanistas, cognitivo comportamentais (TCC) e a Gestalt-terapia.
Todo estudante da área de psicologia é apresentado a todas estas teorias e em determinado momento acaba optando em se especializar por uma delas, mas não quer dizer que uma seja melhor do que a outra. Claro que há controvérsias, você certamente irá se deparar com profissionais afirmando que determinada abordagem é melhor.
Se você desconfia que possa estar apresentando quadros de ansiedade e depressão, é porque alguma coisa está te dando sinais que não está como você gostaria, nesse caso, é importante procurar um psicólogo com que você se sinta a vontade para falar sobre suas questões. Independente da abordagem, procure por um profissional que acolha suas dúvidas, medos e angústias com respeito, empatia, que saiba escutá-lo com atenção, que entenda aos poucos a forma como você lida com seus sentimentos e questões diárias, podendo assim, ser um facilitador para a compreensão dos motivos que te levam a não se sentir como gostaria.
Ola , o diagnostico deve ser feito com medico psiquiatra , e fazer o seguimento psicologico , conjunto , numa terapia combinada , para ter certeza do diagnostico passe tambem pelo medico psiquiatra, grande abraço.
Existem diversas abordagens na Psicologia, o ideal é que você pesquise minimamente uma com a qual se identifique e busque um profissional que trabalhe com ela.

Após isso, você vai conhecer e verificar se de fato se sentiu confortável, se sentiu livre pra tratar de suas questões.. caso não se sinta, é hora de partir para outro, mas quando encontrar o seu profissional, fique nele.. a continuidade no tratamento é o passo mais importante depois da busca por ajuda.

