Como controlar a ansiedade quando um familiar que mora na mesma é contaminado pelo COVID?

28 respostas
Como controlar a ansiedade quando um familiar que mora na mesma é contaminado pelo COVID?
Caro interessado;

A COVID apresentou desafios novos à saúde mental e certamente temos que lidar com novas situações que gerem ansiedade.

O fato é que toda a sociedade vem lidando com uma situação eminentemente ansiosa de uma maneira geral e isso tem sido um desafio po si só.

A COVID é uma doença perigosa, porém respeitando os devidos cuidados os riscos de contaminação se reduzem a niveis "aceitáveis" de acordo com especialistas em infectologia (busque manter espaços arejados, limpos, limpeza corporal, uso de luvas, máscaras e o paciente deve permanecer utilizando um mesmo ambiente e mobiliário exclusivo tanto quanto possível).

Boa tarde, tudo bem? A ansiedade é um sentimento desafiador e lidar com ela sozinho, por vezes é complicado. Concordo com o colega sobre a Covid ter nos trazido novos desafios e para isso, estamos aprendendo juntos como entender e nos organizar com essa nova realidade. Quanto à ansiedade nessa situação específica, é importante entender e criar estratégias que façam sentido para ti, por isso, muitas vezes, o auxílio de um psicólogo é benéfico nesses casos. Qualquer dúvida, me coloco a disposição.
Olá, a situação que estamos passando, por conta do Coronavírus, está atingindo todas(os) nós, inclusive afetando nossa saúde mental.

Algumas respostas de cada pessoa a esta pandemia são esperadas e até saudáveis, de certa forma.

Ficar ansiosa(o) por conviver com um familiar infectado pode significar uma preocupação consigo, mas também com o outro.

São muitos medos e angústias que podem ser vivenciadas nesta situação. É importante ter e fortalecer sua rede de apoio socioemocional.

