Como melhorar a comunicação no relacionamento? Sendo uma pessoa mais fechada, que não falar muito, a

24 respostas
Como melhorar a comunicação no relacionamento? Sendo uma pessoa mais fechada, que não falar muito, apenas escuta, para ter mais diálogo de ambas as partes, não apenas de uma???
Olá! Comunicar envolve também gestos e atitudes, primeiro pode ser interessante observar o que de repente já vem sendo comunicado de outras formas. Quanto a comunicação falada, ela é uma habilidade que pode ser desenvolvida, caso vocês desejem. É importante também compreender o que impede a outra parte de falar para que esse ponto seja cuidado e quais as necessidades de falar e de ouvir que cada um tem dentro do relacionamento.

Olá, tudo bem?
Melhorar a comunicação no relacionamento envolve várias etapas: A escuta ativa é uma delas, Tente entender verdadeiramente o que o outra diz pela linguagem corporal ou verbal, em vez de pensar na sua próxima resposta; Expresse-se de forma clara e direta sobre seus pensamentos e emoções, evite que esperar que o outro adivinhe o que vc está pensando ou vice-versa. Evite culpar, mesmo uma discussão tente falar como vc sente, em vez de culpar o outro, peça e dê feedback , como por exemplo, como eu posso melhorar para desenvolvermos uma melhor comunicação. Se a comunicação for e continuar sendo um problema, busque ajuda de um terapeuta ou terapia de casal.
Estou a disposição, se precisar.
Olá, sem dúvida vc tocou no ponto principal para um relacionamento permanecer saudável. A comunicação deve acontecer e de maneira clara. Normalmente um é mais de falar e o outro mais de ouvir, não se preocupe quanto a isto. Saber ouvir talvez seja mais difícil do que saber falar. Encontrar o cerne da questão do outro, sem se ofender e sem brigar, não é algo simples. De qualquer maneira, não é a quantidade de palavras que é o principal, mais a qualidade delas. Usar os termos adequados e oportunos, no sentido de resolver os problemas ou dilemas do casal, é fundamental. O ambiente de terapia de casal é ótimo para isto também. Qualquer coisa estou à disposição para atender.
Olá! Psicólogo @adrianogalocha aqui.

A comunicação é uma habilidade que tem uma grande variedade de componentes: a escuta, o gesto, a tonalidade e intensidade verbal, etc.
O fato de se preocupar com este assunto tão importante para um bom relacionamento mostra o quanto você sente que precisa melhorar, e quando se fala de relacionamento os dois precisam melhorar e se entender.
Uma orientação psicológica pode ajudá-lo.
Fico a sua disposição.
Olá! Espero que você esteja bem!

Melhorar a comunicação em um relacionamento é essencial para construir conexões mais profundas e saudáveis. Se você se considera uma pessoa mais fechada e que tende a ouvir mais do que falar, aqui estão algumas dicas para promover um diálogo mais equilibrado e melhorar a comunicação no relacionamento:

Compartilhe seus sentimentos: tente falar sobre como você se sente. Mesmo que não seja natural para você, aos poucos, se tornará um habito.

Hábito: Estabeleça em sua rotina, um momento para conversar sobre qualquer coisa. Comece com assuntos banais e fáceis e aos poucos passe para assuntos mais sérios e complexos.

O diálogo é, de fato, uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada com treino, prática e até mesmo através de terapia. Assim como qualquer outra habilidade, a comunicação pode ser aprendida e aperfeiçoada ao longo do tempo.

A terapia, em particular, pode ser muito útil para melhorar a comunicação em um relacionamento. Terapeutas especializados em terapia de casal ou terapia individual podem ajudar a identificar padrões de comunicação disfuncionais, explorar crenças e medos que podem estar atrapalhando a expressão emocional e fornecer ferramentas e técnicas para uma comunicação mais aberta, eficaz e empática.

