Como o consumo do álcool interfere na absorção das vitaminas que compõem o complexo B?

9 respostas
Como o consumo do álcool interfere na absorção das vitaminas que compõem o complexo B?
 Andréa Emmerick
Nutricionista, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
A ingestão de álcool de modo independente da presença ou não de doença hepática pode causar comprometimento nutricional relacionado com alterações no estado de micronutrientes (vitaminas e minerais no geral).

O álcool pode ser causa tanto de desnutrição primária, pelo fato de deslocar os nutrientes da dieta, como de desnutrição secundária, por ser responsável pela má absorção e agressão direta a nível celular da mucosa gastro-intestinal.

A ligação por exemplo entre a vitamina B1 e alcoolismo é que cerca de 80 por cento dos alcoólicos não têm tiamina suficiente em seus corpos, e os danos resultantes para o cérebro e outros órgãos podem ser graves. A conexão de tiamina e alcoolismo é simples; quanto mais bebidas alcoólicas, menor é a absorção de tiamina, uma vez que o álcool interfere na absorção dessa vitamina no intestino.
Espero ter ajudado :)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Cristiane Andriassa
Nutricionista
São Paulo
O consumo excessivo de álcool interfere na absorção de nutrientes essenciais, levando a deficiência de minerais e vitaminas. Principalmente por acarretar o crescimento excessivo de bactérias "ruins" o que leva ao enfraquecimento da barreira intestinal, resultando no quadro de hipermeabilidade intestinal, dificultando a metabolização e absorção de vitaminas e minerais.
Existe correlação, principalmente com a vitamina B1 (tiamina), pois o álcool interfere em sua absorção.
 Felipe Araujo
Nutricionista
Rio de Janeiro
O mecanismo depende de cada vitamina do complexo B, todavia, sabe-se que o consumo crônico pode acarretar na deficiência de cada uma dessas. Além de que, o consumo de álcool está relacionado com outros problemas como uma piora da microbiota intestinal (colônia de bactérias que habitam seu intestino), levando ao aumento das bactérias potencialmente patogênicas e redução das benéficas (isso interfere em inúmeros processos do seu organismo), aumento do risco de gordura no fígado, do ganho de peso corporal, entre outras coisas.
Dr. Ricardo Ogawa
Nutricionista
Registro

O consumo de álcool pode interferir na absorção e metabolismo das vitaminas do complexo B de várias maneiras:

Prejuízo na absorção intestinal: O álcool pode causar danos ao revestimento do trato gastrointestinal, incluindo o intestino delgado, onde ocorre a absorção de muitas vitaminas, incluindo as do complexo B.

Interferência na conversão de vitaminas ativas: O álcool pode interferir na conversão de vitaminas inativas do complexo B em suas formas ativas, que o corpo pode usar. Por exemplo, o álcool pode inibir a conversão de folato em sua forma ativa, ácido tetrahidrofólico (THF).

Aumento da excreção urinária: O consumo excessivo de álcool pode aumentar a excreção urinária de algumas vitaminas do complexo B, levando a uma diminuição de sua disponibilidade no organismo.

Competição por enzimas: O metabolismo do álcool e das vitaminas do complexo B pode compartilhar algumas vias metabólicas e enzimas, o que pode levar a uma competição entre eles pelo mesmo sistema enzimático.
 Poliana Espíndola
Nutricionista
Porto Alegre
O álcool prejudica a absorção intestinal das vitaminas do complexo B, como tiamina (B1), folato (B9) e vitamina B12, ao danificar as células do intestino delgado. Ele também compromete o metabolismo hepático, reduzindo a eficiência no armazenamento e utilização dessas vitaminas. Além disso, seu efeito diurético aumenta a excreção urinária de vitaminas hidrossolúveis. O consumo crônico de álcool, aliado a dietas inadequadas, agrava essas deficiências, podendo levar a neuropatias e anemia.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Procure um atendimento nutricional adequado. Me encontro disponível para atendimento. Favor chamar no chat.
Oi, o consumo excessivo de álcool pode prejudicar a absorção de vitaminas do complexo B, especialmente a B1 (tiamina), B9 (folato) e B12 (cobalamina). Isso ocorre devido a vários fatores, incluindo o efeito tóxico do álcool no intestino, a sobrecarga do fígado e a diminuição da ingestão de alimentos nutritivos. Consulte nutricionista para acompanhamento
Sim. O consumo de álcool pode reduzir a absorção e aumentar a perda de vitaminas do complexo B, além de prejudicar sua ativação no organismo. O uso frequente de álcool aumenta o risco de deficiência dessas vitaminas.
Caso precise de uma avaliação individual, estou à disposição para ajudar.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 191 perguntas sobre Haar-intern
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.