Claro, se as coisas continuarem difíceis é sempre possível procurar um profissional de saúde. Caso queira conversar mais a respeito me coloco à disposição. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Olá! Quando falamos de ansiedade, o ideal é criarmos estratégias de enfrentamento para lidar com ela, como: Rotina diferenciada, Processos reflexivos, ferramentas que ajudem a administração da crise e atividades de respiração e relaxamento. Há uma gama de possibilidades, entretanto, o funcionamento destas estratégias, depende do seu perfil e o contexto que você está inserido como um todo.
Ao inteiro dispor.
É um momento realmente delicado e desafiador como foi colocado de forma excelente pelos colegas. Veja a possibilidade de você ter um acompanhamento psicológico para lidar com esses sintomas de ansiedade, de cuidar do Outro nesses tempos tão incertos. Que outras questões você já poderia ter antes desse evento especifico? Para cuidar a gente também precisa ser cuidado. Procure um psicólogo ou psicanalista. Um abraço
Em momentos delicados, é importante se atentar à saúde mental, e a forma como se está passando pelas consequências do que está sendo vivido. Nestes casos, é interessante que se possa buscar por psicoterapia, para que com este acompanhamento, sejam elaboradas formas de lidar com a angústia enfrentada.
Olá!
Reforço as orientações já feitas acima: por ser um momento excepcional na nossa história, é normal que nos sintamos mexidos com o que estamos vivendo e com como as coisas estão. Especialmente quando envolve alguém próximo, como um familiar ou um vizinho, por exemplo. Por não ser um momento fácil e simples, é muito importante que você busque uma psicoterapia, para manter um acompanhamento individualizado e próximo a você, com um profissional que você confie.
Olá, essa pergunta é bem pertinente ao nosso contexto. Primeiro é importante você saber que ansiedade é necessária à nossa sobrevivência. É um mecanismo de defesa para a manutenção da nossa existência, assim todos temos certo nível de ansiedade. Porém é importante saber conviver bem com nossa ansiedade sem tantos prejuízos, e atentos se ela tem trazido muito mal estar. Seguindo os protocolos de cuidados e controle da pandemia, essa fase será superada com otimismo com prevenção para que não se desenvolvam quadros psiquiátricos ou psicopatológicos.
Olá. Concordo com meus colegas , o COVID é algo totalmente novo , que está afetando a todos, e a tua pergunta é uma realidade. Como respondeu a minha colega;; a ansiedade faz parte parte da humanidade, ela nos impulsiona a melhorar, a estudar mais para aquela prova, mas pode nos paralisar também, e é quando ela foge do controle que devemos procurar um profissional da aérea da saúde . No seu caso , ela pode te ajudar a se proteger, tomando mais cuidados , ocupando-se em organizar formas de auxiliar essa pessoa que faz parte da sua família e está precisando de ajuda, desta forma você estará desfocando as preocupações,, se mesmo assim continuar com pensamentos mais negativos, agitação corporal ou mesmo irritação , procure um psicólogo.
Me coloco a disposição para qualquer outra dúvida .
Espero que seu familiar esteja já bem .
Ola! Em tempos de pandemia a ansiedade está invadindo diversos lares e as pessoas tendo dificuldades para lidar com ela, procure seguir as orientações médicas, manter os cuidados necessários e não se desespere, precisa passar para o seu familia que tudo vai dar certo. Um terapia on line vai ajudar muito.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 170
Olá
Estamos passando por um momento complicado de pandemia onde sentimentos negativos e a ansiedade e si costumam querer predominar.
Imagino o quanto você deve estar preocupado com o seu familiar e com a saúde de todos em geral.
Hoje a terapia online tem sido uma grande aliada para realizar a terapia. Acredito que será uma boa opção para você.
Olá. Agradeço por compartilhar conosco a sua dúvida. Lamento que o seu familiar tenha se contaminado pelo vírus! Estimo que tudo tenha se encaminhado da melhor forma possível e que ele consiga uma boa recuperação. Minha recomendação segue o mesmo caminho apontado por outros colegas. Observe as recomendações da OMS quanto ao distanciamento e higiene. Também oriento que avalie procurar por suporte emocional para enfrentar não somente o mal-estar causado pela convivência com um familiar contaminado pela COVID, mas os impactos gerais trazidos pela pandemia. Não deixe de procurar por ajuda! Um abraço!
Realmente não é nada fácil para todos nós mantermos uma certa tranquilidade nesse momento inédito e assustador da pandemia. Todos temos constante preocupação com o adoecer, ainda mais para quem tem um familiar contaminado morando na mesma casa. Além de todos os cuidados divulgados pela OMS e imprensa, como isolamento, uso de máscaras e higienização das mãos, talvez seja a hora de procurar a terapia online, que facilita e viabiliza a possibilidade de poder falar e falar, e se escutar sobre o tema. Sem dúvida, ajuda muito!
Te convidamos para uma consulta: Consulta de psicologia online - R$ 200
Olá, como vai? A primeira consideração que eu gostaria de fazer é que a Ansiedade não é necessariamente um sentimento ruim, ela teve e tem uma função muito importante na manutenção da vida da humanidade justamente por que é ela que faz com que tenhamos medo e com que sejamos capazes de prever algum tipo de risco para que possamos tomar providências, para que nos preparemos, para que nos previnamos. Sendo assim, a sua ansiedade neste contexto específico está cumprindo sua função e te mostrando que você precisa tomar todas as medidas e cuidados recomendados pelo OMS e pelas autoridades no assunto. Entender o que a emoção/ou o sentimento que estamos tendo quer nos dizer nos ajuda a lidar melhor com ela. Se ainda assim, agindo na direção que esta emoção te impulsiona que é a proteção (tomando todas as medidas preventivas para resguardar sua vida) a ansiedade não diminuir então eu sugiro que você procure a psicoterapia pra possamos te ajudar com técnicas que te possibilitem lidar com suas emoções.