Um forte abraço!
Procure ter mais clareza sobre suas expectativas, sentimentos e fique atenta sobre as ações, atitudes suas e do seu parceiro(a), o que elas despertam em você. Quando lidamos com fatos e sentimentos gerados facilita na hora de expressar o que esta acontecendo e como gostariamos que fosse. As vezes o outro não consegue atender suas necessidades mesmo sabendo sobre. A terapia pode ajudar você a ter maior facilidade em expor o que deseja e entender por que é tão difícil se expor.
Existem inúmeras formas de se comunicar, não se preocupe se você fala pouco e a outra pessoa fala muito, nem sempre falar demais significa se comunicar melhor ou de forma assertiva.
Busque primeiramente compreender o que você sente, escutar de forma amorosa seus limites, medos, desejos. Observe os momentos em que fica mais relaxada(o) e consegue se expressar com mais fluidez e comunique a pessoa com quem está.
Tente escutar de forma genuína e se conectar com os desejos do outro, pergunte se a pessoa tem sugestões para melhorar a comunicação entre vocês, evitem julgamentos e suposições e, acima de tudo, se aceite como é. O mais importante em uma relação é compreender que somos diferentes e respeitarmos os nossos limites e o do outro.
Comunicação é a base dos relacinamentos, porém nem todas as pessoas possuem estas habilidades. Eu como psicóloga e terapeuta de casal, recebo muitas dessas relamções em consultório, porém os aspectos que levam cada indivíduo a chegar nesta fase não são iguais, cada pessoa tem suas habilidades e desafios perante a vida. Há sim, metodos que auxiliem no processo de coimunicação efetiva entre casais, estou disponível para auxiliar em uma comunicação mais eficaz.
Olá! A comunicação é fundamental para o desenvolvimento de um relacionamento saudável, contudo algumas pessoas apresentam dificuldade em apresentar suas vulnerabilidades, medos, desejos, incômodos ao outro. Em terapia e possivel compreender o motivo da resistência em comunicar, sugiro iniciar terapia pessoal para que possa entender o que leva a tal dificuldade. Caso tenha mais dúvidas ou sinta a necessidade de avaliação do seu caso, me coloco a disposição.
É interessante avaliar suas habilidades sociais e discutir sobre outras formas possíveis de se posicionar em um diálogo. Também é necessário investigar uma provável timidez e a razão dessa "introspecção", se é que podemos nomear assim.
Tendo sua preocupação em melhorar a comunicação no relacionamento e equilibrar o diálogo entre ambas as partes. A comunicação saudável é fundamental para a compreensão mútua e o fortalecimento dos laços afetivos. Veja bem:

Comece por se conhecer melhor. Reconheça suas próprias tendências de ser mais fechado e explore suas razões para isso. Ao compreender suas próprias motivações e emoções, você pode se tornar mais autêntico na comunicação.

Pratique a expressão saudável das suas emoções. Encontre momentos adequados para compartilhar seus sentimentos, pensamentos e experiências com seu parceiro. Lembre-se de que a comunicação envolve ouvir e ser ouvido.

Aproveite sua habilidade de ouvir para praticar a escuta empática. Preste atenção genuína ao que seu parceiro está dizendo, demonstre interesse e faça perguntas para aprofundar a compreensão.

Reserve momentos regulares para a interação de qualidade com seu parceiro. Pode ser um jantar tranquilo, uma caminhada ou qualquer atividade que permita a vocês se conectarem de maneira significativa.

Crie um ambiente de respeito mútuo, onde ambos se sintam à vontade para expressar suas opiniões sem medo de julgar. Aceite a diferença de perspectiva como oportunidades de aprendizado.

