Como a internet impacta a saúde mental? .

3 respostas
Como a internet impacta a saúde mental? .
Essa é uma pergunta muito importante. A internet, como qualquer ferramenta, pode ter impactos tanto positivos quanto negativos na saúde mental, tudo depende de como ela é usada e de como ela se conecta com nossas necessidades emocionais mais profundas.

Por exemplo, alguém pode usar as redes sociais em busca constante de validação, curtidas e aprovação, tentando preencher um vazio emocional. Ao mesmo tempo, pode se sentir ainda mais sozinho ou inadequado ao se comparar com os outros.

Outro exemplo, é quando alguém passa muitas horas em jogos, vídeos ou redes como uma forma de escapar de sentimentos difíceis ou realidades dolorosas. Além do que pode ser desencadeado a partir de críticas online, exclusão digital ou bullying, gerando sentimentos intensos de rejeição, vergonha ou abandono.

Por outro lado, a internet pode ser uma fonte de apoio, aprendizado e conexão, especialmente quando usada com consciência e equilíbrio. O importante é entender o que estamos buscando quando acessamos certos conteúdos ou ficamos muito tempo online e se isso está realmente nos fazendo bem ou apenas mascarando feridas emocionais mais profundas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite!

O impacto da internet na saúde mental é complexo. Embora a internet ofereça vantagens como acesso à informação, a possibilidade de manter relacionamentos sociais e apoio online, ela também pode levar a problemas como o isolamento, a dependência, o cyberbullying e a comparação social. Esses efeitos podem variar de indivíduos para indivíduos, exigindo vigilância pessoal. Portanto, é essencial compreender os benefícios e os riscos associados ao uso da internet para manter um bem-estar mental saudável.

Estou à disposição para mais perguntas.

a internet afeta a saúde mental quando passa a ocupar funções que antes eram exercidas por vínculos, descanso, reflexão ou presença corporal.

em clínica, é comum observar que o uso excessivo aparece como tentativa de regulação emocional, alívio de angústia ou fuga do contato consigo mesmo. compreender essa função é mais relevante do que demonizar a tecnologia.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.