Realmente pode ser desafiador lidar com a ansiedade frente a COVID- 19. Pode-se amenizar a ansiedade seguindo as condutas de cuidado para se evitar o contágio, como deixar as janelas bem abertas para arejar o ambiente, nao utilizar os mesmos utensílios que o doente, higienizar o banheiro após o uso do doente, utilizar sempre luvas e máscara ao manusear os pertences do doente, dentre outros cuidados. Sugiro procurar também a ajuda de um profissional da psicologia para ajudar a enfrentar essa fase tão delicada.
Olá, a ansiedade é uma emoção natural do ser humano, todos nós possuímos ansiedade em determinadas situações. A ansiedade é importante para nos anteciparmos e nos prepararmos para lidar com as situações que irão ocorrer. É importanteobservar se essa emoção está presente no seu dia de forma disfuncional, influenciando na sua rotina e qualidade de vida, alterando seu sono e te fazendo evitar situações que normalmente você enfrentava. Caso você sinta que ela está acontecendo de forma exarcebada te recomendo buscar um psicólogo que possa te ajudar a lidar com a sua ansiedade . Espero ter ajudado!
Olá, tudo bem?
Ter um familiar com covid pode desencadear várias emoções, preocupações, para quem está nessa situação o ideal é entender que não há muito a se fazer, além de seguir as orientações de distanciamento e higienização, por ser uma situação que foge ao nosso controle, precisa ter paciência e fazer o seu possível, entender que não dá para controlar tudo, apenas os nossos atos estão ao nosso alcance. Caso as crises de ansiedade aumentem, procure um profissional. Fico a disposição.
Neste momento você pode se informar melhor sobre os cuidados a se tomar, para que não tenha cuidados em excesso (o que pode gerar muito estresse) e nem pouco cuidado. Tente manter sua rotina, fazendo suas atividades. Caso entre em crise de ansiedade, respire devagar e profundamente. Se puder, caminhe ao redor do quarteirão ou pratica alguma atividade prazerosa a fim de diminuir a ansiedade.
Olá! Entendo seu medo, pois é real e faz sentido para você! é preciso recorrer a meios seguros para os demais moradores, a fim de zelar pela saúde e consequentemente não aconteça a contaminação. é um momento atípico que estamos vivenciando, espero que consiga ressignificar tal momento e encontrar meios de enfrentamento mais funcionais para si. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, sugiro que mantenha os cuidados necessários e que em conjunto a isso mantenha contato com o psicólogo. Pois ele lhe ouvira e lhe ajudará a passar por esse período da melhor maneira.
Olá. Uma boa estratégia é seguir de forma objetiva as recomendações de prevenção do contágio elaboradas pelas autoridades médicas e sanitárias. Isso orientará o cuidado de si e, também, dos outros familiares, inclusive e principalmente da pessoa acometida com a doença. Além disso, sempre é bom conversar com alguém sobre as angústias advindas da situação que você e as pessoas de seu convívio estão passando, nesse sentido um(a) psicoterapeuta ajuda, para isso ficamos como profissionais à disposição. Na medida do possível, bons tempos por aí.
Olá! Além de manter todos os cuidados recomendados pelos médicos e autoridades sanitárias, seja criativo.
Encontre novas formas de estar perto, mantendo o isolamento. Encontre novas formas de se comunicar, de se divertirem juntos. Reserve momentos dedicados à pessoa contaminada. Isso pode ajudar a você lidar com a ansiedade e a outra pessoa a passar pelo isolamento.
É natural sentir ansiedade nestes casos. Costumo dizer que ansiedade faz parte do movimento da vida. Temos que aprender a lidar com ela. Entender e aceitar que o medo e a insegurança existe, e está tudo bem! de certa forma nos protege, mas que precisamos conviver com essa situação. Estimo melhoras a seu familiar.
Olá! Veja, o ideal é fazer terapia, a questão da covid é uma possibilidade dentre as várias com as quais você poderá ficar ansiosa, nesse sentido a questão a ser manejada é o próprio sintoma (ansiedade) e não propriamente o gatilho (como a covid, por exemplo).
Esta pergunta é bastante significativa e importante. A ansiedade visa nos proteger de potenciais perigos, muitas vezes ela é favorável mas se em excesso pode acabar sendo prejudicial. A um risco sim de contaminação da Covid-19 no ambiente familiar, mas há também o risco de contaminação na rua. Em casa tem algumas estratégias que estão ao nosso alcance para evitar a contaminação, como: recomendar que o familiar contaminado se isole ou que use máscara, preferencialmente N95 quando estiver circulando por áreas as quais você também esteja. Além disso é importante a higiene de mãos e de superfícies, bem como que o ambiente esteja ventilado e arejado. Estas são algumas estratégias que podem estar ao seu alcance para garantir maior segurança. Entretanto, caso a ansiedade esteja sendo prejudicial e gerando preocupações elevadas que afetem o seu bem-estar, pode ser relevante que busque apoio psicológico em busca de encontrar uma forma saudável para lidar com as situações de potencial perigo a sua saúde.
Olá, espero que esteja bem! Como trabalhar essa questão? Em primeiro lugar, tomando os cuidados necessários e, em segundo, perceber que a ansiedade entra quando o medo começar a produzir seus efeitos! Se começarmos a confrontar os medos, utilizando a racionalidade para entender que todos os cuidados de higienização estão sendo feitos, ela tende a diminuir! Caso ela persista, não hesite em procurar um psicoterapeuta!
Espero ter ajudado!
Você pode trabalhar isso seguindo os cuidados básicos contra o COVID. Caso ainda não tenha feito as vacinas, se informe no posto de saúde sobre as vacinas. Caso persista procure um profissional!
Olá!! Além dos cuidados necessários que ajudam na prevenção da mesma, existem algumas técnicas para lidar com as crises de ansiedade como: relaxamento muscular, respiração diafragmática, ter a atenção voltada para algum objeto e fale as características detalhadamente. Mas, sabemos que a COVID é algo novo e desconhecido, acaba sendo um "gatilho" para termos o sentimento de ansiedade, que é uma alerta do nosso cérebro, para situações que são vistas como "perigosas" ou desafiadoras para nós. Que tira o individuo da sua zona de conforto. Me chame para conversarmos e juntos lidar com essa ansiedade.