Invista em um processo terapêutico que vai contribuir muito com suas angústias.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Ola! Humm que difícil hein! Querer se comunicar com uma pessoa que não fala e só escuta, podemos perceber que tem um problema ai, porque relacionamento saudável é a soma de conversas "difíceis" para se chegar a um consenso. O mais importante nessa situação é você observar que tipo de pronúncia e palavra facilita esse canal para que a interação aconteça. Como eu falo? São repetidas vezes? Costumo só falar quando não dá mais pra deixar passar? Como é o tom da minha voz? E por ai vai, essa conscientização costumo aplicar através da psicoeducação.
Esse é um dos maiores problemas para uma vida em familia e casal. Há anos venho atuando nesse cenário com técnicas vivenciais no consultório onde a pessoa identifica e se conscientiza dos padrões de comportamentos disfuncionais e desenvolve uma comunicação muito mais assertiva.
Olá, infelizmente não há uma resposta pronta, penso que é preciso investir em autoconhecimento, entender melhor quais são as dificuldades encontradas para se comunicar para poder encontrar ferramentas para lidar com elas. Psicoterapia é o serviço indicado. Abraço
Olá! A percepção da necessidade de melhorar a comunicação e o desejo de melhorar já são passos bem importantes, coisas que te movimentam para mudar e melhorar como pessoa nas suas relações. Cada pessoa tem suas particularidades e seu jeito de desenvolver novas habilidades, e uma pessoal profissional pode te ajudar a entender de que forma vc poderia melhorar essa comunicação, uma forma que seja mais natural e faça mais sentido pra você. Fico à disposição!
Olá, a comunicação é o pilar de qualquer relação, para obter êxito, o ideal seria começar falando de como você se sente em relação ao comportamento do outro, sem julgamento, e dando informações sobre como você deseja(o) ser tratada(o), e está disponível para as demandas do outro também, um profissional Psicólogo pode te ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
O mais importante é tentar entender o parceiro(a).
Porque esta falta de comunicação acontece? Devido temperamento? Evita conflito? Ao longo da vida passou por situações que o levaram a este comportamento? Tem medos?
A partir dessa compreensão, poderá incentivar seu companheiro(a) ao auto conhecimento, desenvolvendo suas habilidades sociais que pode e deve ser aprendida e/ou desenvolvida, afim de que, tenha melhorias em diversos aspectos da vida.
A comunicação se dá de várias formas, a fala é uma delas... É preciso entender onde você pode melhorar, e onde você precisa se respeitar e a outra pessoa que pode melhorar. tem personalidades mais introspectivas que vão naturalmente falar menos com a voz, e mais com as ações. Bora se apossar de quem você é? vamos fazer terapia, eu espero sua marcação de consulta!
Olá, algumas vezes pode ser frustrante quando falamos e gostariamos que o outro se posicionasse ou desse uma opinião ou retrucasse ou validasse o que dissemos e nos deparamos com um grande vácuo. Esse silêncio pode ser ocasionado por inúmeros motivos; independente disso ele pode se tornar prejudicial para o relacionamento posto que o diálogo mantém os acordos e a relação saudável. É preciso que o outro se sinta confiante de que pode se expressaar com segurança e que não será alvo de critica ou de julgamento; também é importante que a pessoa toma consciencia de que a opinião dela é importante para a outra pessoa e tudo isso se faz na base do dialogo. Incentive e pessoa a falar. Diga o quanto a opinião ou a palavra dela é importante, reassegure que não haverá julgamento e nem discussão e que isso realmente importa para você. Seja específico e continue perguntando gentilmente até saber a informação que quer. Entretanto se a pessoa for atípica nem sempre espere o mesmo tipo de comunicação de um neurotípico. Atípicos se comunicam de formas diferentes.
a comunicação em um relacionamento envolve tanto falar quanto ouvir. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

Pratique a escuta ativa: Isso significa prestar total atenção ao que seu parceiro está dizendo, sem interrupções. Tente entender completamente o ponto de vista deles antes de responder.

Expresse seus sentimentos e pensamentos: Mesmo que você seja uma pessoa mais reservada, é importante compartilhar seus sentimentos e pensamentos com seu parceiro. Isso pode envolver expressar suas necessidades, desejos e preocupações de maneira clara e respeitosa.

Use a comunicação não violenta: Isso envolve expressar suas necessidades e sentimentos sem culpar ou criticar o outro.

Peça feedback: Pergunte ao seu parceiro como eles se sentem sobre a comunicação no relacionamento. Eles podem ter sugestões úteis.

Procure ajuda profissional, se necessário: Se você está tendo dificuldades para se comunicar com seu parceiro, pode ser útil procurar a ajuda de um terapeuta ou conselheiro.

Lembre-se, a comunicação eficaz é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada com o tempo. Não desanime se as coisas não mudarem da noite para o dia.
Olá, a comunicação envolve muito mais do que a fala, envolve gestos, vale observar como foi a construção da comunicação nesse relacionamento ? Essa é uma queixa recorrente ? O seu parceiro(a) sabe dessa dificuldade ?Abra seu coração com ele(a) e explique o que você sente em relação a comunicação de vocês, Após temos que descobrir qual a raiz desse seu comportamento/ bloqueio/ transtornos ? Podem estar relacionado a varias questões, que só conseguimos descobrir realizando terapia. Espero ter ajudado. Fico a disposição
Para melhorar a comunicação em qualquer relação é importante está disponível para falar e ouvir. Escutar o que o outro diz, internalizar e responder com empatia, porém sem se anular. Algumas pessoas podem ter dificuldade para se expressar. Terapia, tanto individual, cada um com seu terapeuta, ou até mesmo terapia de casal, pode surtir um efeito positivo na comunicação do casal.
Os relacionamentos são uma parte importante da vida e podem ser fontes de amor, satisfação e apoio, mas também podem ser fontes de estresse e desafios. Muitos problemas nos relacionamentos são resultado de questões internas, como baixa autoestima, medos e padrões comportamentais negativos. A psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar os relacionamentos, trabalhando em questões emocionais e comportamentais e ajudando a desenvolver habilidades de comunicação e resolução de conflitos.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Olá, você já pensou sobre o que te leva a se comunicar pouco com as pessoas? E para além disso, você age da mesma forma com todas as pessoas, ou tem pessoas que vc se comunica mais ou menos? É preciso refletir sobre essas questões e um profissional da psicologia pode te auxiliar com isso. Estou à disposição.
Olá eu tenho textos e vídeos explicando como, basta procurar por BacellarT Psicólogo, tudo de bom!