Cuido de irma Esquizofrenica, posso ficar doente tambem?

9 respostas
Cuido de irma Esquizofrenica, posso ficar doente tambem?
O cuidado de uma pessoa com transtono mental pode exigir muito trabalho. Sua irmã ja esta em tratamento? acredito ser importante não só um tratamento medicamentoso mas tambem uma análítico e ou associado ao acompanhamento terapeutico possibilitando avanços no tratamento na direção de uma autonomia possivel, favorecendo a saúde dos familiares.

Toda relação de ajuda implica em trocas afetivas - conscientizadas ou inconscientes, Muitas pessoas não sofrerão danos psicológicos significativos, mesmo que se aborreça várias vezes ou se canse. É importante o equilíbrio entre atividade e descanso; e encontrar outros possíveis colaboradores. Se este cuidado for por muito tempo, meses ou anos, o cuidador deve se organizar de modo a não sucumbir ao peso da responsabilidade. A principal ajuda para se manter saudável pode vir do suporte de amigos ou de uma comunidade solidária.O senos de autocuidado é importante. Reserve tempo e em algum momento busque ajuda de um profissional, ainda que seja para uma unica consulta para avaliação de sua situação. Saúde e paz!
Temos que lembrar que os cuidadores de pacientes com doenças crônicas (não só a esquizofrenia, na psiquiatria, mas de outras especialidades também, como na cardiologia, na reumatologia, na geriatria, etc) são sujeitos à um alto nível de estresse e responsabilidade, e isto pode acabar ocasionando problemas, que podem se manifestar na parte psicológica ou na parte clínica (chamadas somatizações). Devemos dar uma atenção especial à estes cuidadores, para evitar que estes problemas aconteçam, devemos prevenir para não precisar tratar posteriormente. Em relação à sua pergunta, da esquizofrenia, como disse corretamente Dr. Reinaldo, não é contagiosa, mas existe uma carga genética, porém não é grande (a não ser para irmãos gêmeos) e existem outros fatores que podem desencadear a doença e não somente este. E é uma doença que costuma se manifestar no final da adolescência ou início da vida adulta. Te aconselho à procurar uma ajuda de um(a) psicólogo(a) para poder trabalhar estas questões. Abs!
É importante você superar o seu medo da sua irmã. Entendo a sua pergunta como expressão de medo oriundo da convivência com uma pessoa diferente.

Não dramatise. Quanto mais você a considera diferente e talvez até ameaçadora, tanto mais ela vai se defender de você da maneira dela, ou seja com comportamentos que foram diagnosticados de esquizofrênicos.

Procure informar-se a respeito desse diagnóstico. Você vai perceber que não é grande coisa.

Procure mudar de ponto de vista e entender a sua irmã. Ela deve se sentir perseguida desde a infância.

Para finalmente responder a sua pergunta: Não, você não vai ficar esquizofrênic@ por conviver com ela, de jeito nenhum. Se você está sentindo que está vendo o mundo um pouco mais igual a ela, pode ser um bom sinal. Te enriquece apreender a maneira dela, mas nunca vai tirar a sua liberdade de um julgamento próprio, a não ser que você passou por experiências semelhantes na infância e está com uma carga semelhante à dela.
Não pelo fato de cuidar, no entanto, dependendo do "grau" de desestruturação da personalidade se torna uma atividade que poderá ser estressante.
Cuidar de pessoas que exigem um grande tempo de atenção Psicológica pode desencadear estresse, e em alguns casos, depressão, por isso é importante que se tenha divisão de tempo para cuidados de forma que não sobrecarregue ninguém.
Além disso, acompanhamento Psicoterapêutico se torna de suma importância, mesmo porque o cuidado ao outro nos toma o tempo de cuidarmos de nós mesmos em nossas questões psíquicas comuns ou complexas.
Em relação a Esquizofrenia, ela não é contagiosa, porém pode ter um fator genético, se você conhece alguém que cuidava de um Esquizofrênico e também desencadeou a doença, a causa não foi a proximidade e sim fatores que jaziam adormecidos aguardando o momento de se manifestar e nada mudaria isso!

Abraço
É importante saber a que tipo de adoecimento você se refere. Como já disseram outros profissionais acima, a esquizofrenia não é contagiosa, você não vai desenvolvê-la pelo simples fato de estar cuidando de uma paciente esquizofrênica. Porém, cuidar de uma pessoa doente exige muito investimento do cuidador, e os pacientes esquizofrênicos são por vezes difíceis de se conviver. Portanto, quem cuida de pacientes esquizofrênicos pode sentir fadiga, ou mesmo desenvolver estresse, depressão, ou outras dificuldades. Se você é a única responsável por cuidar da sua irmã, tente delegar essa responsabilidade também a outras pessoas, tente dividir, talvez com outros familiares ou mesmo um cuidador profissional para ajudá-la. Você precisa, além de cuidar da sua irmã, sobretudo ter tempo para cuidar de si mesma. Tente reservar um tempo para atividades que você gosta, procure um psicólogo para conversar sobre suas dificuldades. Um acompanhamento terapêutico também poderia ser benéfico para sua irmã.
O cuidador também precisa de atenção. O que geralmente ocorre é que o cuidador acaba dedicando boa parte do seu tempo para a pessoa que precisa dos cuidados e, com isso, deixa de fazer atividades que são importantes para a manutenção de sua saúde física e mental, como atividade física, momentos de lazer e de interação com outras pessoas. Por isso, sugiro que você preste atenção em como seu tempo está sendo usado. Se você perceber que está tendo dificuldades para conciliar tudo isso e que isto está te afetando de alguma forma, sugiro que procure um psicólogo.
Sim, pode. Não devido a ser irmã(o) de uma esquizofrênica, mas devido ao estresse contínuo de cuidar de uma pessoa doente. Em virtude disso, é importante conseguir apoio nessa tarefa, como outras pessoas que possam lhe ajudar, e não descuidar da sua saúde física e mental. Psicoterapia pode ser muito útil nesses casos. Cuide-se.