Como é a instabilidade emocional do portador do TPB?

6 respostas
Como é a instabilidade emocional do portador do TPB?
Existe uma alternância de emoções, rápida e intensa nos indivíduos portadores do transtorno de personalidade borderline. Os estímulos são percepções de abandono, rejeição ou menosprezo. A frustração ou sensação de desamor causam sentimentos e impulsividade danosos à saúde física e emocional do indivíduo. A "certeza" de abandono é tão intensa, de traição ou rejeição, que o leva a comportamentos autodestrutivos como meio de lidar contra o sentimento de solidão. Essa vulnerabilidade traz o custo de nunca se sentir realmente amado e valorizado, derrubando a autoestima, e fazendo com que haja depreciação de seu próprio valor, quando comparado a outras pessoas.
Grande abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A alternância de humor do PTB acontece por motivos mínimos. Pequenas discórdia, ou interpretação errônea de algo; sensação de abandonou e vazio, já são suficiente s para alternância de humor, que pode durar poucos minutos ou até algumas horas, quão raro se estende por dias.
É caracterizada por uma tendência de agir de modo imprevisível e sem consideração pelas consequências; humor imprevisível e caprichoso; tendência a acessos de cólera e incapacidade de controlar comportamentos impulsivos; tendência a adotar um comportamento briguento e a entrar em conflito com os outros, principalmente quando os atos impulsivos são contrariados e censurados. Alguns pacientes além destes impulsos, são caracterizados também por adotarem um comportamento autodestrutivo, envolvendo tentativas de suicídio e automutilações.
Podemos compreender a instabilidade emocional do TPB como uma "hemorragia emocional" : o indivíduo não tem o controle de suas emoções e qualquer estímulo pode ser compreendido de maneira disfuncional ativando seus esquemas de abandono e rejeição. Por ter uma personalidade mais fluida, a pessoa vive no limite , na borda, daí as oscilações emocionais. É como se estivesse " a flor da pele" e qualquer estímulo desencadeia forte reação;por exemplo, diante de uma rejeição amorosa é capaz de deprimir profundamente e passar a euforia imediata diante da possibilidade de um novo relacionamento amoroso. É importante frisar que a instabilidade do border não é pontual como no caso da depressão ou do Transtorno Bipolar mas está presente todos os dias trazendo prejuízos ao indivíduo e as suas relações.
São Pessoas intensas e instáveis na vivência cotidiana de suas emoções. Apresentam contradições e violações de limites em suas relações interpessoais e em vários aspectos da vida.
A rejeição paterna e materna é algo presente nesse tipo de transtorno marcada pela reviravoltas do humor. Uma hora atormentada, frustrada, raivosa, impetuosa, como se todos a desprezasse e autoestima rebaixada. Em minutos esse humor pode modificar-se com rapidez. Há histórias de abusos sexuais e os portadores tendem a ter dificuldade de identificação. Marca bem esse transtorno a automutilação. É muito comum, e é um fato marcante para seu diagnóstico, a pessoa aparecer com cortes nos braços, abdome, peito, pernas que muitas vezes não é percebido por familiares. A abordagem EMDR tem resultados significativos no tratamento desse transtorno. Também é importante o acompanhamento do psiquiatro. Boa sorte.

Especialistas

Ana Carolina Fava Bassanello

Ana Carolina Fava Bassanello

Psicólogo

Santo André, SP

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Gomes Cardoso

Daniela Gomes Cardoso

Psicólogo

Canoas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.