Como diferenciar tristeza de depressão? .

4 respostas
Como diferenciar tristeza de depressão? .
 Bruna Eleodoro
Psicólogo
São Paulo
A tristeza e depressão são experiências diferentes, embora às vezes se confundam. A tristeza faz parte da vida, é um afeto que surge diante de algo que nos toca, que nos atravessa uma perda, uma frustração, uma mudança. A gente consegue perceber mais claramente o que causou, falar sobre isso, e aos poucos essa tristeza pode se transformar, dar lugar a outras coisas. Ela não impede necessariamente que a pessoa deseje, que queira algo, que se mova na vida, mesmo que com dor.

Já a depressão é algo mais profundo, mais persistente, e muitas vezes mais silencioso. Às vezes não tem uma causa tão clara, ou o motivo que aparece não dá conta da intensidade do que a pessoa sente. É como se tudo perdesse o sentido, como se nada fizesse mais efeito. Há uma espécie de paralisia, uma dificuldade de desejar, uma sensação de vazio que se estende para todas as áreas da vida. O corpo também sente o sono, o apetite, o prazer, tudo pode ser afetado. E o mais delicado é que, muitas vezes, a pessoa deprimida não consegue sequer dizer com clareza o que está se passando.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Michele Maia
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! tristeza é uma reação normal e pontual diante de uma situação na qual é esperado que reajamos assim, por exemplo, término de relacionamento, perda de emprego, conflitos familiares e etc. Depressão é um rebaixamento de humor PERSISTENTE, com duração significativa acompanhado de outros sintomas que devem preencher critérios para o diagnóstico. Ou seja, não basta apenas sentir tristeza pontual para ser considerado o diagnóstico de depressão. Além disso, é importante considerar o histórico familiar, fase de vida atual e critério de diagnóstico (como mencionado anteriormente). Espero ter ajudado. Até ;)
A tristeza é uma emoção natural que costuma surgir em resposta a situações específicas e tende a diminuir com o tempo, enquanto a depressão é um estado persistente que afeta o humor, a disposição e outras áreas da vida de forma contínua, podendo durar semanas ou meses e necessitando de atenção profissional.
 Mariana de Sousa Aguilar
Psicólogo, Psicanalista
Guarulhos
Olá!
A tristeza é uma emoção comum e passageira. A depressão, é mais persistente, e envolve um sofrimento que atravessa vários aspectos da vida de uma pessoa.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.