Como pode surgir o ódio de si mesmo? Ele pode estar por trás da falta de iniciativa em tomar decis

32 respostas
Como pode surgir o ódio de si mesmo?
Ele pode estar por trás da falta de iniciativa em tomar decisões para o futuro? E também por algumas lesões físicas ou estéticas, como quebrar fios de cabelo e começou unhas?
Olá! Diversos fatores podem contribuir com essa percepção de si mesmo. A terapia cognitivo-comportamental pode te ajudar a entender como esses pensamentos surgiram e o que fazer para mudar comportamentos disfuncionais como, por exemplo, autolesão. Qualquer dúvida pode entrar em contato.

O ódio sobre si mesmo pode esconder por detrás uma dor psicológica mais profunda. O processo de autoconhecimento tem por objetivo investigar e olhar com abertura estes sentimentos de maneira a compreender melhor quem de fato somos.
Dentre muitas possibilidades, pode estar relacionado com as expectativas em receber amor/afeto de alguém e, não recebendo, gerou frustrações e, com ela, a culpabilização de si mesmo cogitando a possibilidade de não ser digno de amor. Geralmente isso acontece com crianças que são negligenciadas pelos pais, mas não é uma regra. O ideal é buscar o autoconhecimento por meio de Psicoterapia. Sobre quebrar fios de cabelo e roer unhas, apesar de serem comportamentos mais brandos e aceitos pela sociedade, tratam-se de automutilação/punição a si mesmo.
Ola! Eu não chamaria de "ódio" de si, entretanto é necessário que você procure por ajuda, para saber e reconhecer seus sentimentos e o que com você está "errado". Procure por um analista ou um psicólogo, com certeza te ajudará muito.
Olá! Conforme já mencionado anteriormente, a visão de si é desenvolvida através do ambiente e da forma como interpretamos as situações. A terapia cognitivo comportamental pode te auxiliar a identificar estes pensamentos e a interferência deles na forma como se sente.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Expressões como raiva, medo, alegria, nojo são emoções fundamentais para nossa sobrevivência, porém se essa emoção que você chama de ódio te leva à autolesão, se está afetando suas decisões, comportamentos e relacionamentos, é importante buscar ajuda psicológica, autoconhecimento como forma de melhor compreender tais emoções, reações e assim iniciar a construção de novos comportamentos e relacionamentos mais saudáveis. Espero ter te ajudado!
Olá!! A imagem que temos de nós mesmos é muito importante. Ela influencia nossos comportamentos, relacionamentos e sentimentos. Procurar entender o que está levando você a ter dúvidas quanto a sua imagem e o que ela transmite é muito importante para que você consiga amenizar sua dor. Você não está sozinha, busca a ajuda de um profissional para que juntos possam trabalhar todas essas questões e sentimentos.
Olá. Sugiro que você procure ajuda de um psicólogo. Apenas pelo seu relato não é possível dizer o que causa esses sentimentos e comportamentos. Se cuide. Atenciosamente.
Amor e ódio sao sentimentos inconscientes / consciente existentes em todas as pessoas. Casa um vai reagir a esses sentimentos de acordo com sua vivênciaspsiquicas e reais desde a infância.
Um traramento Psicoterapico com especialista em Psicanálise trabalha sempre com esses sentimentos.
Estamos aqui para mais explicações e caso queira agendar uma avaliação Psicológica.
Obrigada.
Olá! Bom dia! Essa sensação de ódio pode surgir de várias formas e ser causada por vários fatores, a depender da história de cada um. Portanto, sugiro que busque um acompanhamento psicológico/psicanalítico individual para que possa analisar melhor o seu caso específico, levando em consideração as suas características e história pessoais. Espero ter ajudado! Att. Carolina.
Olá, o ódio é uma emoção muito potente e se não for cuidado pode trazer muitos prejuízos a nossa saúde mental. Se você acha que pode estar relacionado ao fato de não conseguir tomar decisões isso já é um começo. E se está te incomodando agora é importante que você procure ajuda psicoterápica para entender de onde ele vem, e o que está tentando te dizer. Na psicologia analítica vemos o sintoma como um caminho para o autoconhecimento. Espero ter te ajudado!
Olá! Pergunta interessante. O ódio a si mesmo, como você se refere pode estar relacionado À muitos fatores. Deve-se investigar o motivo da pessoa ter ódio de si, mas pelo que revelas com estes comportamentos trazidos na pergunta, será que é só ódio a si mesmo? A falta de iniciativa pode estar relacionada à insegurança. Mas o orque a pessoa está insegura? Cabe estas reflexões! O porque a pessoa está se prejudicando através de estes comportamentos? Vale uma consulta com um profissional para investigar o motivo destes atos. Espero ter ajudado!
Olá! A autopercepção e autoestima são construídas através das análises das suas qualidades, seus erros e entendimento de self. O ódio de si mesmo pode estar relacionado a autocobrança, a depreciação de si. Este sentimento é nocivo, o que traz prejuízo para quem o sente. Para entendimento do porque se sente assim e ter o devido acompanhamento e ajuda, sugiro a psicoterapia. O autoconhecimento e ressignificação de vivências e projeções ajudará bastante na construção da autoestima e melhoria de vida.
