Como a terapia existencial pode ajudar a recuperar a autoestima e o senso de valor?

3 respostas
Como a terapia existencial pode ajudar a recuperar a autoestima e o senso de valor?
A terapia existencial pode ajudar a recuperar a autoestima e o senso de valor ao aproximar a pessoa de si mesma, mediar a relação com suas experiências, sentimentos e escolhas, e possibilitar que perceba suas potencialidades e capacidades, reconhecendo seu valor independentemente de julgamentos externos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na terapia existencial, o trabalho sobre a autoestima e o senso de valor acontece a partir da reflexão sobre como a pessoa se relaciona consigo mesma. Mais do que fortalecer uma imagem positiva, a terapia convida a compreender o que está por trás desses sentimentos, como eles se formaram e o que revelam sobre a forma de se relacionar consigo e com o mundo. No processo terapêutico, há um espaço para revisitar experiências e entender como elas moldaram a percepção de si, auxiliando a resgatar o contato com o que realmente tem sentido em sua vida. Esse movimento de elaboração e autocompreensão possibilita um sentimento mais genuíno de valor e pertencimento, que não depende de padrões externos, mas do próprio modo de existir.
Viver é uma experiência desafiadora. Ao longo da vida, todos nós passamos por situações que podem nos atravessar profundamente. Relações desgastantes, expectativas externas, sentimentos conflitantes, cobranças intensas ou momentos que despertam dúvidas sobre nossas próprias capacidades. É nessas circunstâncias que a autoestima e o senso de valor podem se fragilizar, levando-nos a questionar quem somos e do que somos capazes.

A terapia existencial pode ajudar nesse processo ao convidar a pessoa a compreender com mais profundidade quem ela é, quais são seus significados, escolhas e possibilidades. Em vez de focar apenas nos sintomas, essa abordagem explora como a pessoa se relaciona consigo mesma e com o mundo, auxiliando-a a reconhecer suas capacidades, assumir seu papel nas próprias decisões e construir uma narrativa mais autêntica sobre sua trajetória. Com o tempo, esse movimento favorece a reconexão com valores pessoais, fortalece a autonomia e permite que o senso de valor se torne mais claro e consistente.

Especialistas

Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Fisioterapeuta

Cacoal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1020 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.