Como Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e dissimulação se relacionam?

3 respostas
Como Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e dissimulação se relacionam?
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Que bom que você trouxe essa pergunta, porque ela ajuda a organizar uma confusão que aparece com bastante frequência na prática.

O Transtorno de Personalidade Borderline e a dissimulação podem parecer relacionados à primeira vista, mas nem sempre estão ligados da forma como se imagina. No TPB, muitas mudanças na forma de se expressar, nas emoções ou na percepção do outro acontecem de maneira rápida e intensa, o que pode dar a impressão de que a pessoa está escondendo algo ou sendo inconsistente de propósito. Porém, na maioria dos casos, essas mudanças refletem estados emocionais diferentes, e não uma intenção consciente de enganar.

O que às vezes é interpretado como dissimulação pode ser, na verdade, uma tentativa de proteção emocional. Por exemplo, a pessoa pode esconder o que sente para evitar rejeição, ajustar o comportamento para manter um vínculo ou até oscilar entre expressar e conter emoções dependendo do quanto se sente segura naquele momento. Esses movimentos não costumam ser planejados, mas sim respostas a um sistema emocional muito sensível ao contexto.

Existe também um ponto importante ligado à instabilidade interna. Como as emoções podem mudar rapidamente, a forma como a pessoa percebe a si mesma e aos outros também muda. Isso pode gerar comportamentos que parecem contraditórios, mas que fazem sentido dentro de cada estado emocional vivido. Para quem observa de fora, essa variação pode ser confundida com falsidade ou dissimulação.

Isso não significa que todos os comportamentos devam ser aceitos sem reflexão. A psicoterapia trabalha justamente para aumentar a consciência, integrar essas experiências e desenvolver formas mais consistentes de se expressar. Mas o ponto central é diferenciar intenção de enganar de tentativa de lidar com emoções intensas.

Fico pensando como isso ressoa para você. Quando você observa essas mudanças, elas parecem mais estratégicas ou mais emocionais? E quando você mesmo muda de forma de sentir ou se expressar, isso parece algo planejado ou algo que simplesmente acontece? Depois que a emoção passa, você reconhece continuidade em quem você é ou sente uma quebra nessa percepção?

Essas perguntas ajudam a olhar para essa relação com mais precisão. Caso precise, estou à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi, é um prazer te ter por aqui.


O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e a dissimulação estão interligados, mas não são sinônimos. A dissimulação no TPB pode ser vista como uma tentativa de adaptação emocional, onde a pessoa ajusta sua apresentação ou comportamento para lidar com emoções intensas e evitar rejeições. Essa adaptação pode resultar em uma aparência de incoerência ou "falsidade" para observadores externos, mas internamente, cada experiência é vivida como verdadeira.


Atenciosamente,
Psicólogo Fernando Segundo
@psifernandosegundo
Fernadosegundo.com
Atendimento em psicoterapia e neuropsicologia On-line e em Vitória-ES
Abraços
No Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), o que muitas vezes é percebido como “dissimulação” nem sempre é intencional.
Em muitos casos, trata-se de uma tentativa de lidar com emoções muito intensas, medo de rejeição ou necessidade de manter o vínculo. A pessoa pode mudar a forma de se expressar, omitir ou até adaptar comportamentos como uma estratégia ainda que pouco funcional para evitar conflitos ou abandono. Ou seja, não costuma ser manipulação fria ou calculada, mas sim uma forma de auto proteção emocional. Com o acompanhamento adequado, é possível desenvolver formas mais saudáveis e autênticas de se relacionar.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3678 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.