Como posso ajudar uma pessoa que sofre bullying? .

3 respostas
Como posso ajudar uma pessoa que sofre bullying? .
Dra. Maria das Graças Silva
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Comece acolhendo a pessoa, ou seja ouvindo com empatia. Se for responsável, tente identificar quais as situações ocorrem o bullying e quais os principais agentes. Se for escola, condomínio etc, ha medidas importantes a serem tomadas acionando os responsáveis por esses espaços. Se for no sei da família, eu sugiro que busquem terapia familiar, alem de um processo psicoterapeutico individual para a pessoa que sofre o bullying. Quem nunca deve ser deixado só e sem apoio, pois produz grande sofrimento psíquico e pode levar a deterioração da vida mental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Escuta Ativa e Empática: Ouça a pessoa sem interromper e sem julgamentos. Valide os sentimentos dela, dizendo frases como "Eu acredito em você", "Sinto muito que isso esteja acontecendo" e "A culpa não é sua". Nunca minimize a situação.
Não Culpabilize: É essencial que a vítima saiba que a responsabilidade pela agressão é do agressor. Não sugira que ela "devia ser mais forte" ou "fez algo para merecer".
Seja um Incentivo: Apoie e incentive a pessoa a contar o que está acontecendo a um adulto de confiança (pais, professores, psicólogos, chefes, dependendo do contexto). Se ela não quiser, respeite o tempo dela, mas reforce a importância de procurar ajuda.
Incentive a Busca por Ajuda Profissional: O bullying pode causar danos profundos à saúde mental (ansiedade, depressão, baixa autoestima). Incentive fortemente a vítima a procurar um psicólogo ou outro profissional de saúde mental.
Você pode ajudar uma pessoa que sofre bullying oferecendo escuta, acolhimento e apoio sem julgamentos. Mostre que ela não está sozinha e que o que aconteceu não é culpa dela. Incentive-a a falar sobre o que sente e, se possível, busque ajuda profissional, como um psicólogo escolar ou clínico. O suporte emocional e o envolvimento de adultos de confiança são fundamentais para que ela se sinta protegida, valorizada e possa reconstruir sua autoestima.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.