Como a falta de propósito afeta a saúde mental? .

2 respostas
Como a falta de propósito afeta a saúde mental? .
Na TCC, propósito funciona como um “norte” que organiza escolhas e hábitos. Quando ele falta, é comum aparecerem ciclos de inatividade → culpa → desânimo, aumento de ruminação (“pra quê tentar?”), dificuldade de priorizar, sensação de vazio e maior vulnerabilidade a ansiedade e sintomas depressivos. Sem direção, a pessoa adota metas pouco significativas, abandona rotinas de cuidado e reforça crenças de incapacidade. Em terapia, trabalhamos a clarificação de valores, definimos metas SMART por áreas de vida e usamos ativação comportamental (passos graduais e mensuráveis), além de experimentos para testar crenças desmotivadoras e um plano de prevenção de recaídas. Resultado: mais sentido no dia a dia, maior motivação e bem-estar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A falta de propósito fragiliza a saúde mental porque o ser humano precisa sentir que sua vida tem direção e significado. Quando isso não existe, aumentam os sentimentos de vazio, desânimo, apatia e até sintomas depressivos. Sem um senso de para quê, a motivação cai, a autoestima se desgasta e a pessoa pode se perceber perdida ou desconectada de si mesma. Ter um propósito, mesmo que pequeno, inicial, ou em construção ajuda a organizar emoções, sustentar escolhas e nutrir esperança.

Especialistas

Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Mayck Hartwig

Mayck Hartwig

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alzira Pereira Silva Moura Lima

Alzira Pereira Silva Moura Lima

Psicopedagogo

São Luís

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Sabrina Guedes

Sabrina Guedes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1017 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.