Como a busca por sentido se manifesta no contexto do bullying?

3 respostas
Como a busca por sentido se manifesta no contexto do bullying?
 Michelle Novello
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
A busca por sentido está presente em toda experiência humana, inclusive nas situações de dor, como o bullying. Na perspectiva psicanalítica, o sofrimento vivido nesse contexto não se resume apenas ao que acontece “de fora”, mas também à forma como cada sujeito é afetado e tenta compreender o que isso representa em sua história.

O bullying pode tocar feridas profundas relacionadas à autoestima, à aceitação e ao pertencimento. Diante disso, muitas vezes a pessoa busca entender “por que comigo?”, “o que há em mim que desperta isso? Essas perguntas expressam justamente essa tentativa de encontrar um sentido para o que se vive.

No processo analítico, o objetivo não é dar respostas prontas, mas criar um espaço em que o sujeito possa elaborar essas experiências e construir, pouco a pouco, um novo significado para si e para sua própria história.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No bullying, a busca por sentido aparece quando a vítima tenta compreender o motivo do sofrimento e encontrar um propósito para seguir em frente. Essa busca pode transformar a dor em aprendizado, levando à ressignificação da experiência e ao fortalecimento da identidade pessoal.
A busca por sentido no contexto do bullying pode se manifestar de formas diferentes para quem sofre e para quem pratica a violência. Para a vítima, é comum tentar entender por que aquilo está acontecendo, questionando o próprio valor, a própria identidade ou o lugar que ocupa no grupo. Essa tentativa de dar sentido à experiência pode levar tanto a reflexões profundas quanto a interpretações dolorosas, como a ideia equivocada de que merece o que está vivendo.

Para quem pratica o bullying, a busca por sentido pode aparecer como uma tentativa de obter pertencimento, poder, controle ou reconhecimento social. O comportamento agressivo pode funcionar como uma forma distorcida de afirmar identidade ou aliviar inseguranças internas, mesmo que isso gere sofrimento no outro.

Quando o bullying não é elaborado, ele pode marcar a forma como a pessoa constrói sentido sobre si mesma, os outros e o mundo, influenciando autoestima, confiança e relações futuras. Trabalhar essas experiências em espaços de escuta e reflexão ajuda a ressignificar o que foi vivido, devolvendo sentido de dignidade, valor pessoal e possibilidade de escolha, sem reduzir a pessoa à experiência de violência que sofreu.

(Esta explicação tem caráter informativo e psicoeducativo e NÃO substitui uma avaliação ou acompanhamento com um profissional de saúde mental, que é fundamental para compreender cada caso de forma individualizada e adequada.)

Especialistas

Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Fisioterapeuta

Cacoal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1020 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.