Como saber o limite entre a depressão e a tristeza ?

17 respostas
Como saber o limite entre a depressão e a tristeza ?
A depressão e a tristeza são experienciados diferentemente de pessoa para pessoa. Estar triste ou estar deprimido podem ser variações do mesmo contexto. O limite sempre será o ser humano que vivência tais sensações. Sendo o sintoma caracterizado como tristeza ou depressão, em ambos os casos ocorre a denúncia de um descontentamento. E são diversas as causas de um descontentamento. Em terapia buscaremos a fonte do conflito interno gerador desse desconforto psíquico.

A tristeza é absolutamente normal, todos nós ficamos tristes em algum momento da vida.
A depressão é mais complexa e não é passageira, afeta a vida de forma geral.
Mais tem cura, deve ter acompanhamento psicológico e farmacológico (ás vezes). Podendo ser revertida também só com a terapia.

A disposição
Dra. Sayonara Machado
caso sinta tristeza sem causa aparente ou se tiver uma causa, perdurar por muito tempo; se sentir desanimo, falta de motivação, pode tratar-se de depressão. Só um psiquiatra ou psicólogo poderá fazer um diagnóstico deferencial seguro.
As respostas anteriores definem bem a diferença entre tristeza e depressão.
As emoções humanas são embasadas em ideias.
O controle dos mais intensos sentimentos pode ser obtido através da mudança de nossas ideias.
A Terapia Cognitiva Comportamental irá trabalhar com o paciente o Conceito de Tríade Cognitiva:
Consiste em três padrões cognitivos maiores que induzem a pessoa a considerar a si mesma, seu futuro e suas expectativas de uma forma muito pessoal.
1 : si mesmo/ visão negativa que tem de si
2: experiência/ consiste na tendência da pessoa deprimida interpretar suas expectativas atuais de forma negativa
3: futuro/ consiste em uma visão negativa do futuro.
De forma bem simplificada e depressão é bem mais duradoura que a tristeza (que tende a ser passageira), afeta suas funções fisiológicas como sono e apetite e atrapalha muito as suas atividades diárias como estudo, lazer e trabalho.
Basta saber o quanto sua qualidade de vida está afetada . A depressão compromete mais áreas da vida do que a tristeza, que é pontual, situacional e a duração é menor.
Todos nós em algum momento da vida nos sentimos tristes mesmo assim seguimos nossa vida cumprimos nossos compromissos do dia a dia e vamos seguindo com esperança em dias melhores. A depressão ao evoluir vai comprometendo aos poucos o dia a dia, a vida torna-se um fardo. Pensamentos distorcidos ganham espaço, a mente deprimida foca nos aspectos negativos e uma completa Desesperança por dias melhores. O corpo sente um cansaço anormal. É necessário buscar ajudar para que ela não evolua.
Formalmente, há alguns critérios a se cumprirem nos manuais diagnósticos para que seja caracterizada uma depressão. Porém, uma vez atingida a qualidade de vida do sujeito, ele deve procurar ajuda, independentemente do cumprimento ou não desses critérios por sua tristeza/depressão.
Geralmente a tristeza está ligada a uma situação ocorrida em sua vida recentemente, tal como uma perda, frustração, etc. A tristeza passa após um tempo da situação ocorrida.
Já a depressão costuma aparecer sem motivo aparente. Ela causa desânimo, apatia, perda de interesse por coisas que antes a pessoa se interessava, falta de interesse pela higiene pessoal, etc.
Se está passando por algumas dessas situações busque atendimento com um profissional e faça uma avaliação.
A Depressão em geral pode ser caracterizada pelo tempo em que se apresenta. Mais de duas semanas, um misto de falta de vontade de agir com uma espécie de angústia e desinteresse das coisas que antes te faziam bem ou geravam prazer.
É muito comum confundir a Depressão com o sentimento de tristeza, mas é muito importante prestar bastante atenção aos indícios, pois se não der a devida atenção, pode ter consequências devastadoras.

Procure um Psicólogo e procure falar sobre o assunto, tenho certeza de quem irá se sentir muito melhor!
A tristeza é um sentimento que pode acontecer a qualquer pessoa e em qualquer momento da vida. Além disso, a tristeza sempre vai ter um motivo.
Já a depressão trata-se de uma doença, que causa intenso sofrimento para a pessoa. A depressão não precisa ter um motivo e o principal sintoma é a queda de energia.
É importante ressaltar que um dos principais sintomas da depressão é a tristeza, mas uma pessoa depressiva vai ter diversas alterações capazes de afetar o funcionamento nas mais diversas áreas de sua vida.
Se você estiver passando por alguma dessas situações procure ajuda de um psicólogo e faça uma avaliação.
Momentos de tristeza são comuns e ate saudáveis em certa medida pois são momentos muitas vezes, que fazem a pessoa refletir e até gerar alguma mudança. Em contrapartida, a depressão é um transtornando humor, no qual a pessoa acometida por este adoecimento, apresenta como consequência dos sintomas, prejuízos no seu dia a dia e nas relações.
Sendo assim, em casa de depressão ou tristeza profunda por varias dias, é indicado ajuda profissional.
Estou a disposição.
Tristeza é um sentimento eventual, depende de causas externas. É resposta imediata a eventos como perda, decepção, dor física, ou qualquer experiência cotidiana e pode ser superado com auxilio psicológico. Nem sempre se transforma em depressão.
A depressão é uma doença que não depende só de causas externas para instalar um quadro de sintomas. Ela é endógena, quando há angustia existencial e deficiência biopsíquica, ou transitória quando é gerada por um conjunto de situações, muitas vezes traumáticas.
É preciso estudo criterioso para o diagnóstico e acompanhamento médico. O tratamento tem que ser medicamentoso psicológico.
A tristeza é passageira, circunstancial e tem pouca duração, com sobrevivência de poucos dias ou semanas, dependendo da intensidade do fator desencadeante e da sensibilidade do indivíduo. Na depressão a tristeza será associada a um conjunto de sinais e sintomas típicos da doença, dependendo de sua variedade. (Leve, moderada ou grave).
Melhoras.
A tristeza normalmente vem acompanhada de episódio isolado e mesmo estando triste, você tem o controle da situação, faz suas atividades rotineiras, se alimenta, levanta da cama como habitualmente faria, já na depressão isso é incontrolável, não se sabe da onde vem tanta tristeza, e difícil fazer com que vá embora, ela domina todo o corpo, impedindo desde levantar da cama até fazer atividades simples que realizava no dia a dia, sente um cansaço excessivo, apatia e geralmente a pessoa perde o interesse pela vida.
Se algum desses sintomas lhe é familiar, busque ajuda com um psicologo.
Espero ter ajudado!
Muitas pessoas confundem tristeza com depressão.
A Tristeza é um sentimento básico do ser humano, que vem como uma reação comum diante de algum problema da vida, é passageira, considerada saudável e importante.
Já a depressão é quando essa tristeza se torna profunda e não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que responda ao tratamento positivamente. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda!
Olá, obrigada por esta pergunta pertinente. De fato, muitas pessoas confundem as vivências de tristeza profunda e de depressão. Para ajudar na diferenciação dos transtornos depressivos e de alterações comuns no humor, como a tristeza, é necessário que haja um sofrimento significativo ou um comprometimento em áreas importantes da vida da pessoa. Então, a gravidade e o processo de diagnóstico são determinados pelo grau de sofrimento e incapacitação (física, mental, emocional, social e profissional) e também na duração dos sintomas. Espero ter ajudado, um abraço!