Diagnóstico e avaliações clínicas devem ser feitas pelo Psiquiatra, seu psicólogo poderá te recomendar.
A psicologia possui várias abordagens diferentes que tem visões e técnicas específicas e distintas para ajudar os pacientes a lidarem com suas queixas.
É importante pesquisar sobre as abordagens, mas tome cuidado com as fontes que você pode encontrar pela internet. Acho que o melhor a se fazer é procurar por indicações e marcar uma sessão inicial para você ter a oportunidade de conhecer um profissional e tirar suas dúvidas. Se você encontrar alguém por quem você se identifique, tenho certeza que a terapia irá ajudar e você também se identificará com a abordagem utilizada por este profissional.
Sugiro que primeiramente passe por sessões de avaliação e diagnóstico psicológico. Após definido o diagnóstico, busque por tratamentos que tenham maior suporte de evidências científicas. A Sociedade de Psicologia Clínica (Society of Clinical Psychology) da Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association) disponibiliza em seu site uma lista de tratamentos eficazes para vários tipos de transtornos.
Olá! Realmente a psicologia é uma ciência ampla e com diversas ferramentas possíveis. Todas elas são eficientes, o que diferencia é a sua identificação com cada abordagem, afinal, a terapia tem que fazer sentido para você. Se você tem dúvidas, seria bom experimentar mais de uma abordagem para saber com qual delas você mais se identifica.
Acredito que o mais importante é a empatia entre você e o profissional. Se não se sentir a vontade com o profissional que buscou, não conseguirá bons resultados. Nem sempre conseguimos acertar tudo de primeira, mas o importante é começar. Só assim saberá se está no caminho certo. Sugestão, comece com Terapia Cognitiva Comportamental e psicoterapia existencial.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Procure a terapia que te faz se sentir melhor. Se vc gosta de uma terapia com práticas, experimentos, oriento que procure a Gestalt Terapia. Além de conversar, vc ainda irá experenciar a partir de experiencias guiadas sensações para ter insights, e se reorganizar .
Olá. Não existe nenhuma regra para isso. A psicologia tem diferentes linhas teóricas que orientam a atuação do psicólogo. Mas de modo geral todas elas são a sua eficacia. O mais importante é você se sentir bem no processo e na relação com o profissional.
As abordagens podem ser diferentes, mas todo psicólogo poderá orientá-lo (a) sobre ansiedade ou depressão. O importante é procurar ajuda.
Olá! A maioria dos psicólogos, independente da especialidade atende tais queixas. Seria interessante você procurar algum que te agrade para investigar essas questões. Boa sorte.
Faça um teste . Isso
Eh mto pessoal
.
Olá! Os Psicólogos estudam por 05 anos e depois da graduação se especializam em uma abordagem. A abordagem está muito mais ligada a metodologia do que a eficácia em si. Qualquer Psicólogo Clínico irá atender muito bem a sua demanda. Antes de marcar uma consulta seria interessante você fazer uma breve pesquisa sobre as abordagens e metodologia de cada uma, assim você poderá escolher a que está mais de acordo com a sua forma de ver o mundo. A linha teórica orienta a a atuação do Psicólogo mas o importante é que você se sinta confortável durante o processo. O vínculo desenvolvido entre você e o profissional é a chave para o sucesso do tratamento. Cuide-se bem!
Olá! Todo profissional da Psicologia pode ajudar no tratamento da ansiedade e depressão.O importante é que você se sinta a vontade com o psicólogo, que tenha uma boa relação terapêutica. No entanto, a terapia cognitivo-comportamental vem mostrando resultados positivos no tratamento da ansiedade e depressão, e tem por objetivo “reduzir a ansiedade ao ensinar o paciente a identificar, avaliar, controlar e modificar seus pensamentos negativos relacionados à noção de perigos e comportamentos associados. Espero ter ajudado! Estou a disposição para possíveis dúvidas. Abraço!
Olá! Na psicologia existem diversas abordagens psicoterapêuticas. É interessante que você pesquise um pouco e veja com qual se identifica mais e inicie seu processo de autoconhecimento. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Boa tarde ! Todas as abordagens são boas, o importante é você encontrar um profissional de sua confiança e que se sinta bem. Abraço
Olá, como vai?
Todas as abordagens possuem ferramentas e estratégias para auxiliar no que tange ao acompanhamento de sintomas, quadros e queixas por parte do paciente. Encontre aquela com a qual você se sinta mais a vontade, isso fará total diferença quanto a promoção do tratamento e ao desenvolvimento das suas questões e potenciais.
Olá! Para a primeira avaliação, tanto faz um psiquiatra quanto um psicólogo. Hoje, para tratamento da ansiedade e da depressão, o que vem apresentando melhores resultados é um tratamento combinado de psicoterapia e medicação. Fico à disposição! Um abraço, Psicóloga Natália K.
Todas as abordagens são boas, minha sugestão é, escolha um profissional e apenas vá, sem julgamentos, tenho certeza que para o paciente, a abordagem fará pouca diferença, e ao contrário.
O mais importante é que você encontre um bom profissional, que você se identifique, goste da forma que trabalha e faça vínculo. Independente das teorias que ele use, todos estão capacitados para tratar o sofrimento psíquico.
Olá, escolher uma abordagem é muito pessoal, faça uma pesquisa, e aquela que você mais se identificar, procure um profissional. Mas acima disso, vai depender da qualidade do trabalho do psicólogo e se você também se identifica com o profissional. Boa sorte, espero ter te ajudado.
Olá! O mais importante não é abordagem do profissional e sim, o acolhimento e a relação terapêutica. Um abraço!
Olá! Na minha opinião, você não precisa se preocupar, necessariamente, com a abordagem psicoterapêutica. Todas as linhas da psicologia trabalham com questões de ansiedade e depressão, porém a partir de diferentes compreensões e ferramentas. Nada impede que você pergunte sobre a abordagem do profissional que escolher e pesquise a respeito. Existe uma grande diversidade na psicologia, sendo que podemos citar como exemplos: sistêmica, psicanálise, gestalt, cognitivo comportamental, etc. O mais importante é a garantia de um profissional devidamente qualificado e que você se sinta acolhido(a), à vontade. Fico à disposição!
Oi! Mais importante que a especialidade (ou abordagem) é a relação que você pode (ou não) estabelecer com o profissional de saúde. De alguma forma, toda abordagem psicológica dá conta do sofrimento humano. Como orientação básica, eu posso te dizer: deve-se buscar um psicólogo que responda ao que a pessoa quer, ao que ela vai buscar na terapia. Alguém que acolha, que receba, que lhe dê um lugar de fala, que ouça e escute, que veja e enxergue, com o qual a pessoa se sinta bem, ou, se não se sentir bem, que tenha abertura, coragem e confiança de falar sobre isso. A pessoa deve ser escutada, acolhida, reconhecida, enfim, tratada com seus sintomas sem julgamento.
Se você quiser uma visão mais orientada para sua parte física e quiser um apoio medicamentoso para um possível quadro depressivo ou ansioso, procure um psiquiatra.
Se puder aliar o trabalho dos dois profissionais (o psicólogo e o psiquiatra), seria a melhor opção: já se provou que o trabalho destes dois profissionais (em conjunto) oferece os melhores resultados no tratamento de ansiedade e depressão.
Olá, boa tarde. Existem muitas linhas teóricas seguidas nos atendimentos psicoterápicos mesmo. É importante que você (para além da linha), busque um psicólogo que se sinta a vontade, consiga confiar e se identificar. Ambas as linhas têm o mesmo propósito, só seguem por caminhos diferentes.
Olá, como vai? Todas as abordagens são válidas, você pode pesquisar sobre elas e ver qual se identifica mais, porém é fundamental que se sinta confortável e se vincule com o seu psicólogo. Desta forma, as chances de minimizar os seus sintomas e se sentir bem aumentaram consideravelmente. Um braço!
Boa tarde! Os pontos fundamentais para um bom atendimento são:
- A qualificação técnica e ética do profissional: veja o currículo dele, tempo de experiência e se ele está devidamente inscrito no Conselho de classe (CRP).
- Se você se sente à vontade com ele: esse é um critério subjetivo, mas muito importante. Se o profissional for muito qualificado mas você, por algum motivo, não se sentir à vontade, será mais difícil se envolver num processo delicado como a psicoterapia.
A melhor opção para você é consultar um psicólogo clínico. Eles são especializados em transtornos mentais, como ansiedade e depressão, e podem ajudá-lo a entender melhor seus sintomas e tratá-los. A psicanálise pode ser uma boa opção para algumas pessoas, mas é importante lembrar que ela não é a única abordagem para tratar transtornos mentais. Se você estiver procurando tratamento, é importante conversar com um profissional qualificado para descobrir qual abordagem é a melhor para você.
Mais importante do que a abordagem teórica, é a identificação com a abordagem e com o profissional escolhido. Indico a pesquisa sobre as abordagens que julga mais interessante e eleger algum profissional que atenda dentro da perspectiva, todas são capacitadas para identificar se há ansiedade, depressão ou qualquer outro transtorno.
Olá! concordo que se você não tem nenhum conhecimento prévio sobre as abordagens dentro da psicologia, o mais importante é se identificar, ter um vínculo de confiança com o profissional. Olhar os perfis dos profissionais, ler suas respostas para conhecer como pensam, pode ser uma ajuda para escolher.
Olá,
Para fazer um dignóstico, você deve passar em um psiquiatra. No entanto, tenha interesse em um psicólogo que atenda tais demandas, um psicólogo clínico seria o mais indicado :)
Oii, como vc está hoje?
Compreendo que você esteja buscando ajuda para melhorar sua saúde mental, isso é ótimo e mostra um olhar diferenciado para tua saúde mental. É normal ter dúvidas sobre o tipo de terapia ou terapeuta que mais se adequa ao seu caso. No entanto, é importante lembrar que o gênero do terapeuta não é o fator mais importante na escolha de uma terapia eficaz. O que é mais importante é o vínculo e a relação que vcs estabelecem, e como você se sente segura e compreendida durante as sessões. Caso queira me conhecer e meu trabalho, estou à disposição. Eu trabalho com a psicanálise e busco fazer da sessão um lugar de acolhimento. Forte abraço.
Se você está em dúvida sobre qual profissional consultar para avaliar se possui ansiedade, depressão ou outras questões relacionadas à saúde mental, é recomendado buscar um psicólogo. O psicólogo é o profissional mais indicado para realizar uma avaliação psicológica e diagnóstico, além de oferecer o acompanhamento e tratamento adequado.

