Como lidar com a ansiedade durante a desintoxicação?

3 respostas
Como lidar com a ansiedade durante a desintoxicação?
Olá, qual tipo de intoxicação vc tá falando? a ansiedade é algo muito comum durante o período de qualquer desintoxicação. Algumas técnicas pode ajudar, como a respiração consciente e lenta: técnica simples: inspire por 4 segundos, segure por 4, expire por 6, ajuda a desacelerar o sistema nervoso. Rotina básica estruturada: Dormir, comer e se movimentar nos mesmos horários todos os dias dá previsibilidade ao corpo, o que reduz ansiedade. Exercícios físicos leves (caminhada, alongamento): O movimento libera endorfinas e ajuda a aliviar a tensão. Evitar gatilhos: Ambientes, pessoas ou conteúdos que remetam ao uso devem ser evitados neste momento inicial. Expressar o que sente (não guardar tudo): Falar com alguém de confiança ou escrever pode ajudar a processar a angústia. Lembrar que os sintomas passam: A crise de ansiedade dá a sensação de que vai durar para sempre, mas ela tem início, meio e fim. “Você já passou por coisas difíceis antes. Isso também vai passar.” Buscar apoio profissional (se possível): Psicoterapia e/ou acompanhamento psiquiátrico podem ser essenciais para atravessar esse período com mais segurança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Daniela Sarmento
Psicólogo
Rio de Janeiro
Lidar com a ansiedade durante a desintoxicação é desafiador, mas é possível e você não precisa passar por isso sozinho(a)

Esse período costuma mexer com emoções intensas e reações físicas desconfortáveis, por isso, acolher o que você sente com gentileza, em vez de se culpar ou se cobrar demais, já é um grande passo

A psicoterapia pode ser uma aliada fundamental nesse processo — ela oferece um espaço seguro para entender o que está por trás da ansiedade, fortalecer sua autorregulação emocional e desenvolver estratégias mais saudáveis para atravessar esse momento

Busque iniciar seu processo, espero q fique bem!
 Lisieux Marc Araujo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá, como vai? Quando falamos de desintoxicação, atualmente se fala de álcool ou outras drogas, jogos de azar, telas e redes sociais, dentre tantas outras. Todas essas coisas podem se tornar compulsivas. Ao serem retiradas, é comum que o corpo e mente sintam essa súbita falta - a abstinência. No caso de algo mais orgânico como álcool e outras drogas, há medicações para dar suporte às retiradas iniciais. E de modo geral, atividades ao livre, meditativas, yoga, mindfulness etc podem ajudar nos sintomas ansiosos - mas um processo terapêutico pode ser o maior aliado neste momento. Fico a disposição

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.