Olá! o ódio, a falta de amor próprio são percebidos na Terapia Cognitivo Comportamental através de crenças disfuncionais adquiridas na infância/adolescência. Com meus pacientes, costumo dizer que depende mais deles do que de mim. E que a ajuda deles na terapia, colocando tudo que conversamos nas sessões em prática, inclusive os exercícios semanais fazem com que o paciente chegue ao seu objetivo. Tendo pensamentos e emoções mais saudáveis e leves.
Olá! A relação do sujeito consigo mesmo é sempre permeada por uma ambivalência, ora nos amamos, ora nos odiamos. Por isso, é natural que você sinta essa emoção. Que bom que já consegue perceber e falar sobre o ódio, pois, muitas vezes, tentamos reprimir sentimentos vistos como "ruins" pela sociedade. A psicoterapia pode te ajudar a entender em que momentos esse sentimento aparece, como ele pode estar te prejudicando, quais as causas, como aprender a expressar suas emoções, em vez de se punir, e desenvolver uma autoestima consolidada. Paralelamente à isso, entender essa dificuldade em tomar decisões, que não é fácil mesmo, exige compromisso emocional em lidar com as perdas que toda escolha impõem. É importante buscar ajuda profissional para se fortalecer e lidar com tudo isso que tem te afetado. Fico à disposição!
A autoavaliação negativa está relacionada com várias patologias, é importante passar por um especialista.
Olá! Um ódio por si mesmo, como você descreveu, pode estar ligada a inúmeros fatores, que acabam variando de pessoa para pessoa, em diferentes âmbitos de nossas vidas: profissional, relacional, pessoal, etc. É importante ressaltar que isso não é necessariamente algo patológico, pois somos humanos acima de tudo e temos variações de humor como todos. Para entender melhor os seus sentimentos nesse caso e te orientar de uma forma adequada e individual, é bem importante que você consulte um profissional com quem se sinta confortável.
Olá, este sentimento pode está associado a uma diversidade de fatores, não tem causa e efeito, depende da subjetividade do sujeito.
É importante um acompanhamento com psicólogo, um espaço de escuta vai lhe fazer muito bem.
Bom dia!!! As respostas a estas perguntas serão possíveis no Processo de Autoconhecimento através da Psicoterapia e da Constelação Familiar.
Vários fatores existem ai.... você precisa desenvolver sua auto estima, seu olhar sobre você, programar sua mente para resultados. A auto flagelação é muito ruim, mas tem como resolver... entendendo como tudo isso começou.
Olá,
Esse sentimento pode estar atrelado a forma como aprendemos a olhar para nós mesmos. Se com julgamentos, críticas ou expectativas inalcançáveis. Muitas crenças negativas e limitantes interferem na nossa auto estima, credibilidade, auto confiança. Fantasias de que não somos dignos de amor e cuidado podem estar associados às autolesões como forma de punição ou tentativa de auto aniquilação.
Olá,
A raiva e o ódio são emoções humanas e são múltiplas as motivações que podem levar com que elas se voltem contra a própria pessoa que as sente. Frequentemente essa raiva voltada contra si leva a ações e pensamentos de autopunição. Através de um percurso psicanalítico você poderá tocar nessas e outras questões que podem estar associadas.
Boa noite! O ódio voltado a si próprio pode ter em sua raiz um olhar crítico e um auto julgamento muito severo em relação a si próprio. O processo terapêutico pode te ajudar a se compreender melhor e sair dessa relação negativa consigo mesmo. Busque ajuda psicólogica.
Olá, isso pode ser por vários fatores. Até mesmo porque as pessoas quando tem ódio de si mesmas podem ter vários pensamentos disfuncionais por trás disso. Procure uma psicóloga para te ajudar nesse processo descoberta.
Olá! Veja só, na visão psicanalítica, o ódio, e não somente o amor, participam tanto do processo de identificação como compõe a própria constituição do sujeito, o ódio enquanto fenômeno psicológico é fundante. No seu caso, ele também parece se comportar como um sintoma. A ideia principal é que você saiba conviver consigo mesmo e, pra isso, a análise/terapia te auxiliará nesse processo.
Olá! A raiva é uma emoção não saudável que pode estar relacionado à vários fatores, como a depressão, sensação de injustiça e a baixa autoestima. Quando estamos com dificuldade em algum setor da nossa vida, tendemos a nos comparar com o próximo, trazendo a percepção de desaprovação de si. A terapia te auxiliará no autoconhecimento e a regular suas emoções. Um abraço!
De uma forma generalista é um desafio responder, pois ser humano tem dores diferentes, histórias diferentes e razões diferentes. Mas como essa sensação não é saudável, é importante procurar ajuda de um Psicólogo para entender o que acontece e faze com que você consiga viver de uma maneira mais leve e saudável.
Você sente que as situações que descreveu representam ódio para você? O que é o ódio para você? Estas são perguntas importantes para que esse questionamento seja entendido. O atendimento em psicanálise poderia contribuir para que estas questões sejam trabalhadas.
Olá,
vamos pensar juntos, o que você pensa e ou sente por você mesmo, o que tem por trás? o que está acontecendo contigo?
Uma sugestão procure por um psicologo, estar em um processo de autoconhecimento te favorece a entender o porque isso acontece, lhe ajuda a compreender o que acontece a sua volta.