Os psicólogos são especializados em compreender e tratar as questões emocionais, comportamentais e mentais das pessoas. Eles possuem o conhecimento e as ferramentas necessárias para ajudar a identificar e tratar problemas como a ansiedade, a depressão e outros transtornos.

Ao procurar um psicólogo, você terá a oportunidade de conversar sobre suas preocupações, sintomas e experiências de vida. O profissional poderá avaliar suas necessidades e trabalhar com você para desenvolver estratégias de enfrentamento, promover mudanças positivas e melhorar sua qualidade de vida.

É importante lembrar que cada caso é único, e o psicólogo poderá fazer uma avaliação individualizada para compreender suas necessidades específicas e oferecer o suporte adequado. Não hesite em buscar ajuda profissional, pois um psicólogo estará preparado para te auxiliar nesse processo de autoconhecimento e cuidado com a saúde mental.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Olá, tudo bem? Realmente existem uma série de especialidades dentro da psicologia, bem como linhas teóricas que orientam a analisar e intervir nos casos, contudo temos que nos lembrar que acolher o indivíduo, procurar diminuir o sofrimento, estresse ou desconforto com sua situação atual é uma primazia do trabalho em psicoterapia. Se você está se perguntado sobre, se está com ansiedade ou depressão ( podem estar andando juntas também depressão com sintomas de ansiedade é algo comum) procure um psicólogo que você se sinta confortável para falar o que está sentindo que lhe dê um suporte e procure junto você compreender melhor o que está passando para posteriormente encontrar soluções. Mas entenda que entender que está com problema e procurar ajuda já é seu primeiro passo dado. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá, bom dia. É importante que você procure um psicólogo e psiquiatra para investigar as suas questões e fazer um diagnóstico. Espero ter ajudado, @psimariajube.
Um profissional adequado para ajudar na avaliação de possíveis problemas de ansiedade, depressão ou outras questões emocionais é um psicólogo clínico. Os psicólogos são especializados em avaliar e tratar uma ampla gama de questões mentais e emocionais.

