Como saber se sou hipocondríaca?

6 respostas
Como saber se sou hipocondríaca?
Geralmente a Hipocondríase caracteriza-se por uma preocupação exagerada e persistente de contrair doença grave, dando muita atenção à sintomas comuns e passageiros, mas que são interpretados como algo grave.
Se você se preocupa bastante com sintomas acreditando ser algo grave, mesmo depois que já realizou exames e conversou com seu médico e
essa preocupação gera uma angústia quanto a solicitação de novos exames comuns de rotina.
Se você pensa sempre que pode estar acontecendo o pior e carrega com você medicamentos sem prescrição para isso ou mesmo se diagnostica sentindo necessidade de estar visitando médicos a todo momento. Pode ser que esteja desenvolvendo um quadro hipocondríaco, busque ajuda com um Psicólogo para avaliar melhor e voltar a ter mais tranquilidade quanto sua saúde

Olá, Primeiramente para que possamos saber se você está de fato iniciando um quadro hipocondríaco, fazemos uma sessão de terapia. Nessa sessão, eu busco fazer algumas perguntas direcionadas ao tema mas, preciso entender um pouco melhor da sua história. Entender se existe algo que possa estar gerando isso em você ...
Não é algo que podemos descobrir em uma única sessão.
Tudo que é em exagero, não é comum e natural. Se você se preocupa demais com a sua saúde, seu bem estar e procura estar sempre com medicamentos para controlar qualquer tipo de sensação que tenha, é algo sim a ser observado e não necessariamente isso faz de você hipocondriáca. O importante é que possamos entender, qual é motivo, a razão que te faz ser assim e trabalhar isso de forma que aos poucos, você vá compreendendo melhor as situações e adquirindo mais controle sob sua vida. A questão aqui não é trabalhar se você é ou não hipocondríaca e sim o que gera isso em você!
Como você sente essa possível hipocrondria? Medo de não ter controle sobre sua saúde? Pode haver muita angústia mascarada por uma tentativa de controlar a vida, a saúde...Não se prenda a um diagnóstico, existe mais coisa a ser investigada aí.
O transtorno hipocondríaco caracteriza-se pela preocupação persistente com a possibilidade de ter um ou mais problemas de saúde sérios. Algumas sensações leves são interpretadas como anormais e angustiantes. Juntamente com o transtorno pode ocorrer ansiedade ou depressão.
Quem tem o transtorno acaba não aceitando o não aparecimento de alguma doença nos exames médicos e refaz os exames algumas vezes, sempre na expectativa de que algo seja encontrado.
Um psicólogo poderá avaliar bem se se trata de um quadro hipocondríaco. Poderá avaliar também se precisa do auxílio de um psiquiatra receitando medicação. Converse com um psicoterapeuta, explique tudo que sente, como, quando e siga a orientação dele! Procure ajuda, sem dúvida é muito sofrimento viver com esse medo, essas suspeitas.
Antes de procurar se saber hipocondríaca, talvez seja mais eficiente e porque não dizer saudável, verificar o porquê de estar se vendo possivelmente dessa forma. Que aspectos da sua vida estão lhe indicando uma suposta hipocondria? É sabido que todos os sintomas são formas do nosso organismo indicar que há algo que não está funcionando bem. Talvez os sintomas que identifique, fazendo essa busca, lhe digam mais sobre o que está se passando com você do que um mero 'rótulo' diagnóstico. E nesse sentido, um apoio psicológico pode ser bem vindo, até para ajudar a buscar essas respostas interiores. Desejo sucesso! Sempre às ordens!