Se cuide,
O ódio de si mesmo, também conhecido como autodepreciação, pode ter várias origens e é um tema complexo na psicologia. Pode estar relacionado a experiências traumáticas, baixa autoestima, autocrítica excessiva, pressões sociais, crenças negativas internalizadas ou outros fatores emocionais, cognitivos e comportamentais.

É possível que o ódio de si mesmo possa afetar a falta de iniciativa em tomar decisões para o futuro. Quando uma pessoa se sente profundamente negativa em relação a si mesma, pode haver uma diminuição da autoconfiança e autoestima, levando a uma falta de motivação ou senso de esperança em relação ao futuro. A autodepreciação pode minar a capacidade de uma pessoa em acreditar em si mesma e em suas habilidades, o que pode impactar negativamente sua capacidade de fazer escolhas e tomar decisões para o futuro.

Além disso, o ódio de si mesmo também pode se manifestar em comportamentos autodestrutivos, como a quebra de fios de cabelo, unhas e outros comportamentos compulsivos. Esses comportamentos podem ser uma forma de expressar a angústia emocional interna, uma maneira de lidar com a ansiedade, o estresse ou a frustração. Esses comportamentos podem oferecer uma sensação temporária de alívio ou controle, mas geralmente não são saudáveis e podem ter consequências negativas para a saúde física e mental.

É importante destacar que o ódio de si mesmo não é uma emoção ou comportamento saudável. Se você está enfrentando sentimentos intensos de ódio de si mesmo ou comportamentos autodestrutivos, é importante buscar ajuda profissional. Um psicólogo ou terapeuta pode ajudar a identificar as origens desses sentimentos, trabalhar na construção de uma autoestima saudável, desenvolver estratégias de enfrentamento mais adaptativas e auxiliar na tomada de decisões para o futuro.
O ódio é uma emoção, surge como uma resposta a alguma coisa que a gente tá percebendo/pensando. Pode sim estar relacionado ao que você colocou na pergunta.
Oi! como vc está hoje?
A sensação de ódio de si mesmo pode surgir de várias formas e por diversos motivos., Mas vc trouxe alguns elementos importantes:por não conseguir tomar decisões e decidir! Pq está tão difícil para vc sair desse lugar em sua vida de passividade? O seu corpo está falando por si. A psicoterapia pode ser bem importante para vc se ouvir nesse momento, se entender e conseguir se responsabilizar, e quem sabe decidir.. Sou a Letícia e sou psicóloga, me coloco à disposição.