Como saber se sou hipocondríaca?

6 respostas
Como saber se sou hipocondríaca?
Geralmente a Hipocondríase caracteriza-se por uma preocupação exagerada e persistente de contrair doença grave, dando muita atenção à sintomas comuns e passageiros, mas que são interpretados como algo grave.
Se você se preocupa bastante com sintomas acreditando ser algo grave, mesmo depois que já realizou exames e conversou com seu médico e
essa preocupação gera uma angústia quanto a solicitação de novos exames comuns de rotina.
Se você pensa sempre que pode estar acontecendo o pior e carrega com você medicamentos sem prescrição para isso ou mesmo se diagnostica sentindo necessidade de estar visitando médicos a todo momento. Pode ser que esteja desenvolvendo um quadro hipocondríaco, busque ajuda com um Psicólogo para avaliar melhor e voltar a ter mais tranquilidade quanto sua saúde

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, Primeiramente para que possamos saber se você está de fato iniciando um quadro hipocondríaco, fazemos uma sessão de terapia. Nessa sessão, eu busco fazer algumas perguntas direcionadas ao tema mas, preciso entender um pouco melhor da sua história. Entender se existe algo que possa estar gerando isso em você ...
Não é algo que podemos descobrir em uma única sessão.
Tudo que é em exagero, não é comum e natural. Se você se preocupa demais com a sua saúde, seu bem estar e procura estar sempre com medicamentos para controlar qualquer tipo de sensação que tenha, é algo sim a ser observado e não necessariamente isso faz de você hipocondriáca. O importante é que possamos entender, qual é motivo, a razão que te faz ser assim e trabalhar isso de forma que aos poucos, você vá compreendendo melhor as situações e adquirindo mais controle sob sua vida. A questão aqui não é trabalhar se você é ou não hipocondríaca e sim o que gera isso em você!
Como você sente essa possível hipocrondria? Medo de não ter controle sobre sua saúde? Pode haver muita angústia mascarada por uma tentativa de controlar a vida, a saúde...Não se prenda a um diagnóstico, existe mais coisa a ser investigada aí.
O transtorno hipocondríaco caracteriza-se pela preocupação persistente com a possibilidade de ter um ou mais problemas de saúde sérios. Algumas sensações leves são interpretadas como anormais e angustiantes. Juntamente com o transtorno pode ocorrer ansiedade ou depressão.
Quem tem o transtorno acaba não aceitando o não aparecimento de alguma doença nos exames médicos e refaz os exames algumas vezes, sempre na expectativa de que algo seja encontrado.
Um psicólogo poderá avaliar bem se se trata de um quadro hipocondríaco. Poderá avaliar também se precisa do auxílio de um psiquiatra receitando medicação. Converse com um psicoterapeuta, explique tudo que sente, como, quando e siga a orientação dele! Procure ajuda, sem dúvida é muito sofrimento viver com esse medo, essas suspeitas.
Antes de procurar se saber hipocondríaca, talvez seja mais eficiente e porque não dizer saudável, verificar o porquê de estar se vendo possivelmente dessa forma. Que aspectos da sua vida estão lhe indicando uma suposta hipocondria? É sabido que todos os sintomas são formas do nosso organismo indicar que há algo que não está funcionando bem. Talvez os sintomas que identifique, fazendo essa busca, lhe digam mais sobre o que está se passando com você do que um mero 'rótulo' diagnóstico. E nesse sentido, um apoio psicológico pode ser bem vindo, até para ajudar a buscar essas respostas interiores. Desejo sucesso! Sempre às ordens!

Especialistas

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Psiquiatra

Ipatinga

Mônica Arraes Moreira

Mônica Arraes Moreira

Psicólogo

Rio de Janeiro

Odegine Graça

Odegine Graça

Psicólogo

Colombo

Fernanda Rangel da Silva

Fernanda Rangel da Silva

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Hipocondríase
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.