Você pode procurar um psicólogo clínico ou psicoterapeuta. Eles têm o treinamento necessário para fazer uma avaliação inicial de suas preocupações e ajudar a determinar se você está sofrendo de ansiedade, depressão ou qualquer outra questão de saúde mental. A partir daí, eles podem oferecer orientação sobre os próximos passos, que podem incluir aconselhamento, terapia ou encaminhamento para outros profissionais de saúde, se necessário.

Lembre-se de que é importante procurar ajuda profissional se você estiver enfrentando essas preocupações. Um profissional qualificado pode ajudar a identificar suas necessidades e criar um plano de tratamento terapêutico.
Se você está buscando ajuda para problemas de ansiedade ou depressão, um psicólogo é um excelente profissional para consultar. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é frequentemente considerada a abordagem de primeira escolha para tratar esses transtornos. A TCC é baseada em evidências científicas e é altamente eficaz no tratamento de ansiedade e depressão, pois ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento negativos e comportamentos disfuncionais que contribuem para esses transtornos. Começar com um psicólogo que usa a TCC é uma abordagem sólida para obter ajuda e apoio no gerenciamento da ansiedade e da depressão.
A sua principal preocupação deve ser o profissional a ser escolhido, ou seja, se confias e se sente seguro com o mesmo. A abordagem é secundária nessa escolha. Assim, caso você perceba que quer outra linha de abordagem, ou mesmo por sugestão do próprio profissional que está lhe acompanhando, você poderá mudar a abordagem escolhida.

Se você está considerando a possibilidade de ter ansiedade, depressão ou outras questões relacionadas à saúde mental, um bom primeiro passo seria procurar um profissional de saúde mental. Aqui estão algumas opções e as especialidades associadas: Psicólogo Clínico, Psiquiatra, Psicoterapeuta e Médico de Clínica Geral.
Se você tiver um conhecimento das abordagens de Psicologia, o mais indicado é que você selecione a que você se identifica mais, se sentindo mais confortável.

Porém, sugiro uma seleção mais baseada na confiança no profissional que estará fazendo o trabalho, pois os indivíduos atendendo serão muito diferentes, independente da abordagem.
Olá! Todos os profissionais da psicologia, independente da abordagem, possuem ferramentas para te auxiliar. Sugiro que escolha aquele com o qual se sinta confortável para falar livremente de suas questões. Caso deseje conhecer meu trabalho, estou à disposição! Abraços
Olá! Tudo bem? É natural ter dúvidas ao considerar qual profissional consultar pela primeira vez. Quando se trata de questões de saúde mental, incluindo ansiedade, depressão e outras questões emocionais, existem algumas opções que podem ajudar.
Em primeiro lugar, é sempre recomendável consultar um médico que possa lhe auxiliar em uma avaliação inicial da sua saúde física e lhe encaminhar para um profissional adequado, se necessário. Algumas alterações físicas podem ter ligação com questões emocionais. Isso é importante para descartar quaisquer problemas físicos que possam estar contribuindo para seus sintomas, como alterações hormonais, deficiências nutricionais, falta de vitamina, entre outros, que podem manifestar-se como ansiedade ou depressão.
Além disso, já direcionando para responder sua pergunta, os psicólogos são profissionais especializados em questões emocionais e mentais. Durante a sessão de psicoterapia é possível fornecer avaliação, diagnóstico e tratamento para uma variedade de questões, incluindo ansiedade, depressão, estresse, entre outras.
Agora se você está se perguntando sobre como fazer a escolha de um psicóloga, aqui vão algumas dicas:
É importante encontrar alguém com quem você se sinta confortável e que tenha experiência em lidar com os problemas específicos que você está enfrentando.
Todos nós psicólogos aqui do Doctoralia estamos à disposição para lhe atender, você também pode pesquisar online, pedir recomendações de amigos ou familiares.
Compreendo que as abordagens são importantes, mas a identificação com o estilo de trabalho do profissional também se faz necessário. Por isso, pode ser uma excelente ideia agendar uma consulta inicial para conhecer melhor o profissional. Durante essa primeira sessão, você pode discutir suas preocupações, fazer perguntas sobre sua abordagem terapêutica e avaliar se existe uma boa conexão entre vocês.
A terapia oferece um espaço seguro e confidencial para discutir seus pensamentos, sentimentos e preocupações com um profissional treinado.
Havendo interesse, me mande uma mensagem, agenda uma consulta para conversarmos sobre suas preocupações, necessidades e com isso explorar opções de tratamento. Estou aqui para ajudar. Aguardo seu contato! Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, psicóloga Adriana de Araújo